Confira

UFRB vai ofertar cursos inéditos em Feira de Santana

O projeto completo do novo campus da instituição foi apresentado ao prefeito Tarcízio Pimenta durante uma audiência na Reitoria da UFRB, em Cruz das Almas, nesta segunda-feira (2).

02/04/2012 às 15h49, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

 
A Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) implantará em Feira de Santana o Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade. O projeto completo do novo campus da instituição, que ofertará cursos inéditos na região, foi apresentado ao prefeito Tarcízio Pimenta durante uma audiência na Reitoria da UFRB, em Cruz das Almas, nesta segunda-feira (2).
 
A unidade deverá funcionar em uma área de 100 hectares e contará com cursos de graduação e pós-graduação, como Bacharelado Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Química, Engenharia de Petróleo e Gás, Mestrado em Planejamento e Gestão Energética, Mestrado em Energia e Sustentabilidade.
 
De acordo com o reitor da UFRB, Paulo Gabriel Soledade Nacif, o objetivo é tornar Feira de Santana um dos principais centros de estudos energéticos do país. “Será o maior campus da UFRB fora de Cruz das Almas. Teremos 130 professores, 80 técnicos e cerca de 2.300 alunos. E os cursos visam atender a um dos maiores desafios das grandes cidades atualmente, que é a sustentabilidade”, apontou Nacif.
 
Na oportunidade ele também destacou o diálogo com a Universidade Estadual de Feira de Santana, e revelou que a proposta é trazer cursos que ainda não existem na cidade. “A Bahia tem um curso público de Arquitetura e Urbanismo, por exemplo. E esse campus em Feira será a pedra inicial para termos uma grande universidade federal na cidade futuramente”, pontuou.
 
O pró-reitor de Políticas Afirmativas, Ronaldo Crispin Sena Barros, falou sobre a inclusão social e oportunidades que surgirão a partir do campus da UFRB em Feira. “Temos quase 50% dos alunos vindos de escolas públicas. E em Feira vamos ter também essa política de inclusão, além do fato de termos uma relação muito forte com essa cidade, visto que muitos técnicos e estudantes residem em Feira”, destacou.
 
O prefeito Tarcízio Pimenta reafirmou o interesse do município em concretizar o projeto de implantação do campus da UFRB. “Já existe uma expectativa grande na cidade e será algo que contemplará tanto a população de Feira, como de cidades da região. Somos hoje sede de uma região metropolitana e a Prefeitura está empenhada em caminhar com a UFRB para fazer isso acontecer”, declarou.
 
Também participaram da audiência os secretários municipais José Raimundo Pereira de Azevedo (Educação), Wagner Gonçalves (Fazenda), Fabrício Almeida (Comunicação Social) e Nivaldo Vieira (Relações Interinstitucionais). (Secom).

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade