Acorda Cidade - Dilton Coutinho

18 de Janeiro de 2022
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Mundo

Todas as notícias
Publicado em 14/01/2022 12h08.

Em meio a onda de calor, cidade argentina é invadida por besouros

Prefeitura de Santa Isabel, na província de La Pampa, ordenou apagar a iluminação pública para tentar enganar os insetos; há registro de danos em propriedades.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Em meio a onda de calor, cidade argentina é invadida por besouros
Foto: Reprodução/Twitter

Acorda Cidade

Uma cidade da Argentina foi invadida por milhares de besouros em meio a uma onda de calor sem precedentes que atinge a região nesta semana.

Como medida para tentar reduzir os efeitos do ataque e tentar enganar os insetos, a prefeitura de Santa Isabel, na província de La Pampa, ordenou apagar a iluminação pública.

 Foto: Reprodução/Twitter

Segundo a imprensa local, há registro de danos em propriedades públicas e privadas, e dezenas de fotos nas redes sociais mostram os besouros acumulados em tetos e calhas da cidade.

"É impressionante a quantidade", disse o chefe de polícia Omar Sabaidini ao site regional Info Huella. "Em alguns casos provocaram danos às construções, na delegacia estragaram a cobertura."

Foto: Reprodução/Twitter

A medida de apagar as luzes durante a noite é uma aposta de Cristian Echegaray, responsável pela administração local, após reunião com o corpo de bombeiros e polícia.

"Resolvemos apagar a iluminação pública porque esse inseto busca lugares iluminados", justificou Echegaray ao Info Huella.

Cindy Fernández, funcionária do Serviço Meteorológico Nacional, comentou em sua rede social que os animais – chamados em espanhol de cascarudos – "são inofensivos", mas que voam descontroladamente e saem trombando com força contra tudo o que estiver pelo caminho.

Os insetos, que pertencem à família Melolonthidae (Coleoptera), vivem parte de seu ciclo como larvas enterradas no solo, e no verão com temperaturas crescentes, os adultos vêm à superfície para iniciar sua reprodução – e depois morrem. Com as altas temperaturas deste ano, essa dinâmica foi alterada.

 Foto: Reprodução/Twitter

A esperança da população de Santa Isabel, a 860 km de Buenos Aires, é de que os insetos comecem a evitar a área nos próximos dias, por conta da falta de iluminação.

O engenheiro agrônomo Gabriel Lara afirmou que os besouros – assim como outros insetos – são atraídos pela luz, no fenômeno conhecido como fototaxia.

Enquanto isso, moradores e autoridades locais passam o dia retirando os cascudos e enchendo caixas e carrocerias com milhares de besouros para retirá-los da área urbana.

Fonte G1

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

ONU promove campanha contra violência de gênero
Mundo

ONU promove campanha contra violência de gênero

Ação marca Dia para Eliminação da Violência contra Mulheres

Alec Baldwin diz estar cooperando com investigação policial após disparar com arma de fogo e matar diretora de arte em set
Mundo

Alec Baldwin diz estar cooperando com investigação policial após disparar com arma de fogo e matar diretora de arte em set

'Não há palavras para expressar meu choque e tristeza em relação ao trágico acidente que tirou a vida de ...

Emirados Árabes querem atrair empresas alimentícias brasileiras
Mundo

Emirados Árabes querem atrair empresas alimentícias brasileiras

Brasil já é parceiro importante para que não falte comida no país.

Vídeo

Aos 71 anos, morador de Feira de Santana viaja a pé para Salvador Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta sexta-feira 14.01:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram