Acorda Cidade - Dilton Coutinho

19 de Janeiro de 2022
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Feira de Santana

Todas as notícias
Publicado em 04/12/2021 13h05.

Devotos se reúnem em louvor à Santa Bárbara e caruru é servido no Centro de Abastecimento

Mais de meia tonelada de frango, foi utilizada na preparação do caruru de Santa Bárbara.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Devotos se reúnem em louvor à Santa Bárbara e caruru é servido no Centro de Abastecimento
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Gabriel Gonçalves

Celebrado todos os anos no Centro de Abastecimento, o dia de Santa Bárbara comemorado neste sábado (4), foi iniciado com uma celebração da Santa Missa na Igreja Senhor dos Passos.

Ao final da celebração, os fiéis e devotos, se dirigiram até o Centro de Abastecimento, onde as imagens de Santa Bárbara e São Gerônimo, já estavam preparadas para receber todo o público.

Em entrevista ao Acorda Cidade, a devota da Santa, Margarida Lima da Silva, 66 anos, destacou que sempre que possível está presente nos festejos.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

"Santa Bárbara representa muito na minha vida, sempre peço força, saúde, tranquilidade, paz, sossego e sempre que posso, estou presente nos festejos. Hoje por exemplo é minha primeira vez que irei participar do caruru", afirmou.

Para Martís da Silva Vitória, 69 anos, a devoção é desde criança. Segundo ela, após se recuperar de uma enfermidade, ofereceu caruru para os vizinhos em agradecimento à Santa.

"Eu nasci e fui criada no distrito da Matinha, mas hoje eu moro na sede de Feira de Santana e digo que Santa Bárbara é tudo na minha vida, eu tenho bastante Fé, acredito muito nela, já fiz promessa, estava doente e ela me curou. Depois disso, eu ofereci um caruru para meus amigos e vizinhos", afirmou.

Trabalhando há mais de 30 anos no Centro de Abastecimento, o comerciante Luiz Cláudio, 60 anos, informou à reportagem do Acorda Cidade, que as tradições em comemoração ao dia da Santa, não devem ser interrompidas, e criticou a realização da missa na Igreja Senhor dos Passos.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

"Sempre participo dos festejos, mas fico triste porque nos últimos dois anos, estão querendo tirar a tradição do evento que sempre é realizado aqui. Ainda que o Centro esteja passando por algumas dificuldades, teríamos que ter a celebração, a missa aqui. Em compensação, hoje estão distribuindo três mil pratos de caruru, mas o sentido da festa, é a celebração, a parte espiritual também. Então qual o sentido de realizar a missa lá na igreja Senhor dos Passos, se o festejo acontece aqui? Exigimos das autoridades para que repensem nesta situação, porque se é para evitar aglomeração, qual a logística então de distribuir três mil pratos? Vai ter aglomeração da mesma forma", enfatizou.

Proprietário da farmácia que leva o nome da Santa, Augusto César já comercializa no local há 38 anos.

Ao acorda cidade, ele contou que sempre participa dos festejos e elogiou toda preparação que foi feita neste ano, principalmente com relação ao altar, onde estão as imagens de Santa Bárbara e São Gerônimo.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

"Santa Bárbara tem um grande sentido para a gente, até porque a nossa farmácia já leva o nome dela. Sempre participei de todas as festividades e nunca perdi um ano. Sempre estou nas missas, procissões e neste ano aconteceu de forma diferente. A missa foi realizada lá na Igreja Senhor dos Passos, mas foi feito um belíssimo altar aqui com as imagens de Santa Bárbara e São Gerônimo, mas a gente espera que os próximos eventos possam acontecer aqui. É como coração de mãe, sempre cabe mais um, então que no próximo ano, que a nossa missa possa ser realizada aqui novamente, que já possamos fazer a nossa procissão, porque isso faz parte da tradição de longos anos e jamais pode acabar", destacou.

Com relação a estas mudanças que aconteceram neste ano, o administrador do Centro de Abastecimento, Cristiano Gonçalves, explicou que faz parte das normas contra a Covid-19.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

"Nesse ano por conta da pandemia, não tivemos aqueles festejos como realmente acontece, com o samba de roda, a procissão com os andores, mas tivemos esse cuidado em não quebrar a tradição. A missa aconteceu lá na Igreja Senhor do Passos, mas o caruru está sendo distribuído aqui, pois cada pessoa ao receber a sua quentinha, já que iremos distribuir nesse formato, ela também possa levar para casa ou almoçar em outro local que seja afastado das pessoas. A cultura do dia de Santa Bárbara não acabou, mas devido à pandemia, houve estes ajustes. Esperamos que no momento certo, quando estiver liberado, possamos ter de volta os desfiles com as baianas, o cortejo com o andor, aquela festa bonita que sempre foi realizada, mas isso tudo depende da pandemia e de todos os protocolos", explicou.

De acordo com o administrador do restaurante popular do Centro de Abastecimento, Davi Dias, cerca de 600kg de frango foram utilizados na preparação do caruru de Santa Bárbara.

"Começamos a trabalhar desde quinta-feira, ontem durante o dia preparamos os legumes, todas as proteínas até a preparação de hoje. Contamos aqui com 19 colaboradores na parte da interna da cozinha e utilizamos cerca de 600 kg de frango, três sacos de quiabos, entre outras especiarias, como a castanha, camarão além dos outros produtos que são utilizados", disse.

Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Sem prova de vida, aposentados e pensionistas terão o benefício suspenso
Feira de Santana

Sem prova de vida, aposentados e pensionistas terão o benefício suspenso

São 312 beneficiários que precisam regularizar a situação.

Reunião busca alinhar trabalhos entre seccional da OAB/BA e a Subseção Feira
Feira de Santana

Reunião busca alinhar trabalhos entre seccional da OAB/BA e a Subseção Feira

A reunião que ocorreu nesta terça-feira (18)

Terminal Rodoviário de Feira de Santana pode ser novo ponto do transporte intermunicipal
Feira de Santana

Terminal Rodoviário de Feira de Santana pode ser novo ponto do transporte intermunicipal

Estudos ainda estão sendo feitos para que haja esta possibilidade.

Vídeo

Com sonho de ser jogador de futebol, feirense de 9 anos usa a criatividade para treinar em casa Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta terça-feira 18.01.22:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram