Feira de Santana

'A demanda é muito grande para pouca equipe', afirma diretor de Áreas Verdes sobre manutenção de podas e roçagens

O município conta com apenas 36 funcionários.

16/02/2022 às 06h33, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

Se tornou frequente o número de reclamações de leitores do portal Acorda Cidade e ouvintes que acompanham o Programa pela Rádio Sociedade News 102.1 FM, sobre a falta de roçagem e podas de árvores no município de Feira de Santana.

O que poderia ser apenas uma questão de limpeza e manutenção, está sendo motivo para riscos de acidente na Avenida José Falcão. Com o mato alto no canteiro central da avenida, a visibilidade do tráfego de veículos está sendo prejudicada, próximo ao retorno que fica em frente a uma rede de supermercados.


Em entrevista ao Acorda Cidade, o diretor do Departamento de Áreas Verdes (DAV) da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) de Feira de Santana, João Falcão, explicou que cada árvore possui uma maneira para ser podada e segue alguns tipos de critérios.

"As podas de árvores possuem uma maneira para serem realizadas, porque tem poda de rebaixamento, de levantamento além de outras formas. Pelo inventário que foi feito no ano de 2018, tínhamos cerca de 65 mil árvores cadastradas aqui em nosso município, porém a gente imagina que esse número já tenha chegado ao dobro, até porque na época, esse levantamento não foi feito em toda a área da cidade. Existem algumas árvores que com 15, 20 dias, já estão reflorescendo e precisam da poda novamente e infelizmente não temos uma quantidade de efetivo que possa fiscalizar e conduzir isso dentro do planejamento", afirmou.

De acordo com João Falcão, o município dispõe de uma única equipe, quando na verdade, seria preciso a presença de seis no total.

"São mais de 65 mil árvores para uma única equipe, então praticamente isso é impossível atingir todas as necessidades dentro das oportunidade que nós gostaríamos. Quando aqui nós chegamos, apresentamos um plano para que fosse incluída mais cinco equipes, onde eles teriam a capacidade de atuar em toda a cidade, realizando as manutenções de galhos de árvores para não atingir a rede elétrica, às residências, mas infelizmente não fomos atendidos com este pedido e hoje trabalhamos apenas com esta equipe", disse.

Para solicitar os serviços prestados pelo departamento, o diretor informou ao Acorda Cidade, que a população pode entrar em contato pelo 156.

"Nós estamos recebendo grande demanda através do 156, recebemos os pedidos diretamente aqui em nosso departamento seja por telefone ou presencialmente, porém nós somos sinceros em dizer que a solicitação vai entrar na programação, mas a demanda é grande para pouca equipe, então já deixamos informados que pode demorar um pouco desse serviço ser realizado. Aqui em nossa cidade, teríamos que ter pelo menos 144 servidores, porém temos apenas 36. Além disso, temos algumas dificuldades com relação às licitações. Estamos por exemplo sem o carro concha, que é utilizado em algumas podas. O contrato desse veículo já venceu e agora estamos no aguardo do processo licitatório", concluiu.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade