Feira de Santana

Acampamento em frente à garagem da Rosa chega ao terceiro dia; transporte continua suspenso

O protesto ocorre após retirada de quatro linhas de ônibus.

29/10/2021 às 07h07, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

O transporte coletivo urbano em Feira de Santana ainda não está normalizado. A garagem da empresa de ônibus Rosa está bloqueada há três dias por moradores da zona rural, que montaram um acampamento em frente ao local como forma de protesto contra a retirada de quatro linhas de ônibus. Apenas os ônibus da empresa São João estão circulando, porém o Terminal Central está fechado e a integração está ocorrendo na Praça Dom Pedro II, mais conhecida como Praça do Nordestino. (Saiba mais aqui).

Mesmo com a notificação feita por oficiais de justiça sobre a liminar que determina o imediato desbloqueio da saída dos ônibus, os manifestantes informaram que se manterão no local. Para o morador da Candeia Grossa, no distrito da Matinha, Valter Almeida, o comparecimento dos oficiais de justiça com o apoio de policiais militares só fortaleceu o movimento. Ele disse ao Acorda Cidade que depois disso, outros moradores aderiram ao movimento. 

“Toda vez que o povo é oprimido reforça a luta, e quem não estava vindo começou a vir ou a mandar alimento, a colaborar. Nem a chuva impediu o povo de participar ao relento. Aumentou ontem o número de pessoas com toda aquela situação que teve aqui das pessoas tentando tirar o povo no grito, aquilo motivou para que o povo viesse mais. Todo mundo sentiu orgulho da resistência do povo da zona rural. A gente também tem esse direito de ir e vir e queremos o retorno das linhas”, disse.

Fotos: Paulo José/Acorda Cidade

As linhas 50 (São José/Praça do Tropeiro via Carro Quebrado), 52 (Candeia Grossa/Praça do Tropeiro), 123 (São José/Faz.Morro/Terminal Norte) e 124 (Santa Quitéria/Adelba/Terminal Norte), que tiveram os serviços suspensos pela Rosa, estão sendo atendidas, emergencialmente, pelas vans do Serviço de Transporte Alternativo Complementar (Stpac), mas os veículos não aceitam o cartão ViaFeira e não atendem a demanda de gratuidade. 

Leia também:

Oficiais de justiça e PM negociam com manifestantes desbloqueio de garagem da empresa Rosa

Com Terminal Central fechado, integração de ônibus ocorre na Praça do Nordestino

Prefeito afirma que não há possibilidade de subsidiar o transporte público

'O sistema de transporte vem se deteriorando e não é surpresa para ningúém', declara representante da empresa São João

Mais um dia sem ônibus: moradores da zona rural continuam acampados em frente à garagem da Rosa

EXCLUSIVO: Empresa Rosa pede rescisão contratual na Justiça

Justiça determina desbloqueio imediato da garagem da empresa Rosa

Ônibus da empresa Rosa continuam sem circular em Feira de Santana

Trabalhadores rurais fecham garagem de ônibus e Feira de Santana amanhece parcialmente sem transporte público mais uma vez

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade