Saúde

Esgotamento emocional no fim do ano acende alerta para Síndrome de Burnout

As consequências de uma prolongada rotina desregrada podem manifestar exaustão ou até mesmo problemas mais sérios.

31/12/2021 às 11h35, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Apesar do clima festivo e de todas as celebrações que o fim de ano traz, é nessa mesma época em que muitas pessoas costumam apresentar cargas elevadas de estresse. O acúmulo de afazeres no dia a dia e de compromissos sociais nesse mesmo intervalo podem gerar ansiedade e cobranças profissionais, resultando em um impacto negativo na saúde física e emocional.

Nos últimos meses do ano, período em que as pessoas se dedicam para concluir projetos que demandam mais tempo e esforços, a pressão aumenta ainda mais. “Muitos podem sentir uma sobrecarga de estresse, fadiga, falta de paciência e até mesmo ausência de prazer ao realizar tarefas simples”, alerta a psicóloga Liliana Lopes.

Para a psicóloga, as consequências de uma prolongada rotina desregrada podem manifestar exaustão ou até mesmo problemas mais sérios, como a Síndrome de Burnout, resultado da tensão no trabalho, que pode se tornar no indivíduo uma condição crônica de estresse agudo que leva ao esgotamento físico e mental.

Para identificar a síndrome que tem acometido cada vez mais pessoas, é necessário um diagnóstico mais preciso, uma vez que pode ser confundida com outras doenças como a depressão. Liliana Lopes reforça que a diferença entre a depressão e a síndrome está no fato da Burnout estar intrinsecamente ligada à rotina profissional.

No entanto, alguns especialistas apontam que os sintomas que levam à Síndrome de Burnout vão além das que estão atreladas ao ambiente de trabalho. Eventualidades, como problemas de ordem médica, como procedimentos delicados, questões familiares e financeiras também podem contribuir para essa condição.

É possível identificar, entre os sintomas mais comuns da síndrome de Burnout, a ansiedade, exaustão, tristeza, indiferença, agressividade, distanciamento afetivo e desinteresse pelo trabalho. Entretanto, as manifestações dessa condição atingem a saúde física com sintomas, como dores de cabeça frequentes, problemas gastrointestinais, batimento acelerado e insônia.

“A busca pelo equilíbrio deve ser sempre a principal opção entre nossas escolhas, pois, desse modo, percorreremos um caminho mais saudável em nossa vida. O excesso de trabalho e o sedentarismo podem acarretar problemas tanto mentais quanto físicos. Manter um estilo de vida que prioriza o bem-estar é decisivo para conseguirmos qualidade nos nossos dias”, explica Liliana Lopes. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na Arteterapia

Comportamento

Transição de carreira: mais da metade dos brasileiros avaliam mudar de profissão

O estudo promovido pelo LinkedIn reflete a história de Dalva, Ana Rosa e Dayane, profissionais que vêm se realizando na...

04/03/2024 às 09h25

Profissões

Oportunidades

Profissões em alta para 2024, segundo o LinkedIn

Dizem que o ano só começa após o Carnaval, não é mesmo? Então, ainda dá tempo de iniciar seus planos...

28/02/2024 às 07h27

Mercado de Trabalho - freepik

Mercado de Trabalho

Como alcançar grandes metas sem afetar a saúde mental dos trabalhadores

Especialistas listam medidas que podem beneficiar colaboradores e empresas na hora de alcançar resultados almejados durante o ano.

21/02/2024 às 15h53

Itaú Mulher Empreendedora reprodução

Empreendedorismo Feminino

Mulher empreendedora: abertas inscrições para mais de 20 mil vagas para capacitação gratuita em todo o Brasil

O “Empreenda e Renda” visa desenvolver competências práticas em gestão, finanças e marketing digital, além de negócios liderados por mulheres;...

06/02/2024 às 08h36

Gerência regional do trabalho em Feira de Santana MTP ft Ney Silva acorda cidade

Feira de Santana

Gerência do Trabalho já recebeu cerca de 30 denúncias de descumprimento do pagamento de 13º salário

A empresa que não cumprir com os pagamentos pode sofrer penalidades jurídicas perante a lei por cada trabalhador prejudicado.

18/12/2023 às 20h12

Cedae

Mercado de Traballho

Dia do Engenheiro: veja as áreas da profissão que estão em alta no mercado

Com o desenvolvimento do mercado e o surgimento de novas vertentes dentro da área, algumas engenharias vêm se destacando.

11/12/2023 às 07h30

image

Rádio acorda cidade