Cuidado com a roupa

Higiene das roupas íntimas: confira dicas essenciais

Procedimento para lavagem muda conforme tipo de roupa.

13/01/2022 às 07h10, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Lavar as roupas pode ser um desafio, principalmente para quem quer cuidar ao máximo de suas peças para que durem por bastante tempo. Isso porque qualquer lavagem errada que você fizer na roupa pode danificar o tecido, manchar ou mesmo rasgá-la, e é por isso que o cuidado deve ser dobrado na hora de separar as roupas para a lavagem. Um exemplo disso é o cuidado especial com as roupas íntimas, que geram muitas dúvidas entre as pessoas e que podem causar um desastre quando uma lavagem for mal feita.

Antes de mais nada, é importante deixar claro que, quando se fala “roupa íntima”, apesar da generalização, cada tipo de roupa íntima deve ser lavada de forma diferente, visto que os tecidos podem ser diferentes. Há diferenças, inclusive, entre as roupas íntimas masculinas e femininas, que apresentam diferenças específicas entre os tecidos e os tipos de lavagem permitidos. 

Roupas íntimas femininas

As lingeries, que são as peças íntimas femininas, costumam ter um tecido bem delicado, e o ideal é que você separe as calcinhas dos sutiãs, visto que são peças que têm particularidades próprias. A melhor maneira de lavar as calcinhas, por exemplo, é separá-las em um recipiente e lavar cada peça à mão, para depois deixá-las secando no varal, ao lado das outras roupas lavadas na máquina. Porém, se você não tem tanto tempo para se dedicar a esse processo, também é possível lavar as calcinhas na máquina de lavar, colocando-as em saquinhos para lavar roupas delicadas.

Já para sutiãs, o ideal é que os que possuem bojo não sejam lavados com água quente, pois o material do bojo não suporta temperaturas altas, e evite torcer o sutiã com bojo, para que ele não se deforme. Já para os sem bojo não há segredo! Apenas lave-os no ciclo para roupas delicadas.

Roupas íntimas masculinas

Para roupas masculinas, os procedimentos são mais ou menos parecidos. No entanto, as peças masculinas tendem a ter um tecido mais grosso e mais resistente, o que facilita a lavagem em máquinas lavadoras
de alta pressão
e com temperaturas mais altas também. Mas é importante deixar as cuecas secando na sombra, e usar saquinhos para lavar roupas delicadas nos casos das cuecas de tecidos mais finos.

E para não ter erro na hora de lavar as suas roupas íntimas, não se esqueça de verificar sempre a etiqueta das peças para não colocá-las em risco. Assim, você garante a durabilidade da sua roupa e as mantém limpinhas!

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade