Internet
A polêmica do compartilhamento automático no Facebook
Esse círculo vicioso passou a existir no Facebook graças à ideia de compartilhamento sem fricção de Mark Zuckerberg, implementada a partir da plataforma Open Graph.
25/04/2012 às 06h44, Por Andrea Trindade
Acorda Cidade
Se você é usuário do Facebook, já deve ter se deparado com alguma publicação do tipo "Pedro leu: 'Panicat raspa o cabelo ao vivo no Pânico'". Caso se interesse pelo post e clique nele para ler o conteúdo, vai encontrar um aplicativo que pede uma série de autorizações – uma, inclusive, para postagens em seu nome. Só depois de aceitar, poderá acessar a notícia e, então, seus amigos ficarão sabendo – exatamente como aconteceu com Pedro.
Esse círculo vicioso passou a existir no Facebook graças à ideia de "compartilhamento sem fricção" de Mark Zuckerberg, implementada a partir da plataforma Open Graph. Isso foi anunciado junto com a Linha do Tempo, em setembro de 2011. Na época, a equipe da rede social fechou uma série de parcerias com empresas como Spotify, Rdio, Netflix etc. e agora elas começaram as publicações involuntárias. Basta autorizar uma única vez.
O recurso tem chamado atenção porque usuários se deparam com informações que não gostariam de ver publicadas automaticamente, por mais que tenham autorizado as atividades do aplicativo. "Parece mais com um spam", comenta Wagner Martins, sócio-diretor da Espalhe, agência especializada em marketing de guerrilha e com forte atuação no meio digital.
"Em alguns pontos chega a ser grave, porque eu não sei até que ponto o usuário presta atenção a que tipo de autorização que ele está dando. Essas autorizações foram melhoradas, mas a maioria não se preocupa, autoriza qualquer coisa sem medo nenhum – e você está entregando seus dados sem perguntar nada", continua.
Sócio e cofundador da rede social de reviews de filmes moovee.me, o publicitário Daniel Sollero publicou, nesta segunda-feira, 23, um texto-desabafo sobre o assunto no Brainstorm #9, em que critica o modelo por não considerá-lo natural.
"O compartilhamento de conhecimento e conexões é uma maneira de fazer com que você seja reconhecido, que a sua relevância para esse público seja notada", diz. "Ao vulgarizar o ato de compartilhar, esses apps simplesmente tiram do leitor a opção de usar esse conhecimento como uma maneira de se destacar e isso desequilibra toda a cadeia das redes sociais."
Para o executivo da Espalhe, só mesmo o amadurecimento do internauta pode fazer com que ele entenda o que deve ou não fazer no ambiente virtual. Mas esse tipo de preocupação geralmente vem de uma experiência negativa. "Aí, sim, ele vai tentar entender o problema."
Há dois lados a se analisar, o da marca que usa esses recursos e o dos usuários que os aceitam. Para estes últimos o caminho é fácil: não clique, se não quiser se ver associado à publicação que virá a seguir; se for mesmo de seu interesse, sempre leia atentamente que tipo de permissões o aplicativo carrega, para não ter surpresas depois.
Já as marcas, na visão de Martins, deveriam se preocupar mais com produção de conteúdo relevante, que seria compartilhado espontaneamente e se espalharia sozinho. "Se você aparece muito, acaba virando paisagem. As pessoas já aprenderam a bloquear, então você vai para um caminho sem volta. É melhor dar atualizações mais significativas." (AdNews)
Mais Notícias

PodCast
Geógrafo explica sobre mudanças climáticas e os impactos do El niño com aumento do calor e da estiagem
Especialista também destacou alguns problemas ambientais que existem em Feira de Santana como a pouca arborização e a destruição das...
20/11/2023 às 06h37

Bahia
Saiba o que o IBGE revelou sobre o acesso a internet na Bahia
Conversar por chamadas de voz ou vídeo manteve-se como a finalidade mais informada (por 95,6% das pessoas que usaram a...
14/11/2023 às 08h01

Eclipse Solar
Parque do Saber vai exibir Eclipse Solar desde sábado (14)
No norte e em parte da região nordeste, será possível ver o fenômeno completo. Em Feira, o ‘anel de fogo’,...
14/10/2023 às 06h37

Astronomia
Eclipse solar: veja como observar o fenômeno com experimentos simples, neste sábado (14)
Testemunharemos no Brasil um eclipse solar anular, caracterizado por um anel luminoso em torno do disco escuro da lua.
13/10/2023 às 20h45

Ciência e Tecnologia
Uneb organiza maior evento de robótica da América Latina
Será realizada entre os dias 7 e 12 de outubro, no Centro de Convenções, localizado na orla do bairro da...
03/10/2023 às 16h31

Comunicação e Tecnologia
“Quero mostrar para o brasileiro que a tecnologia não é um bicho de sete cabeças”, diz Cristiane Pelajo
A jornalista palestrou na primeira edição do projeto ‘Caminhos Inovadores’, ontem (28), em Feira de Santana.
29/09/2023 às 17h25