Acorda Cidade - Dilton Coutinho

17 de Janeiro de 2022
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Educação

Todas as notícias
Publicado em 14/01/2022 11h10.

Aulas da rede municipal ocorrerão de forma 100% presencial em 2022, diz secretaria

Ela informou que as aulas só deixarão de ser presenciais caso a situação sanitária do município mude.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Aulas da rede municipal ocorrerão de forma 100% presencial em 2022, diz secretaria
Foto: Divulgação/ Seduc

Laiane Cruz

As aulas da rede municipal de Feira de Santana, para o ano letivo de 2022 ocorrerão de forma totalmente presencial, informou na quinta-feira (13) a secretária de educação, Anaci Paim. Segundo ela, o ano letivo de 2021 se encerra no dia 31 de janeiro, mas a pasta já está adotando providências para o próximo período. A expectativa é que no total 55 mil alunos estejam matriculados na rede municipal este ano.

“Hoje nós temos matriculados 51.281 alunos para concluir o ano letivo de 2021, que encerra em 31 de janeiro de 2022. Para o início do ano letivo de 2022, várias providências estão sendo adotadas, e a primeira delas é o reordenamento da rede, que significa um planejamento de matrícula definindo quais escolas vão ofertar quais anos escolares. Também haverá oferta de escolas novas, decorrentes tanto de municipalização como também de prédios novos que foram construídos, quatro creches estão prontas, nós vamos inaugurar no próximos meses, e elas estarão ofertando cerca de 300 vagas cada uma, em bairros populares, que têm uma demanda elevada para 2 a 5 anos. Estamos também organizando o reordenamento das demais unidades escolares, para contemplar a possibilidade de ampliação, porque várias escolas passaram por ajustes na sua estrutura física”, informou a secretária.

De acordo com ela, em 2022, a secretaria pretende trabalhar com 200 dias letivos, mas o calendário ainda precisa passar por aprovação final do Conselho Municipal de Educação. Ela informou que as aulas só deixarão de ser presenciais caso a situação sanitária do município mude.

Foto: Divulgação/ Seduc

“As medidas de segurança são as mesmas, porque a orientação da vigilância epidemiológica das instituições sanitárias apontam para a necessidade de continuar com a higiene, o ponto mais exigido é esse. Essa higiene se dá no lavar das mãos com água e sabão intensamente, e usar, quando não for possível lavar as mãos, o álcool 70% em gel. Nós estamos com todas as nossas escolas com protocolos sanitários instalados e vamos estar intensificando. Nossos alunos já estão acostumados também com a operacionalização dessas medidas. A outra é a máscara em qualquer ambiente que ele estiver, e esse cuidado nós estamos recomendando cada vez mais.”

Matrículas para 2022

Com relação ao processo de matrículas, a secretária Anaci Paim explicou que a partir de fevereiro começa a confirmação dos alunos já matriculados em cada escola e após esse período se iniciam as matrículas para os alunos novos ou que desejam mudar de escola.

“Nós vamos começar com a confirmação dos alunos da casa, que eles têm agora um período a partir do mês de fevereiro, para essa confirmação. Já podem chegar à escola e fazer a confirmação extraoficial. Nós estamos modelando o sistema para permitir que essa confirmação se dê diretamente no sistema e ele confirma. E o aluno que não é da casa, que não está na rede, que vem de outras redes, ele vai ter essa oportunidade no mês de fevereiro, diretamente na escola. A matrícula tem que ser feita na unidade escolar em que o aluno vai estudar”, orientou.

Ela acrescentou que serão ofertadas 1.200 novas vagas em quatro creches da educação infantil para crianças de 2 a 5 anos. Além disso, em algumas unidades os alunos poderão estudar em tempo integral.

“Estamos fazendo no reordenamento uma nova distribuição que permita também atender a demanda nos Centros Municipais de Educação Infantil, que atendem também alunos nessa proposição. Para essas novas unidades, 2 e 3 anos terão oferta de tempo integral, a criança ficará na unidade escolar fazendo as três refeições, e de 4 e 5 anos, em toda a rede será em tempo parcial. Aos poucos nós vamos ampliando a oferta para ter as unidades escolares totalmente em tempo integral, mas ainda há necessidade de fechar a proposição com novas unidades que estão em processo de construção ou de ampla reforma. As vagas, portanto, serão acrescidas, e deveremos estar matriculando em torno de 55 mil alunos incluindo as municipalizadas e essas novas que vão ser inauguradas.”

 

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade. 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Oferta de vagas para o Centro de Integrado de Educação Inclusiva será ampliada
Feira de Santana

Oferta de vagas para o Centro de Integrado de Educação Inclusiva será ampliada

A previsão para iniciar os atendimentos será no mês de março.

Inscrições para o Colégio da Polícia Militar começam hoje (17)
Sorteio Eletrônico

Inscrições para o Colégio da Polícia Militar começam hoje (17)

Seleção para o CPM será por meio de sorteio eletrônico.

Termina hoje a reaplicação do Enem 2021
Educação

Termina hoje a reaplicação do Enem 2021

Também fazem o exame as pessoas privadas de liberdade

Vídeo

Aos 71 anos, morador de Feira de Santana viaja a pé para Salvador Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta sexta-feira 14.01:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram