Acorda Cidade - Dilton Coutinho

28 de Janeiro de 2022
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Brasil

Todas as notícias
Publicado em 10/01/2022 16h04.

Emissão de CPF nos Correios aumenta durante a pandemia

A obrigatoriedade do CPF para o cadastro de maiores de 12 anos fez com que muitos buscassem nos Correios a solução para sair com o documento na hora.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Emissão de CPF nos Correios aumenta durante a pandemia
Foto: Paulo José/Acorda Cidade (Arquivo)

Acorda Cidade

Com presença em todos os municípios do Brasil, as agências dos Correios representam a opção mais vantajosa para milhares de brasileiros que precisam do número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) de forma simples e rápida. Com a facilidade de sair com o número do documento na hora do atendimento, o crescimento da procura pelo serviço CPF nas unidades da estatal, durante a pandemia, foi percebida em números.

Em todo o país, agências dos Correios registraram aumento na emissão do documento em momentos-chave para a população, como a abertura do cadastramento para o auxílio emergencial em 2020 e do início da vacinação de adolescentes em 2021.

A obrigatoriedade do CPF para o cadastro de maiores de 12 anos fez com que muitos buscassem nos Correios a solução para sair com o documento na hora. Nos meses de agosto, setembro e outubro de 2021, dados da estatal mostraram um aumento de cerca de 20% na emissão de CPF neste período em relação à média mensal de 2020.

Em Mato Grosso do Sul e em São Paulo, o crescimento da procura por CPF nas agências dos Correios chegou a mais de 70% em agosto, em comparação à média de 2020. O mesmo foi percebido em outros Estados do Brasil, como Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Amazonas, Piauí, Paraná e Minas Gerais.

“Com a facilidade de ter uma agência sempre por perto e a comodidade de sair com o número na hora, os Correios se posicionam como um local ideal para emitir o CPF. Durante a pandemia, mantivemos nosso atendimento aos cidadãos, seguindo todas as regras de segurança, o que permitiu a milhares de brasileiros emitir ou regularizar seu CPF”, destacou o presidente dos Correios, Floriano Peixoto.

Como tirar o CPF nos Correios

O serviço de emissão de CPF pode ser realizado em qualquer agência dos Correios. Para brasileiros com idade dos 18 aos 69 anos, é necessário título de eleitor, alistamento eleitoral, protocolo de inscrição ou certidão da Justiça Eleitoral atestando a não obrigatoriedade do alistamento eleitoral.

Para menores de 18 anos, a solicitação do CPF deverá ser feita pelo representante legal, que pode ser pai ou mãe, tutores, curadores ou responsáveis pela guarda judicial. Os documentos necessários são: Carteira de identidade ou certidão de nascimento que comprove a naturalidade, a filiação e a data de nascimento do menor, tutelado ou curatelado; e documentos que atestem a tutela, curatela ou responsabilidade pela guarda de incapaz ou interdito.

O número do novo CPF sai na hora. O valor da taxa é de R$ 7,00.

Para mais informações, acesse o site dos Correios: https://www.correios.com.br/atendimento/balcao-do-cidadao/saiba-mais-emita-seu-cpf

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Advogada faz alerta sobre o uso da garantia nas assistências técnicas
Brasil

Advogada faz alerta sobre o uso da garantia nas assistências técnicas

O Código de Defesa do Consumidor assegura a devolução do dinheiro em caso de insatisfação.

Ludmila Ferber, cantora e pastora, morre aos 56 anos, diz gravadora
Brasil

Ludmila Ferber, cantora e pastora, morre aos 56 anos, diz gravadora

Ela fazia tratamento contra um câncer de pulmão desde 2018. A Sony Music Gospel, de onde ela era contratada,...

Bebê de seis meses é vacinado com frasco inteiro da Pfizer contra Covid em Altinópolis, SP
Brasil

Bebê de seis meses é vacinado com frasco inteiro da Pfizer contra Covid em Altinópolis, SP

Criança havia sido levada ao posto para receber vacina pentavalente. Segundo a mãe, técnica de enfermagem p...

Vídeo

Covid-19: com poucos funcionários, drive-thru da prefeitura gera longas filas na Ayrton Sena Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta sexta-feira 28.01.22:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram