Acorda Cidade - Dilton Coutinho

29 de Janeiro de 2022
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Educação

Todas as notícias
Publicado em 07/01/2022 16h10.

Fies: cerca de 1 milhão de inadimplentes podem renegociar dívida com o programa

Decisão é válida para contratos firmados até 2017 com mais de 90 dias em atraso.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Fies: cerca de 1 milhão de inadimplentes podem renegociar dívida com o programa
Foto: Divulgação

Agência Educa Mais Brasil

Atualmente, cerca de 1 milhão estudantes com contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) estão inadimplentes com o programa, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). Se uma medida provisória para renegociação das dívidas for aprovada, esses estudantes poderão ter até 92% na negociação.

O que falta agora é a aprovação da medida provisória, em vigor desde a semana passada, passar por aprovação definitiva do texto, pelo Congresso Nacional, em até 120 dias após o fim do recesso legislativo. Sob o n° 1.090/2021, o documento foi publicado no dia 30 de dezembro de 2021, em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), e estabelece as diretrizes para a renegociação de dívidas do Fies para contratos firmados até 2017 com mais de 90 dias em atraso.

A quantidade de estudantes com contratos do Fies que estão no CadÚnico ou que receberam Auxílio Emergencial soma 548 mil contratos, e os demais inadimplentes somam 524,7 mil contratos de financiamento. Assim, para os contratos com atraso superior a 90 dias, na data da publicação da medida provisória, o desconto no saldo devedor será de 12%, além de isenção de juros e multas, para pagamento à vista. Caso não seja possível a amortização imediata do valor, há a possibilidade de parcelar o total devido em 150 parcelas mensais e sucessivas, também com isenção de juros e multas.

Já para os inadimplentes há mais de 360 dias, o desconto no saldo devedor é de 92% para os financiados cadastrados no CadÚnico ou que tenham sido beneficiários do auxílio emergencial. Para os demais casos, o desconto será de 86,5% sobre o valor principal da dívida. Em ambas as opções, os descontos valem para pagamento a vista ou quitação em dez parcelas mensais e sucessivas, com reajuste pela Selic, conforme a publicação.

Nesse ano, o número de vagas que serão disponibilizadas pelo Fies será de 110.925, sendo que 66.555 estarão disponíveis no primeiro semestre e 44.370 vagas ficarão para o segundo semestre. Assim, o aporte é de R$ 500 milhões no Fundo Garantidor do Fies (FG-Fies), provenientes do orçamento do MEC.

O Fies é um programa do governo federal que concede financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação de instituições privadas. As inscrições ocorrem duas vezes por ano, antes do início das aulas em cada semestre.

A candidatura leva em consideração a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Como a edição mais recente, o Enem 2021, ainda está em processo de aplicação, os estudantes deverão usar a nota do Enem de 2010 a 2020 no ato da inscrição. Outros fatores levados em consideração são: ter notas iguais ou acima de 450 pontos e nota diferente de zero na redação, e a renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Uefs publica atualização do Plano de Retomada das Atividades Presenciais
Uefs

Uefs publica atualização do Plano de Retomada das Atividades Presenciais

No documento, a Uefs especifica os protocolos que precisam ser rigorosamente respeitados por servidores técni...

Uefs realiza testagem para a covid em funcionários
Educação

Uefs realiza testagem para a covid em funcionários

Os funcionários testados que apresentarem resultado positivo passam a realizar as atividades laborais em trab...

Governo autoriza integralização de cotas no fundo garantidor do Fies
Educação

Governo autoriza integralização de cotas no fundo garantidor do Fies

Valor de R$ 500 milhões garante crédito em caso de inadimplência.

Vídeo

Covid-19: com poucos funcionários, drive-thru da prefeitura gera longas filas na Ayrton Sena Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta sexta-feira 28.01.22:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram