Acorda Cidade - Dilton Coutinho

29 de Janeiro de 2022
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Feira de Santana

Todas as notícias
Publicado em 15/01/2022 07h01.

Aos 71 anos, morador de Feira de Santana viaja a pé para Salvador

Ele deixou a cidade de Feira de Santana, seguindo pela BR-324 e espera chegar à capital baiana até este domingo (16).
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Aos 71 anos, morador de Feira de Santana viaja a pé para Salvador
Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Laiane Cruz

Já imaginou viajar de uma cidade a outra, só que a pé? Aos 71 anos de idade, o aposentado Luiz Eduardo Jardim Fiuza decidiu encarar esse desafio. Na manhã deste sábado (15), ele deixou a cidade de Feira de Santana, seguindo pela BR-324 em direção a Salvador, caminhando.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

Com estilo aventureiro, roupas leves, chapéu, e tênis apropriados, Luiz Eduardo leva na bagagem muitas frutas, barrinhas de cereais e muita fé de que tudo dará certo e que completará o seu percurso até este domingo (16). Mas não é a primeira vez que ele percorre grandes trilhas, como ele mesmo contou em entrevista ao Acorda Cidade.

“Eu já faço trilha há algum tempo. Já fiz a região dos lagos no Rio, já fiz do Porto da Barra à Sereia de Itapuã, o Anel Rodoviário. E meu sonho é fazer o caminho de Santiago de Compostela, que vai do sul da França até a Espanha”, relatou.

Durante o percurso, haverá algumas paradas para reabastecer as energias, em postos de combustíveis, onde será possível beber água de coco e energéticos. A expectativa do trilheiro é fazer cerca de 4 a 6 km por hora, encerrando a caminhada hoje, por volta das 17h, em um ponto pré-estabelecido para pernoitar e no outro dia seguir viagem.

 

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

“A média de caminhada é de 4 a 6 km por hora, mas não estou correndo maratona, quero o desafio pelos meus quatro filhos e seis netos. Faço isso por eles. Minhas botas não transpiram, a bermuda e a camisa são de caminhada. E tenho um bastão, que seria uma terceira perna, que tira frutas e afasta animais”, informou.

Todo esse esforço será recompensado ao final com o abraço de uma das suas netinhas. Chegando à capital baiana, ele irá visitá-la e depois já descansado e com as energias renovadas, volta na terça-feira para Feira de Santana, mas dessa vez de ônibus, porque ninguém é de ferro, não é mesmo?.

“A qualidade de vida que eu tenho, pela misericórdia de Deus, é porque não tenho hábitos não saudáveis. Não bebo, não fumo, me alimento razoavelmente bem. Pela idade, eu tenho predisposição genética para ter diabetes, e nos últimos exames que eu fiz a médica pediu que eu maneirasse o açúcar. Mas todo o tempo é tempo para caminhar. O sedentarismo está matando as pessoas. Andar é o mais natural dos exercícios, não necessariamente para Salvador, mas as pessoas estão na zona de conforto. Você sai de casa de carro, pega elevador, e isso está sendo a rotina das pessoas, aliado à má alimentação. Ainda tem o agravante da pandemia, que fez com que as pessoas ficassem muito reclusas”, avaliou.

E o Acorda Cidade deseja boa sorte e sucesso na caminhada ao aventureiro!

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

 

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Trecho da Avenida Fraga Maia será interditado nesta sexta-feira (28)
Feira de Santana

Trecho da Avenida Fraga Maia será interditado nesta sexta-feira (28)

Segundo o diretor de operações da SMT, Édimo Pires, as faixas da direita dos dois sentidos da via, estarão...

Após constatação de forte odor do Complexo de Matadouro, secretário de Meio ambiente afirma que medidas serão tomadas
Feira de Santana

Após constatação de forte odor do Complexo de Matadouro, secretário de Meio ambiente afirma que medidas serão tomadas

O Secretário junto com uma equipe técnica esteve presente no local para realizar a fiscalização.

Vídeo

Covid-19: com poucos funcionários, drive-thru da prefeitura gera longas filas na Ayrton Sena Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta sexta-feira 28.01.22:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram