A nau dos feirenses

A adesão de Fernando de Fabinho ao governo Wagner foi mais uma festa feirense do que partidária.

09/03/2010 às 10h57, Por Dilton e Feito

Compartilhe essa notícia

Foto: Agecom

A reunião ontem com o governador Jaques Wagner, que marcou a adesão do deputado federal Fernando de Fabinho ao governo, foi muito mais uma festa feirense do que partidária.  Lá estavam o deputado Jairo Carneiro mais a deputada Eliana Boaventura, ambos de Feira. Sequer o presidente do PP (novo partido do grupo) na Bahia, o deputado federal Mário Negromeonte, estava presente (disse que estava viajando e só soube da reunião ontem pela manhã).

Bem olhado, o time é uma nau de náufragos atrás de uma tábua de salvação. Jairo Carneiro não se elegeu em 2006, assumiu agora, depois que João Leão foi para a Secretaria de Infraestrutura. Eliana também era suplente e assumiu depois que Tarcízio Pimenta elegeu-se prefeito de Feira. Leão reassumirá o mandato em abril e Jairo espera de Fabinho ganhe um cargo para continuar deputado.

Eliana vislumbra algum naco do que restar da liderança de Fabinho. E este, o único que se elegeu em 2006, desencantou-se depois de ter sido preterido na escolha do candidato do DEM para suceder José Ronaldo em Feira, desistiu de disputar a reeleição e busca uma sobrevida.

Líderes do PP dizem que Fabinho entrará no partido, mas ‘como soldado’. Se assim o é, Jairo e Fabinho podem dar com os burros n’água: um quer ser deputado e ficará suplente. E outro porque mudou a troco de nada, a não ser que ele tenha se tornando a primeira Irmã Dulce da política.( Levi Vasconcelos – Tempo Presente/A tarde). 

Sem secretaria

Foto: Divulgação

 Não passa de boato a possibilidade de o mais novo integrante do PP, deputado Fernando de Fabinho (ex-DEM) assumir uma das secretarias da cota pepista (Infraestrutura e Agricultura) no Governo do Estado. Segundo informações de fontes do PT ao Bahia Notícias, o parlamentar, que há pouco integrava a base Democrata, não teria o ingresso garantido no primeiro escalão da máquina estadual. Mesmo que os postos sejam do comando do Partido Progressista, a indicação passará pelos olhares do governador Jaques Wagner, que se depender da assessoria dos seus militantes descartará a nomeação. A notícia foi endossada pelo próprio presidente regional do PP, deputado Mário Negromonte, que assegurou que “é o governador que decide. Ele (Wagner) é o dono da caneta”. O parlamentar explicou que o nome a assumir aos cargos será um integrante da sigla, porém terá que ser aprovado por JW. “Ao que me consta, até o próprio Fernando de Fabinho não fez nenhuma exigência para ingressar no grupo”, finalizou. (Gusmão Neto/BN).

Até agora nada

A chuva continua causando transtornos para os moradores de Feira de Santana. A ouvinte Jôsy, da Santana Mônica 2, representando também os moradores do Parque Lagoa do Subaé, enviou uma mensagem pela Canta Passarinho  reclamando da situação em que se encontram os dois bairros. Segunda ela, a lama e o matos estão tomando conta.  Ela lembrou que o prefeito Tracízio Pimenta havia prometido finalizar o calçamento das ruas até o final de 2009. “Mas até agora nada”, lamentou.
Moradores do Sítio Matias e do Ponto Central também estão tendo problemas por causa da chuva.
 
Os recados do prefeito

A quem interessar possa 2

  • Sobre a indicação do secretário de Saúde, oprefeito disse que setores fortalecidos da cidade tentaram impor regras. Ele não atendeu.
  • Quem estiver fora do ritmo do Governo vai ser exonerado.

Micareta na TVE

Foto: Ney Silva/AC

O prefeito Tarcízio Pimenta almoçou ontem, com o diretor do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), Pola Ribeiro, o coordenador da TV Educativa, João Esteves, e o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Euclides Artur Andrade, além do deputado José Neto, para discutir os detalhes da transmissão da micareta 2010. O coordenador da TVE disse que a equipe da emissora vai chegar uma semana antes da Micareta para começar produzir matérias e enviá-las para os telejornais da TVE.  Ele disse ainda que os grupos afros da cidade terão uma cobertura especial. No próximo dia 16 a Micareta será lançada no shopping Boulevard.

Manifestação

Foto: Ney Silva/AC

Dezenas de professores de escolas municipais de vários cidades da microrregião de Feira de Santana fizeram um protesto na manhã desta terça-feira (09), em frente à Prefeitura Municipal, usando cartazes e faixas, protestando o descaso com a educação. Professores de cada  município apresentaram reivindicações específicas, como reformas de escolas, reajustes e definição de piso salarial, entre outros. Os manifestantes bloquearam o trânsito no local. Amanhã os professores participarão de uma assembleia em Santo Estevão, para definir os rumos da paralisação. 

Caminhada Pela Paz

Foto: Secom

Para celebrar o Dia Municipal da Paz, que acontece todos os anos no último domingo de março – em 2010 no dia 28 -, a Prefeitura de Feira de Santana está apoiando o Movimento Internacional Pela Paz e Não Violência (MovPz), a fim de realizar a XVIII Caminhada pela Paz de Feira de Santana. Diversas secretarias municipais entram em parceria com a organização do evento, assim como de outras ações que o antecedem. Uma das principais ações promovidas pelo MovPaz é a Semana da Cultura de Paz nas Escolas, em que professores são capacitados para desenvolverem durante uma semana aulas temáticas sobre paz ambiental, paz social e paz interior. (Secom)

 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade