Salvador

Parte de ponte para passagem de pedestres em terminal marítimo desaba na BA

Terminal está desativado, mas seguia sendo utilizado por ser o único local de acesso de embarcações que fazem a travessia entre São Tomé de Paripe e a Ilha de Maré.

04/12/2021 às 16h12, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Parte da ponte do terminal marítimo de São Tomé de Paripe, no subúrbio de Salvador, que está desativado, caiu no final da manhã deste sábado (4). Ao menos uma pessoa ficou ferida.

O terminal está desativado, mas seguia sendo utilizado por ser o único local de acesso de embarcações que fazem a travessia entre São Tomé de Paripe e a Ilha de Maré, que pertence a Salvador e faz parte do arquipélago da Baía de Todos-os-Santos.Por causa do rompimento da ponte, as testemunhas contam que ao menos duas pessoas caíram na água. Uma delas transportava um isopor com bebidas e demais produtos, que seriam vendidos na praia.

"Eu estava acompanhando um cliente na minha barraca, quando vi a situação, corri e registrei tudo. Um rapaz ficou ferido, se arranhou, machucou o dedo, mas o material que ele levava ficou lá na água", conta Mario Gonzaga que é dono de uma barraca de praia em São Tomé de Paripe.

Governo diz que aguarda licenças; prefeitura diz que empresa não apresentou documentos

O terminal é de responsabilidade da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra). Em nota, o órgão disse que a empresa que fará a recuperação do terminal já está contratada e já tem autorização por parte do governo para início das obras. Ainda segundo a Seinfra, o terminal será interditado temporariamente para que os reparos sejam feitos.

No entanto, o órgão estadual ainda afirma que a obra ainda não teve início porque a empresa vencedora, Tecnocret Engenharia, aguarda solicitações da Prefeitura para a liberação das licenças obrigatórias do serviço. A nota diz ainda que o governo acionará a empresa para que conclua os trâmites junto ao poder municipal. Após a finalização da obra, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agerba) fará a concessão do terminal, que deverá ser administrado pela empresa vencedora.

A prefeitura de Salvador também se manifestou sobre o caso. Em nota, onde lamenta o ocorrido, a prefeitura diz que tem acompanhado a situação do equipamento. Segundo o comunicado, a empresa entrada no processo para a execução das intervenções na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), no dia 23 de julho de 2021 e que quatro dias depois, no dia 27, após análise realizada pelos técnicos do órgão, a secretaria solicitou alguns documentos que, até o momento, não foram apresentados pela empresa.

A prefeitura ainda afirma que no dia 11 de novembro, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) fez uma vistoria no local e, através da avaliação técnica que constatou os sérios riscos causados pela falta de manutenção, informou a situação à Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e à Secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado da Bahia (Seinfra), para a tomada das providências necessárias.

Terminal desativado desde 2016

Desde 2016, segundo denúncia de moradores e dos marinheiros que trabalham no local, que o terminal marítimo foi desativado. Diante da situação, eles precisaram passar pela ponte que já apresentava problemas de infraestrutura, ou entrarem nas embarcações caminhando pela água.

Em 2017, com o terminal desativado, usuários já reclamavam de ter que fazer a travessia entrando no mar. No entanto, as embarcações maiores, não conseguem se aproximar da areia para que as pessoas entrem e por isso, os passageiros seguiram se arriscando ao andar pela ponte e entrar nos barcos para a travessia com destino a Ilha de Maré.

Foto: Maiana Belo/G1 BA

Fonte: g1 Bahia

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade