Carreiras

3 áreas que mais contratam freelancers no Brasil

Tradução, design e tecnologia têm atraído mais trabalhos

06/01/2021 às 16h11, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A pandemia de covid-19 fez aumentar uma categoria de profissionais que já vinha em expansão há alguns anos: os freelancers. Os “freelas” são profissionais autônomos, sem vínculo empregatício com empresas, portanto, prestadores de serviço independentes.

Segundo levantamento feito pela Workana, plataforma que reúne freelancers de diversas áreas em toda a América Latina, somente em 2020 foram adicionados mais de um milhão de novos usuários. De acordo com o relatório anual da plataforma, houve aumento de 33,8% na quantidade de oportunidades disponibilizadas em 2020 no comparativo com o ano anterior.

Três categorias de freelancers foram as mais contratadas em 2020, segunda a Workana. Profissionais de tradução e conteúdos abocanharam 37,74% das oportunidades na plataforma. Serviços de design e multimídia foram os segundo mais procurados, representando 34,61% das contratações. Profissionais de tecnologia de informação (TI) e programação representaram 15,61% dos contratos, sendo os terceiro mais procurados.

Tradução

Essa é uma área que está em franco crescimento graças ao esgarçamento das fronteiras do mundo e à ajuda da tecnologia. Fronteiras essas que caíram com o avanço da pandemia.

Muitas são as empresas com negócios internacionais que esbarram na barreira do domínio da língua. Dessa forma, profissionais de tradução passam a ser fundamentais tanto para a escrita como para a comunicação oral.

Para conquistar oportunidades de tradução não basta ser bom em algum idioma. O principal ponto é ser excelente no idioma nativo. Embora um diploma não seja necessário, muitas empresas optam por contatar profissionais com formação em Letras, por exemplo, para garantir também o domínio da língua portuguesa.

Design

Em segundo lugar em contratação vem a categoria de Design e Multimídia. O resultado positivo nas contratações no ano passado aconteceu porque muitas empresas tiveram que migrar para o digital, tornando necessária a criação de identidades visuais próprias para o ambiente on-line.

O designer, entre outras funções, é responsável pela criação e produção de animações para o meio digital, logotipos, marcas e embalagens, diagramação de jornais e revistas, criação visual de sites, blogs e banners além de planejamento e desenvolvimento de anúncios, panfletos, cartazes e vinhetas para a TV.

Trata-se de uma área bastante promissora para pessoas criativas, detalhistas, apaixonadas por tecnologia e com bom conhecimento técnico de produção artística, estética e diagramação.

Tecnologia

Embora o departamento de TI esteja bastante presente nas grandes empresas, a demanda por trabalhos freelancers nessa área tem crescido consideravelmente.

Esses profissionais estão sendo cada vez mais procurados por empresas de todos os portes para complementar o time principal, trazendo inovações e conhecimentos para que o trabalho ganhe em agilidade e eficiência.

Para quem tem formação nessa área, perfil para atuar remotamente e lidar com toda a instabilidade da vida de freelancer, algumas dicas podem ser úteis. Recomenda-se fazer cursos de atualização em linguagens de programação para web, aplicativos, segurança e gerenciamento de dados.

É importante também buscar conhecimento de empreendedorismo e gerenciamento de projetos, aprimorar o inglês e aprender sobre inteligência artificial, realidade aumentada, realidade virtual e machine learning.

Vantagens e desvantagens

Quem opta por se arriscar nesse mercado, normalmente, está passando por alguma dificuldade financeira, está insatisfeito com o mercado tradicional ou com o atual emprego. Para embarcar nessa jornada é preciso uma boa dose de disciplina e organização.

As vantagens são muitas: menos tempo e dinheiro gastos no trânsito, liberdade para escolher o tipo de trabalho a ser feito e mais controle do próprio tempo são algumas delas.

Mas também há ônus: instabilidade financeira, necessidade de organizar bem os horários para evitar excessos e perdas de prazos, encargos com a abertura de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), necessário ao trabalho freelancer.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na Arteterapia

Comportamento

Transição de carreira: mais da metade dos brasileiros avaliam mudar de profissão

O estudo promovido pelo LinkedIn reflete a história de Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na...

04/03/2024 às 09h25

Profissões

Oportunidades

Profissões em alta para 2024, segundo o LinkedIn

Dizem que o ano só começa após o Carnaval, não é mesmo? Então, ainda dá tempo de iniciar seus planos...

28/02/2024 às 07h27

Mercado de Trabalho - freepik

Mercado de Trabalho

Como alcançar grandes metas sem afetar a saúde mental dos trabalhadores

Especialistas listam medidas que podem beneficiar colaboradores e empresas na hora de alcançar resultados almejados durante o ano.

21/02/2024 às 15h53

Itaú Mulher Empreendedora reprodução

Empreendedorismo Feminino

Mulher empreendedora: abertas inscrições para mais de 20 mil vagas para capacitação gratuita em todo o Brasil

O “Empreenda e Renda” visa desenvolver competências práticas em gestão, finanças e marketing digital, além de negócios liderados por mulheres;...

06/02/2024 às 08h36

Gerência regional do trabalho em Feira de Santana MTP ft Ney Silva acorda cidade

Feira de Santana

Gerência do Trabalho já recebeu cerca de 30 denúncias de descumprimento do pagamento de 13º salário

A empresa que não cumprir com os pagamentos pode sofrer penalidades jurídicas perante a lei por cada trabalhador prejudicado.

18/12/2023 às 20h12

Cedae

Mercado de Traballho

Dia do Engenheiro: veja as áreas da profissão que estão em alta no mercado

Com o desenvolvimento do mercado e o surgimento de novas vertentes dentro da área, algumas engenharias vêm se destacando.

11/12/2023 às 07h30

image

Rádio acorda cidade