Feira de Santana

'Se não fosse Bob, eu teria morrido', diz dona de cachorro que alertou sobre incêndio em residência

O fogo teve início por volta das 2h da madrugada de hoje (9), provocado por um curto-circuito na tomada conectada a um ventilador, que estava desligado.

09/05/2022 às 11h11, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Verdadeiros heróis. Segundo o relato da professora aposentada Aline da Costa Lustosa, de 82 anos, se não fosse o seu cachorro Bob e a cuidadora Luciene, ela e o marido teriam morrido no incêndio que destruiu completamente o seu imóvel, na madrugada desta segunda-feira (9), na Rua Leolinda Barcelar, no bairro Kalilândia.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

O fogo teve início por volta das 2h da madrugada de hoje (9), provocado por um curto-circuito na tomada conectada a um ventilador, que estava desligado. As faíscas atingiram o colchão, que entrou em chamas na parte de baixo. Aline dormiu um sono pesado e não acordou de imediato com a fumaça e o calor.

"O cachorro pegou um paninho em chamas e levou para o quarto da frente, onde meu marido estava em uma cama de hospital. Dormem lá dois técnicos, revezando os dias, e um enfermeiro. Ele levou o paninho em chamas para a menina, que chama Luciene, que é técnica, e ela perguntou: ‘O que é isso Bob, esse pano com fogo?’, e ele veio correndo para o quarto, e quando ela chegou viu o ventilador pegando fogo e me chamou. Eu levantei atordoada, a gente foi pegar água para jogar e o fogo já estava por debaixo do colchão, ninguém sabia. Quanto mais a gente jogava água, o fogo suspendia, e depois a gente viu o fogo no colchão inflamável, a cama box grande e se tornou esse incêndio”, relatou Aline Lustosa.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Bob chegou à família há três anos. Ele foi dado como presente por uma das filhas de Aline há cerca de oito anos, após duas cachorras da idosa morrerem. O cãozinho foi ágil ao perceber o perigo. Assustado com a situação, fez o que pôde para salvar a família, como um anjo da guarda.

“Se não fosse Bob, eu teria morrido, porque eu estava num sono ferrado. Era madrugada, eu tinha dormido muito tarde. Tinha passado um dia muito ruim, com sono, e vim dormir lá para meia-noite. Eu tinha morrido queimada. Esse cachorro já vai fazer 12 anos em dezembro. E meu esposo está acamado, tem pós-neuropatia nos nervos, não anda, não movimenta nem os pés nem as mãos e tem um pouco de Alzheimer.”

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Depois que a técnica de enfermagem abriu o portão do fundo da casa, para pegar um balde e apaziguar as chamas, Bob correu para o fundo, onde havia uma casinha e uma cadeira. Ele ficou lá, aguardado os donos saírem.

“A fumaça começou a aumentar, ela (Luciene) pegou a cadeira de rodas que fica na sala, sozinha conseguiu tirar meu esposo, botar na cadeira e me chamou. Bob correu para uma casinha que fica no fundo e ficou em uma cadeira. Fomos para o shopping Conteiner Mall, e ficamos vendo a casa pegar fogo. A técnica Luciene passou mal, inalou fumaça, mas não deixou a gente enquanto o outro técnico não chegou, que é o Luciano. Eu agora estou mais calma, fiquei com a cabeça doendo, em estado de choque por cerca de duas horas. Foi horrível, não conseguia acreditar que aquilo estava acontecendo na minha casa".

Os idosos foram para a casa da filha Ivaline da Costa Lustosa Sacramento

Ivaline Lustosa, também relatou sobre o susto que enfrentou ao saber do incêndio na casa dos pais.

“Foi um susto para toda a família. Eu estava dormindo e acordei 2h30 da manhã com a enfermeira ligando. Eu comecei a gritar, sai doida com meu marido, daqui do Feira X para a Kalilândia. Quando cheguei lá, estavam no meio da rua. Luciene conseguiu carregar meu pai com 90 anos e com quase 100 kg, ela o colocou na cadeira de rodas e salvou minha mãe, mas foi Bob que mostrou a Luciene o fogo que começou no quarto. Foi minha outra irmã que deu Bob a ela, depois que as cachorras de minha mãe morreram, ela tinha duas cachorrinhas. Luciane também foi uma guerreira, porque se não fosse ela, minha mãe estaria morta e meu pai também, que não levanta da cama para nada”, relatou.

Leia também: Leia também: Cachorro e cuidadora salvam idosos de incêndio em Feira de Santana

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade