Do total, 15 somente na UPA Queimadinha.
17/01/2022 20h07, Por Andrea Trindade
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Acorda Cidade
Nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Policlínicas municipais de Feira de Santana, 38 pacientes aguardam por transferência para uma unidade hospitalar nesta segunda-feira, 17. As vagas são disponibilizadas pelo Sistema de Regulação do Governo do Estado.
Do total, 15 pacientes estão na UPA Queimadinha, 7 na UPA Mangabeira e 16 distribuídos nas Policlínicas da Rua Nova, George Américo, São José, Parque Ipê e Feira X.
Aos 63 anos, o paciente A.F.S. espera por uma vaga há seis dias para tratar uma obstrução intestinal. Outro paciente, A. R. N. aguarda há oito, com quadro de colecistite – inflamação na vesícula biliar. O paciente T. O. R. aguarda há quatro dias transferência para tratar uma pneumonia bacteriana não especificada – os nomes foram preservados por sigilo médico.
Segundo a coordenadora das Policlínicas e UPAs da Secretaria Municipal de Saúde, Vera Lúcia Galindo, são em média 4 a 35 dias para conseguir a transferência e quando se trata de saúde, cada minuto é valioso para manter a vida.
A demora para a transferência sobrecarrega o sistema de saúde municipal, fazendo com que as unidades fiquem lotadas. Ainda expõe os pacientes a uma espera exaustiva por tratamento adequado.
REGULAÇÃO ESTADUAL
O Sistema de Regulação Estadual é uma ferramenta do Governo do Estado que disponibiliza vagas em unidades públicas hospitalares conforme critério de gravidade e não proximidade, visando a democratização do acesso.
Para isso, o paciente atendido em uma unidade de urgência e emergência é avaliado e submetido a exames laboratoriais ou de imagem, de acordo com as condições clínicas.
Se comprovada a necessidade de assistência hospitalar, os profissionais da unidade solicitam a regulação no sistema, para que o paciente tenha a assistência adequada.
Informações da Secretaria Municipal de Saúde
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Saúde
Grupo de médicos participa de curso em Feira de Santana com atendimento gratuito a pacientes
O curso foi promovido pela Escola Baiana de Ecocardiograma, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia.
17/01/2022 às 20h07Saúde
Ministério da Saúde monitora hepatite aguda em crianças
Brasil tem 41 casos notificados da doença em nove estados.
17/01/2022 às 20h07Feira de Santana
Gripes e resfriados: população começa a ter dificuldade para encontrar alguns medicamentos em Feira de Santana
A maior falta são de antibióticos e xaropes de uso infantil.
17/01/2022 às 20h07Bahia
Cachorreiros da PM aperfeiçoam procedimentos com animais
Cães policiais são treinados para atuar no combate ao tráfico de drogas.
17/01/2022 às 20h07Feira de Santana
Após negativa de órgãos públicos, dona de casa pede auxílio na compra de medicamento para filha com problemas no coração
Cada caixa do medicamento só vem com 10 doses, o que dura somente 5 dias. Como custa R$ 401, a mãe precisa desembolsar por mês cerca de R$ 3 mil.
17/01/2022 às 20h07Brasil
Dia Internacional da Enfermagem: profissão pode ser exercida em diferentes áreas; conheça
Brasil possui atualmente mais de 2 milhões de enfermeiros, registra o Confen. A data foi comemorada ontem (12).
17/01/2022 às 20h07PUBLICIDADE
PUBLICIDADE