Empregos

Ano Novo, emprego novo; vejas as oportunidades ofertadas em Feira de Santana

Cerca de 10 vagas estão sendo oferecidas na Casa do Trabalhador.

09/01/2022 às 06h58, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves


Muita gente já iniciou o ano de 2022 em busca de uma oportunidade de emprego, seja pela primeira vez ou querer retornar ao mercado de trabalho. Em Feira de Santana, a Casa do Trabalhador é uma das principais ferramentas em que auxilia neste contato entre o empregador e o candidato.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o diretor da unidade, Fábio Souza, explicou que nesta primeira semana de janeiro, o movimento ainda é considerado fraco pela ausência de muitos gestores que seguem no ritmo de férias, mas segundo ele, as vagas sempre estão disponíveis.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

"Hoje temos cerca de 10 vagas de emprego que estamos oferecendo aqui na Casa do Trabalhador. Ainda é a primeira semana de janeiro, a primeira semana do ano, então o movimento ainda é fraco, ainda mais que muitos empresários ainda estão viajando, mas acreditamos que nos próximos 10 dias, esse número possa aumentar. Os trabalhadores procuram diversas vagas de emprego aqui, como as áreas de vendedor externo, estoquista, auxiliar de almoxarife e motorista de empilhadeira", informou.

Durante o ano de 2021, 383 trabalhadores tiveram a oportunidade da Carteira de Trabalho assinada. Ainda de acordo com o diretor da Casa do Trabalhador, por conta da pandemia, os cursos que são oferecidos no local, ainda não foram retomados.

Fábio Souza, diretor da Casa do Trabalhador | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
 

"Nós temos o registro aqui do ano de 2021, que 383 vagas foram preenchidas e esses candidatos tiveram a Carteira de Trabalho assinada, mas ainda temos algumas cartas aqui de recolhimento e acreditamos que esse número possa aumentar mais. Com relação aos cursos, neste momento, estão suspensos por conta da pandemia. Entendemos que ainda não se pode realizar aglomeração em local fechado, mas acreditamos que neste ano, possamos retomar com nossas atividades, mas o município também tem o programa Qualifica Feira e o feirense pode ficar despreocupado que a Casa do Trabalhador junto com o Qualifica Feira, irá ofertar esses cursos profissionalizantes", destacou.

Como realizar o cadastro na Casa do Trabalhador? Os candidatos interessados devem comparecer na unidade munidos de RG, CPF e Carteira de Trabalho.

A Casa do Trabalhador está funcionando em novo endereço, localizado na rua Castro Alves, 431, Centro.

Estágio

Quem também está em busca de uma oportunidade estágio, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), está ofertando as vagas para os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social/Publicidade e Propaganda, Sistemas da Informação, Licenciatura em Letras, Licenciatura em História, Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Matemática, Educação Física, Inglês, Pedagogia, além de vagas para os cursos técnicos em Eletromecânica, Eletrotécnica, Mecatrônica e Segurança do Trabalho.

Para áreas profissionais, a unidade também está ofertando vagas para a área de vendas, setor administrativo e educação em Feira de Santana, Itaberaba, Santo Antônio de Jesus, Ruy Barbosa, Santa Luz e Santo Estêvão.

Ao Acorda Cidade, a analista de Desenvolvimento de Carreiras Sênior do IEL, Suzana Silva de Souza, informou que no mês de janeiro, a oferta de vagas de emprego ou estágio era menor, o que vem mudando ao longo dos anos.

"Historicamente, o mês de janeiro possuía pouca oferta de vagas, o que se alterou nos últimos anos. Estamos aguardando um aumento nas contratações neste mês, devido às vagas de substituição dos estagiários que encerraram os contratos no mês de dezembro. Neste período, por exemplo, tivemos um aumento das vagas nas áreas de atendimento/administrativo, técnica e educação, e justamente na área de educação, além das vagas de estágio, temos o destaque para ofertas das vagas profissionais e agora estamos aguardando o aumento das contratações para esta segunda quinzena de janeiro", disse.

De acordo com Suzana, neste ano de 2021 em todo o território da Bahia, cerca de 10 mil vagas de estágio foram ofertadas.

"No ano de 2021, nós intermediamos cerca de 10 mil vagas de estágio, além de quase 300 oportunidades de emprego aqui na Bahia. Os perfis de destaque no momento, são aqueles com maior capacidade de responder às mudanças aceleradas desse novo tempo, com uma facilidade de poder aprender, desaprender o que não se encaixa mais dentro das exigências e transformações do mercado e reaprender de forma inovador e ágil, desenvolvendo as atividades, pensando sempre 'fora da caixa'", afirmou.

Áreas promissoras

Para a analista de Desenvolvimento de Carreiras Sênior do IEL, Suzana Silva, as áreas profissionais mais promissoras para este ano de 2022, estão direcionadas para o setor da tecnologia.

"No mundo da tecnologia, da transformação digital, do acesso fácil e ágil a informações, é perceptível que algumas áreas são tendências no futuro do trabalho. Como por exemplo, áreas de atuação que envolvem tecnologia e informática, engenharia sustentável, Marketing, Mídias Sociais, área comercial envolvendo venda, pós venda e relacionamento, mercado financeiro está em alta, Recursos Humanos com foco em Gestão de Pessoas e Talentos, além das áreas jurídicas, de saúde e educacional. É notório que as velhas profissões estão se adequando ao novo mundo e as novas chegando com tudo para dominar o mercado. É tudo questão de adaptação, inovação, criatividade, e enxergar oportunidades", informou ao Acorda Cidade.

Quais os erros mais comuns cometidos pelos candidatos desde a preparação do currículo até a entrevista?

De acordo com Suzana, a falta de atenção e comprometimento, podem ser fatores importantes.

"Falta de atenção, comprometimento e objetividade, tanto na confecção do currículo como no momento da entrevista. Ao se falar de currículo, precisamos reforçar que este ainda é uma ferramenta de extrema relevância para recrutamento de vagas. É o primeiro contato do entrevistador/facilitador com o candidato. Logo, é preciso dar a devida importância a este documento. É fundamental que as informações sejam declaradas de forma clara, verdadeira e objetiva. Colocar dados pessoais e contatos atualizados com telefones e e-mail válidos, Objetivo (especialidades e interesse de forma breve), Formação Acadêmica, Experiências destacando atividades mais relevantes, com o mês e ano de entrada e mês e ano de saída, Cursos, Referências profissionais válidas. Deve conter no máximo duas páginas, com exceção para o Lattes. Na entrevista é relevante que o candidato conheça um pouco sobre empresa que está pleiteando a oportunidade, demonstrar interesse e conhecimento, pode chamar atenção do entrevistador. Chegar para a entrevista de 10 a 15min antes, se reportar de maneira objetiva sobre suas habilidades, conquistas e experiências, demonstrar segurança ao falar e vontade de conseguir uma oportunidade. Lembrem-se de usar roupas e sapatos discretos, pois a intenção é chamar atenção para suas habilidades e qualificações e não somente para sua aparência.", explicou.

Quais características são exigidas pelas empresas?

Segundo Suzana, o candidato precisa ter facilidade de adaptação e engajamento.

"Referindo-se a perfil comportamental e análise de competências, é perceptível de uma forma geral é que as soft skills mais valorizadas são, a criatividade, flexibilidade, facilidade de adaptação, bem como a resiliência, o engajamento e o perfil protagonista. Estes são os diferenciais para os profissionais do futuro, principalmente devido às mudanças provocadas pela pandemia", concluiu.

Para realizar o cadastro no sistema o IEL, o candidato deve acessar o portal www.ielbahia.com.br e escolher a opção 'Carreira Desejada'.

O IEL trabalha a Carreira desde o Jovem Aprendiz, Estágio, Bolsista, até Profissionais.

Com informações dos repórteres Paulo José e Laiane Cruz do Acorda Cidade
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Estou a preucurar de emprego tenho carteira de motorista A/D e curso de passageiros
    Até pra alxiliar de produção mim serve

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade