PodCast

Má higiene íntima pode causar câncer de pênis; veja explicações do urologista João Batista

O médico destaca que é importante lavar e enxugar bem o pênis.

07/12/2021 às 21h19, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

A higiene íntima é um fator de grande importância tanto para a saúde da mulher como para a saúde do homem. Evita uma série de doenças e promove o bem estar, além de uma maior qualidade de vida. Hábitos simples e rotineiros ajudam a prevenir a proliferação de bactérias e até a incidência de câncer. O médico urologista e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), João Batista de Cerqueira participou do podcast do Escuto Cá Entre Nós e em referência ao Novembro Azul, falou sobre os cuidados que os homens devem ter com a saúde, assim como a realização de exames para prevenir o câncer de próstata e outras doenças.

Ele explicou que na região Nordeste há uma grande ocorrência de câncer de pênis e a doença começa geralmente a partir de um processo inflamatório no órgão. Segundo ele, muitos homens têm vergonha de expor o problema, fazendo com que ele se agrave e levando inclusive a uma amputação do pênis parcial ou total.

“A principal causa do câncer de pênis é dos pacientes que têm fimose. Alguns homens têm o estreitamento do prepúcio e não conseguem expor a cabeça do pênis, a glande e por isso, começam a haver processos inflamatórios entre o prepúcio interno e a glande. Esse processo inflamatório é a raiz do qual vem o câncer de pênis. Associado a isso, a presença de um vírus, o HPV. Aqueles subtipos que são oncogênicos também predispõem que se desenvolva o processo do câncer de pênis. Infelizmente o câncer de pênis leva inúmeros brasileiros a procedimentos cirúrgicos e a óbitos. A sociedade tem chamado a atenção e eu chamo a atenção principalmente para a região Nordeste, da qual a Bahia faz parte. Existe uma incidência altíssima de câncer de pênis é importante falar sobre ele e que a prevenção básica é a higiene, lavar o pênis”, explicou o médico.

Não basta apenas sacudir

João Batista afirmou ainda que os homens precisam lavar bem o pênis durante o banho e aqueles que são portadores de fimose, devem buscar o tratamento que é cirúrgico, para a retirada da pele e deixar assim a glande exposta. De acordo com ele, isto consequentemente diminui a incidência do câncer de pênis e é importante também após urinar, não apenas dar aquela sacudida habitual no órgão, mas lavar e enxugar.

“Urinou, deve lavar o pênis e enxugá-lo. A urina é uma substância que irrita a pele e por isso os recém-nascidos apresentam vermelhidão na região genital, há a ação amoniacal da urina. Os homens têm que tomar esse cuidado. É um hábito higiênico. Muitos homens vão ao sanitário, urinam, têm a facilidade de urinar de pé e ao terminarem o jato miccional, recolhem o pênis. Alguns nem lavam as mãos e saem do sanitário. É uma questão cultural, de educação e é preciso educar os familiares e começar pelos filhos. Orientá-los a fazer a higiene, o devido asseio para que evitem a irritação peniana”, afirmou.

O urologista frisou ainda que as lesões que indicam o câncer de pênis geralmente são superficiais, começam na pele e quando mais cedo identificadas e tratadas, melhor. A depender do quadro, pode ser feita a retirada da lesão e também o tratamento com radioterapia. Em casos em que o paciente vai postergando procurar o atendimento médico, o quadro pode se agravar e levar a amputação do órgão e do saco escrotal. Necessitando então que seja feita uma neouretra na região do períneo.

Ele reforçou que é importante também que os homens estejam atentos aos cuidados para evitar o câncer de próstata, tendo bons hábitos de vida, como a prática de atividade física e boa alimentação. E, aqueles que ultrapassaram os 45 anos façam a avaliação urológica anual.

Confira esses e outros esclarecimentos do médico João Batista sobre a saúde do homem escutando o podcast a seguir:

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade