Cultura

3° seminário sobre o samba de roda será realizado em Feira de Santana

O seminário contará com rodas de conversa, oficinas de música nas escolas e shows gratuitos de grupos de samba de roda da região do Portal do Sertão

10/02/2020 às 08h22, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Associação Cultural Coleirinho da Bahia (ACCB) realiza a terceira edição do Seminário sobre Samba de Roda, cujas ações iniciam 11 de fevereiro, com oficinas de percussão, cavaquinho e samba de roda, nas escolas e encerram no dia 16 de fevereiro com rodas de conversa e shows de grupos de samba locais na sede da ACCB. Todas as ações ocorrerão no distrito da Matinha, em Feira de Santana e este ano fazem parte do projeto “Samba, cultura e resistência com a Quixabeira da Matinha”.

O Seminário que em edições passadas trouxe nomes como Mestre Bule-Bule e o repentista Passarinho este ano será dividido em 2 rodas de conversa, a primeira formada pelas mestras sambadeiras Dona Chica do Pandeiro, Dona Ana do Samba e Dona Rita da Barquinha e a segunda integrada por músicos da Quixabeira da Matinha. A ideia é conversar primeiramente sobre o protagonismo das mulheres negras no samba de roda e em seguida entender os desafios e a resistência de quem faz e vive de samba rural na narrativa da Quixabeira da Matinha.

Na programação do projeto “Samba, cultura e resistência com a Quixabeira da Matinha” que também integra o 3° Seminários Sobre Samba de Roda estão previstos shows gratuitos na sede da ACCB com os grupos Sambadores do Nordeste, União do Samba, Raízes do Campo e Quixabeira da Matinha. Trata-se de um espaço para usufruir e se divertir com toda a família ao som da viola, do cavaco, da percussão, das palmas das mãos e solas dos pés de grupos anciãos do samba rural da Bahia.

A ACCB vem realizando há xx anos ações para preservar e salvaguardar a cultura popular, especialmente o samba de roda. Este ano a associação está contando com o apoio do Prêmio Cultura e Desenvolvimento Local, realizado pela ONG Favela É Isso Aí, uma iniciativa que integra o programa Belgo Bekaert Forma e Transforma, com o patrocínio da Belgo Bekaert Arames, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (PRONAC 184426).

O QUÊ: 3° SEMINÁRIO SOBRE O SAMBA DE RODA, OFICINAS E SHOWS DE SAMBA

QUANDO: 11 até 14 de fevereiro (oficinas nas escolas), 16 de fevereiro (rodas de conversa e shows)

ONDE: Escolas e sede da ACCB (Distrito da Matinha, Feira de Santana-BA)

HORA: 09h (oficinas nas escolas) e a partir de 14h (rodas de conversa e shows)

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA EM www.daquixabaaquixabeira.blogspot.com/

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade