Eleições 2022

Ação incentiva jovens a tirar título de eleitor em colégio estadual de Feira de Santana

O prazo para tirar o primeiro título de eleitor, regularizar a situação do documento ou solicitar transferência do local de votação termina em 4 de maio.

06/04/2022 às 06h25, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Estudantes do Colégio Estadual Carmem Andrade Lima, em Feira de Santana, estão fazendo uma campanha para impulsionar os jovens a tirar o título de eleitor.

O idealizador da ação, Ruan Pedroso, que é diretor da União Estadual dos Estudantes Secundaristas e também desenvolve um trabalho voluntário no colégio de liderança do Movimento Estudantil, informou que oito estudantes estão envolvidos na divulgação e realização do processo.

“Temos cerca de 660 alunos aptos a tirar o título de eleitor. Nós montamos postos no Colégio Carmem Andrade com notebook, impressora, para que os alunos venham fazer o requerimento do título com algum dos voluntários. Muito se diz que os jovens são o futuro do Brasil, mas pra que nós de fato sejamos o futuro, precisamos estar envolvidos com a democracia e o processo eleitoral”, afirmou Ruan Pedroso, em entrevista ao Acorda Cidade.

Ele ressaltou ainda sobre a importância de conscientizar a juventude sobre a sua participação nesse processo.

“Estamos ajudando a definir o futuro da nossa nação. Então aqui no Carmem Andrade, os jovens que têm dúvidas sobre esse processo podem nos procurar tanto no turno matutino quanto vespertino. Essa ação é realizada somente neste colégio, mas existem orientações no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e do TRE-BA (Tribunal Regional Eleitoral), sobre como os jovens podem estar realizando a solicitação do primeiro título ou regularização", declarou o jovem ao Acorda Cidade.

Foto: Arquivo Pessoal

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou ontem (5) que 445,5 mil jovens entre 15 e 18 anos tiraram o primeiro título de eleitor no mês de março. Segundo o TSE, a emissão de novos títulos teve crescimento de 27,6% em relação ao mês de fevereiro deste ano, quando 349 mil eleitores emitiram o documento.

De acordo com o levantamento, a procura pelo primeiro título foi maior entre os jovens com 17 anos. Nessa faixa etária, 158,9 mil documentos foram concedidos em março.

O prazo para tirar o primeiro título de eleitor, regularizar a situação do documento ou solicitar transferência do local de votação termina em 4 de maio. Após a data, o cadastro eleitoral será fechado e nenhuma alteração poderá ser feita nos registros.

Para verificar se há pendências, o eleitor deve entrar no site do TSE e checar se há algum débito em seu nome pela aplicação de multa por não ter votado em eleições anteriores, caso mais comum de irregularidade.

O primeiro turno será realizado no dia 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Eventual segundo turno para a disputa presidencial e aos governos estaduais será em 30 de outubro.

Acorda Cidade com informações da Agência Brasil 

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade