Artigo

Por que um calendario?

O mais importante para a vida é ter consciência que o tempo passa e com ele nós passamos

11/01/2022 às 10h20, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

O termo calendário origina-se da palavra latina “calendarium”, designando o livro de contas que indica as calendas (primeiro dia de cada mês romano) em que se deviam pagar os juros. Hoje, com a palavra “calendário”, designam-se meios para medir, os dias, as semanas, os meses e os anos, de acordo com os principais fenômenos astronômicos, sobretudo os relacionados com a posição do Sol e da Lua.

O CALENDÁRIO Gregoriano atual foi adotado em 1582. É o mais usado no mundo. É chamado de Gregoriano por ter sido organizado por ordem do papa Gregório 13. Não é perfeito, mas é respeitado como muito sério. Se não fosse assim, não subsistiria até hoje. O Calendário Gregoriano vem contando o tempo desde o nascimento de Cristo. É o resultado de uma reformulação de outro calendário antigo, o Calendário Juliano, criado por ordem de Júlio César, no ano 45 antes de Cristo.

OS ADVERSÁRIOS do atual calendário reclamam da falta de exatidão de algumas datas importantes da história, entre elas, o nascimento de Jesus. Para alguns astrônomos, Jesus teria nascido quatro anos antes data fixada pelo calendário atual. A data do nascimento de Jesus, portanto, fixada para 25 de dezembro, é um motivo de discussões e várias sugestões para mudar o calendário, mas nenhuma é melhor que o calendário em vigor.

O CALENDÁRIO é uma seqüência de ritos, que vão marcando a rotina do cidadão desde o momento em que ele acorda até ir dormir. Não há como fugir desta seqüência de ritos, de tal forma que acabamos todos nos tornando escravos do tempo e, sobretudo, do relógio. De qualquer forma, o calendário é fundamental para a vida do ser humano, e influi em todas as atividades, de modo especial na agricultura, na definição de festas religiosas e feriados municipais, estaduais e nacionais.

O MAIS importante para a vida é ter consciência que o tempo passa e com ele nós passamos. O calendário marca o nosso tempo. Determina nossos dias. Divide nosso ontem, nosso hoje e nosso amanhã. Localiza nossa vida e atividades no ano, no mês, na semana e no dia. É nele que estabelecemos o começo e o fim de tudo o que fazemos. Por ele sabemos que o ontem e o amanhã não estão em nossas mãos. Nossa responsabilidade está em praticar boas obras e fazer sempre o bem, hoje. Das escolhas que fazemos hoje, depende nossa eternidade

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]

 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade