Acorda Cidade - Dilton Coutinho

14 de Agosto de 2020
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Educação

Todas as notícias
Publicado em 11/03/2012 21h44.

Formada primeira turma de técnicos em naturopatia de Feira de Santana

Durante o curso os alunos aprenderam como usar plantas medicinais no tratamento de doenças, tiveram aulas de massoterapia, química, fisiologia, anatomia humano entre outras. A formação foi de três anos com reconhecimento da Secretaria Estadual de Educação.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Formada primeira turma de técnicos em naturopatia de Feira de Santana
Ney Silva/Acorda Cidade

Ney Silva

A cidade de Feira de Santana formou sua primeira turma de técnicos em naturopatia ou naturologia (Ciência Natural) neste final de semana. A formatura foi realizada na noite de sábado (10), no auditório do Colégio Luiz Eduardo Magalhães. Foram diplomados 17 técnicos que participaram do curso promovido pela Escola Técnica de Ciências da Saúde. O curso teve duração de três anos e é reconhecido pela Secretaria Estadual de Educação.

Durante o curso os alunos aprenderam como usar plantas medicinais no tratamento de doenças, tiveram aulas de massoterapia, química, fisiologia, anatomia humano entre outras.

O hipnólogo Sérgio Passos que foi um dos formando destacou que o ser humano é completo, integral e que a visão holística do ser leva o terapeuta a buscar uma formação em terapias complementares.


“Essa formatura vem sim a somar na minha vida profissional e pessoal e tenho certeza que a partir de hoje uma nova etapa se inicia na minha vida", afirmou.

Na opinião dele o mercado de trabalho é bastante promissor principalmente por ser a primeira turma formada em naturologia clínica de Feira de Santana. “Mercado de trabalho não vai faltar porque é promissor e crescente", disse Sérgio.


Esperançosa por uma oportunidade de atuação no mercado de trabalho a massoterapeuta e também formando Sabrina Sousa informou que o profissional em naturologia pode trabalhar em consultórios próprios ou atuando com ações complementares em ações de saúde.


Ela lamentou o fato do sistema público de saúde ainda não oportunizar principalmente na Bahia ações dos terapeutas holísticos.“Acreditamos que esse espaço vai ser preenchido devido a importância hoje do trabalho do naturopata.


Professora de massoterapia do curso de formação de técnico em naturopatia, Priscila Quintela destacou que a turma foi muito interessada nos últimos anos de formação do curso. “As pessoas que participaram do curso são mais maduras e tem um visão de vida melhor. Elas reconhecem a importância da naturopatia então se dedicaram mais, afirmou.


O presidente da Associação Baiana de Acupuntura Altimar Ribeiro informou que a entidade vai dar todo apoio aos técnicos em naturopatia. “Esse é um trabalho belíssimo. É uma profissão que vai estar sempre em evidencia porque vem dando um resultado fantástico para a sociedade", afirmou.

Na opinião de Altimar que é professor de terapias orientais, o conceito de ver o ser humano de forma holística (como um todo), vem avançando muito. “Essas técnicas antigamente eram entendidas como coisas de bruxos, curandeiros entre outras e atualmente somos vistos como terapeutas", afirmou.

O terapeuta Mariélio Lima de Sousa que representou a Associação Brasileira de Medicina Tradicional Natural informou que o curso como esse é de grande importância para a sociedade. Segundo ele a Ata Alma, uma lei da Organização Mundial de Saúde esse direito que as pessoas possam escolher o tratamento que quiser.

Mariélio disse também que a portaria 971 do Ministério da Saúde incentiva que os governos estaduais coloquem a disposição da sociedade a medicina natural. Ele informou que esse curso foi único de Feira de Santana e que a partir de agora os profissionais estão aptos para atuarem.


A empresária Noêmia Santiago Pinheiro de Oliveira, responsável pela Escola Técnica de Ciências da Saúde que promoveu o curso, mostrava-se muito feliz pela formação da primeira turma de técnicos em naturopatiaEla destacou que boa parte dos formando atuavam no mercado porque eram auto didatas e outros participaram de cursos livres. Mas, preocupados no exercício da profissão fizeram o curso e agora estão habilitados para trabalhar.

Fotos: Ney Silva/Acorda Cidade
 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Voluntariado on-line é opção para ajudar sem sair de casa
Educação

Voluntariado on-line é opção para ajudar sem sair de casa

Traz diversos benefícios para a formação social, cultural e humana das pessoas.

Curso preparatório ao Ensino Superior será na modalidade EAD; inscrições abertas
Cursinho

Curso preparatório ao Ensino Superior será na modalidade EAD; inscrições abertas

São 1.500 vagas para estudantes cadastrados no CADÚnico e concluintes do ensino médio em escola pública.

Secretaria da Educação do Estado realiza aula virtual de Língua Portuguesa nesta sexta (14)
Enem

Secretaria da Educação do Estado realiza aula virtual de Língua Portuguesa nesta sexta (14)

As aulas virtuais do Projeto Enem 100% acontecem sempre às terças-feiras e sextas-feiras, das 16h às 17h, e...

Vídeo

Estudante de escola pública é aprovada em doutorado em Portugal e precisa de ajuda para custear o curso Veja mais Vídeos ›

Facebook

Instagram