Feira de Santana

64ª CIPM promove 1º Workshop dos Conselhos Comunitários de Segurança em Feira de Santana

O workshop teve como público-alvo policiais militares e pessoas da comunidade.

28/03/2022 às 14h03, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Foi realizado na manhã desta segunda-feira (28), o 1º Workshop dos Conselhos Comunitários de Segurança de Feira de Santana. O evento foi promovido, na sede da Associação Comercial (Acefs), pela 64ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) em parceria com a Base Comunitária de Segurança do bairro Rua Nova.

De acordo com a Major PM Lilian Nascimento, comandante da 64ª CIPM, o workshop teve como público-alvo policiais militares e pessoas da comunidade.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Esse evento é o 1º Workshop do Conselho Comunitário de Segurança e tem por objetivo promover a implementação e regularização dos conselhos de segurança. A finalidade é facilitar a comunicação com as diversas esferas da sociedade civil, além de propiciar a padronização dos procedimentos institucionais, no âmbito da relação entre a polícia e a sociedade civil. Então temos aqui policiais militares, como público-alvo, mas também pessoas da comunidade que foram convidadas pelas suas respectivas companhias, para estarem aprendendo sobre a formalização dos conselhos de segurança”, informou a major ao Acorda Cidade.

Ela explicou que atualmente os desafios da 64ª CIPM, por exemplo, são muitos, mas no geral a grande questão é utilizar os recursos da melhor maneira possível, que são limitados, a fim de otimizar da melhor forma o serviço e contribuir com a segurança pública.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Tivemos de janeiro para cá uma redução de mais de 30% nos índices de CVLIs (Crimes Violentos Letais Intencionais), que são os homicídios, como também de CVPs (Crimes Violentos contra o Patrimônio), que são roubos, furtos, e estamos registrando essa redução positiva na área da 64ª CIPM. O Conseg, é importante frisar, é da sociedade civil, não faz parte da estrutura da Polícia Militar, e é formado por representantes da comunidade, e o papel é justamente tratar de forma mais próxima com a polícia. É uma troca, pois entendemos que a Polícia Militar é um serviço, como todos os outros, que precisa ouvir o seu público-alvo, que é a comunidade, e trazer os recursos da melhor maneira possível. Esse é um pontapé inicial. Temos alguns conselhos funcionando em Feira de Santana, mas não estão oficializados, então o objetivo é formalizar esses conselhos e outros que tenham interesse nesse processo”, esclareceu a comandante da 64ª CIPM.

Ela ressaltou que o conselho serve para trazer os anseios da população para a Polícia Militar. “A gente senta e discute estratégias. Ele traz a voz do povo para a Polícia Militar. Na área da 64ª temos um conselho, que é o Conselho Comunitário da Rua Nova, a intenção é criar outro, que é o Conselho Comercial de Segurança, e temos outro salvo engano na Cidade Nova, no George Américo também. Temos pessoas aqui de vários bairros interagindo nesse processo. A avaliação é positiva, tivemos uma participação maciça de pessoas de vários bairros. O objetivo está sendo alcançado com êxito a priori.”

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
 

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade