Tecnologia
85% dos brasileiros com celular faz compras online
Nos últimos quatro anos, houve um crescimento no número de usuários que compram pelos dispositivos móveis
13/12/2019 às 07h43, Por Maylla Nunes
Acorda Cidade
A compra por meio de dispositivos móveis é uma realidade incontestável no país. A maioria dos brasileiros (85%) com smartphone faz compras pela internet, e a preferência é pelo mobile e pelos aplicativos. A conclusão é da pesquisa Panorama do Comércio Móvel no Brasil, feita pela Mobile Time em parceria com a Opinion Box.
O estudo já é realizado há cinco anos e está na décima edição. A cada pesquisa, é necessário incrementar mais variáveis. O objetivo final é oferecer dados para a tomada de decisão das empresas no universo online. Outro dado revelado pela pesquisa é que nos últimos quatro anos houve um crescimento no número de usuários que compram pelos dispositivos móveis. Em 2015, essa fatia correspondia a apenas 41%.
O consumidor também faz aquisições frequentes, já que 75% dos que usam smartphone para a transação declararam que fizeram uma compra nos últimos 30 dias e 77% disseram comprar mais hoje do que há seis meses. Dos que fazem compras pelo celular, 73% preferem o mobile.
Quando o assunto é experiência de compra, 88% disseram estar satisfeitos ou muito satisfeitos. Retirar o produto comprado online na loja física é a principal funcionalidade preferida pelos usuários. Navegação gratuita, recomendações personalizadas e checkout facilitado também são destaque.
A forma de pagamento mais escolhida pelos usuários é cartão de crédito, com 65% das respostas. Em seguida está o boleto bancário, com 25%. Esse segundo meio de pagamento é importante para aqueles que não são bancarizados e mesmo assim gostariam de adquirir produtos pela internet.
Os 15% de usuários de smartphone que não compram online, não o fazem por alguns motivos. A pesquisa mostra que 33% não confiam no celular, 27% não compram por não poderem experimentar o produto e 23% não acham a compra pelo dispositivo prática. A faixa etária que menos compra está acima dos 50 anos – ou seja, é uma geração menos acostumada com a revolução digital.
As roupas são os itens mais procurados, além de eletrônicos e até mesmo serviços, como a contratação de seguro de iPhone. Quando o assunto são aplicativos, os líderes são Mercado Livre, Americanas.com, iFood e Magazine Luiza. Mas alguns apareceram pela primeira vez na pesquisa e, portanto, são destaques: Amazon, Uber Eats e Rappi.
Mais Notícias
Ciência e Tecnologia
Inteligência artificial irá revolucionar diagnóstico de doenças
Os benefícios prometidos pela IA são significativos tanto para pacientes quanto para profissionais e sistemas de saúde em todo o...
29/04/2024 às 19h23
Feira de Santana
Feira de Inovação e Robótica (FIR) na Unifan: Impulsionando a Tecnologia e o empreendedorismo
O evento promete reunir estudantes, profissionais e entusiastas da tecnologia.
26/04/2024 às 11h55
Brasil
Brasil é campeão no Mundial de Robótica em Houston
Neste ano, o Brasil teve a maior delegação desde que o primeiro time brasileiro disputou o torneio, em 2000. Foram...
22/04/2024 às 07h54
Internet
WhatsApp e Instagram apresentam instabilidade nesta quarta-feira (3)
O site Downdetector, que reúne relatos de instabilidade em sites de plataformas, registrou milhares de reclamações hoje.
03/04/2024 às 15h31
Redes Sociais
Entenda como a nova onda de fake news influencia a guerra digital
Grupos conservadores e de extrema direita estão sendo eficientes nessa guerra de informação pelas redes sociais.
20/03/2024 às 15h47
Brasil
Saiba como as tecnologias podem impulsionar o corretor de imóveis
Ferramentas são fundamentais para fazer otimizações e facilitar acesso de informações.
19/02/2024 às 17h30