Bahia

Campeonato Baiano 2022: conheça os clubes do interior do estado que vão disputar o torneio

Oito equipes do interior participam do Baianão; veja quem são os principais jogadores, técnicos e onde cada clube vai mandar seus jogos.

29/12/2021 às 15h22, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O Campeonato Baiano vai abrir, em janeiro, o calendário dos clubes do estado. O torneio terá algumas novidades em 2022, quando completa 117 anos. A primeira delas é a estreia do Barcelona de Ilhéus, que conquistou o título da segunda divisão em 2021 e, consequentemente, o direito de disputar a divisão principal. A Onça Pintada ocupa o lugar deixado pelo Fluminense de Feira, rebaixado após campanha ruim na última edição.

O rebaixamento é outra novidade para a próxima temporada. A Federação Bahiana de Futebol (FBF) decidiu aumentar o número de clubes rebaixados a partir de 2022 e possibilitar o acesso de duas equipes da segunda para a primeira divisão. Mas isso só ocorrerá caso a Série B do Baiano seja disputada por, no mínimo, dez clubes.

Como preparação para a competição, o ge reuniu as principais informações sobre os clubes do interior que vão disputar o Baianão. Confira abaixo!

Atlético de Alagoinhas | Campeão em 2021

O atual campeão baiano é o clube que planejou a maior pré-temporada entre todos os times do campeonato. Os dois primeiros testes do Carcará foram em amistosos contra equipes sub-20 e os resultados foram positivos: 3 a 1 contra o Jacuipense, que disputará a Copa São Paulo de Futebol Júnior, e 2 a 0 sobre o Vitória, campeão da Copa do Nordeste da categoria.

Nomes conhecidos: Fábio Lima (goleiro), Bremer (zagueiro), João Ananias (volante) e Dionísio (meia)
Técnico: Agnaldo Liz
Início da pré-temporada: 23 de novembro
Estádio: Antônio Carneiro – Alagoinhas

Bahia de Feira | 2° colocado em 2021

O Bahia de Feira costuma figurar entre os candidatos ao título e, em 2021, ficou perto de levantar seu segundo troféu. A campanha do vice-campeão contou com alguns jogadores que seguem no plantel em 2022.

Nomes conhecidos: Paulo Paraíba (zagueiro), Alex Cazumbá (lateral-esquerdo), Diones (volante), Deon (atacante).
Técnico: Flávio Araújo
Início da pré-temporada: 14 de dezembro
Estádio: Arena Cajueiro – Feira de Santana

Barcelona de Ilhéus | Campeão da Série B em 2021

O estreante de 2022 é do sul da Bahia, mas ainda não sabe onde vai jogar. O estádio Mário Pessoa, em Ilhéus, não teve laudo técnico aprovado e não poderá receber jogos da Onça Pintada pelo Baianão. No comando da equipe, segue o treinador campeão da Série B em 2021, o rei do acesso Paulo Sales.

Nomes conhecidos: Deijair (goleiro), Andresson (zagueiro), Capone (volante), Vitinho e Ramires (meias)
Técnico: Paulo Sales
Início da pré-temporada: 6 de dezembro
Estádio: a definir

Doce Mel | 9º colocado em 2021

Vice-lanterna em 2021, o Doce Mel vai para sua terceira temporada seguida na elite do futebol baiano. A equipe de Cruz das Almas cansou de lutar contra o rebaixamento e, segundo Catalão, presidente do clube, vai brigar por uma vaga na Série D 2023.

Nomes conhecidos: Geovane (goleiro), Carlos Magno e Elionay (meias)
Técnico: Beto Oliveira
Início da pré-temporada: 6 de dezembro
Estádio: Carmelito Barbosa – Cruz das Almas

Jacuipense | 6º colocado em 2021

Um dos três times baianos rebaixados no Brasileirão em 2021, o Jacuipense gerou muita expectativa e terminou frustrando os torcedores. Um modesto 6º lugar no Baianão para um time que disputaria a Série C do Campeonato Brasileiro foi um sinal de alerta para o que viria. A novidade para 2022 é o retorno do técnico Rodrigo Chagas, que conseguiu o acesso para a Série A do Baianão em 2012, com o vice-campeonato da Série B.

Nomes conhecidos: Wesley (zagueiro), Willian Kaeffer (volante), Danilo Rios (meia), Ruan Levine (atacante)
Técnico: Rodrigo Chagas
Início da pré-temporada: 13 de dezembro
Estádio: Joia da Princesa – Feira de Santana

Juazeirense | 3º colocado em 2021

Destaque nacional com boa campanha na Copa do Brasil 2021, o Juazeirense ficou com a sensação de que poderia ter feito melhor na disputa do estadual. A equipe caiu na semifinal para o Atlético de Alagoinhas, nos pênaltis, e terminou em terceiro lugar. Para 2022 o time manteve boa parte dos atletas e anunciou várias contratações. O volante Diego Viana é um deles, que assinou pelo Cancão, posteriormente negociou com o Altos, mas voltou atrás e vai disputar o Baianão pelo Juazeirense.

Nomes conhecidos: Rodrigo Calaça (goleiro), Wendell (zagueiro), Waguinho (volante) e Clebson (meia)
Técnico: Francisco Diá
Início da pré-temporada: 10 de dezembro
Estádio: Adauto Moraes – Juazeiro

Vitória da Conquista | 7º colocado em 2021

O Vitória da Conquista brigou contra o rebaixamento e deixou a desejar em 2021. Mas, já na primeira semana de preparação para 2022, disputou um amistoso contra a seleção de Licínio de Almeida e venceu por 3 a 1.

Nomes conhecidos: Nilton (goleiro), Silvio, Dadai (zagueiros), Rafael Granja (meia) e Airton Maradona (atacante)
Técnico: Zé Humberto
Início da pré-temporada: 14 de dezembro
Estádio: Lomanto Júnior – Vitória da Conquista

Unirb | 8º colocado em 2021

Estreante em 2021, o Unirb fez uma campanha discreta e lutou contra o rebaixamento até a penúltima rodada. Para 2022, o clube havia acertado com o técnico Ivo Secchi, que saiu sem sequer estrear, pois aceitou uma proposta do futebol paulista mais vantajosa financeiramente. Para seu lugar, o Unirb trouxe Lorival Santos, que em 2021 comandou o ASA-AL. O clube também está construindo um centro de treinamento em Mata de São João, no litoral norte da Bahia.

Nomes conhecidos: clube não divulgou informações do elenco até o fechamento dessa matéria
Técnico: Lorival Santos
Início da pré-temporada: 17 de dezembro
Estádio: Antônio Carneiro – Alagoinhas

Fonte: ge Ba

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade