Beleza

8 cuidados com o uso de tranças

Cuidados específicos com as tranças são essenciais para a estética do penteado, mas também para a saúde capilar. Veja quais são eles e como evitar a queda de cabelo.

17/01/2022 às 19h55, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

 Como qualquer penteado, as tranças demandam cuidados específicos para garantir os resultados estéticos, mas também preservar a saúde dos cabelos e do couro cabeludo.

Como cuidar das tranças?
É muito comum o desejo de realizar grandes mudanças visuais no começo do ano e com os cabelos tende a ser ainda mais frequente.

Por isso, se dentre as mudanças uma das opções é aderir às tranças sintéticas, é importante avaliar os cuidados necessários previamente garantindo resultados mais satisfatórios com o penteado.

Listamos então algumas dicas práticas para que possa mudar de visual sem comprometer a saúde capilar:

1. Higienização
A limpeza do couro cabeludo é um aspecto fundamental para a manutenção da saúde dos cabelos. No caso das tranças, a higienização pode ocorrer entre uma e duas vezes por semana.

Lavar mais do que isso aumenta o frizz e desgasta o penteado, enquanto intervalos maiores podem causar seborreia e caspa.

Aplique o xampu, preferencialmente sem sulfatos e parabenos, apenas no couro cabeludo e esfregue suavemente, deixando a espuma escorrer no comprimento para higienizar as tranças.

2. Produtos
A escolha dos produtos é um aspecto importante para manutenção adequada de qualquer tipo de cabelo e também influencia na saúde das tranças.

Opte, sempre que possível, por formulações mais leves e naturais. Para redução do frizz próximo à raiz, por exemplo, uma dica é usar óleos naturais.

Os óleos promovem diferentes benefícios ao cabelo funcionando como protetores, hidratantes e emolientes e garantem a nutrição, disciplina e reparação dos fios.

Existem diversas boas opções como óleo de coco, rícino, argan, mirra, canela, cálamo e outros. Além disso, podem ser usados blends de óleos vegetais ou minerais.

3. Hidratação da raiz
A hidratação da raiz capilar é fundamental para promover mais saúde aos fios, garantindo a beleza das tranças e a durabilidade do penteado, ao mesmo tempo em que protege o couro cabeludo.

Para hidratar a raiz a recomendação é usar um spray hidratante que pode já ter essa formulação mais líquida ou ser um creme de pentear sem enxágue diluído em água.

Borrife a solução no couro cabeludo diariamente ou em dias alternados, de acordo com a necessidade do fio, e espalhe com as pontas dos dedos para o comprimento das tranças.

4. Tração
Um fator fundamental quando falamos de tranças afros é garantir que o penteado não cause uma tração demasiada no couro cabeludo, o que pode causar ou agravar quadros de queda de cabelo.

Para evitar essa ocorrência é fundamental que o profissional responsável por fazer as tranças seja qualificado e leve esse aspecto em consideração.

Caso refaça as tranças em casa conforme elas afrouxem também é importante lembrar de não tracionar demais a raiz capilar evitando danos de longo prazo à saúde dos cabelos.

Outra dica para reduzir a tração no couro cabeludo é evitar penteados como o coque alto com as tranças que, apesar de bonito e prático, pode repuxar mais a raiz. Portanto, use-o com moderação.

5. Manutenção
A manutenção da trança deve ser feita, preferencialmente, por um especialista em intervalos mensais.

Esse cuidado contribui para deixar as tranças esteticamente mais bonitas, pois o profissional acerta aquelas que estão afrouxando e desgastando, mas também cuida do couro cabeludo, avaliando a tração, irritações e até mesmo a hidratação dos fios.

O dia da manutenção das tranças também é um bom momento para investir em tratamentos especializados, como hidratação, nutrição e umectação dos fios.

6. Cuidados à noite
Um dos desafios para quem usa as tranças afros é manter os fios ordenados, principalmente com a tendência ao frizz que faz com que as tranças comecem a afrouxar e perder a definição desejada.

Para reduzir o frizz, aumentar a durabilidade das tranças e garantir um cabelo mais hidratado, a dica é envolver as tranças em um tecido de seda ou cetim antes de dormir.

Outra opção é o uso de fronhas de seda, pois elas reduzem o atrito durante a noite, promovendo fios mais hidratados e ordenados.

7. Alternar penteados
Mesmo para quem adora as tranças, a recomendação é não usar o penteado continuamente, pois, mesmo com todos os cuidados citados anteriormente, esse penteado causa um nível de tração no couro cabeludo que aumenta a tendência de queda de cabelo.

Dessa forma, a recomendação é ficar com as tranças entre um e dois meses, estendendo no máximo por três meses e, em seguida, ficar um período com os fios soltos.

Essa sugestão é importante para preservar a saúde capilar no longo prazo, sendo que depois de um intervalo de descanso, as tranças podem ser refeitas.

8. Especialista em cabelos
Alguns estudos científicos relacionam o uso de tranças à maior tendência de queda de cabelo devido à tração contínua na raiz capilar.

Os cuidados com as tranças reduzem essa ocorrência e são importantes tanto para os aspectos estéticos do cabelo, como para a saúde do couro cabeludo e dos fios.

Entretanto, ainda assim a paciente pode identificar quadros de queda de cabelo e, nesses casos, é fundamental buscar ajuda especializada de um médico especialista em cabelos para diagnóstico e tratamento do quadro.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade