Acorda Cidade - Dilton Coutinho

26 de Janeiro de 2022
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Brasil

Todas as notícias
Publicado em 03/12/2021 16h27.

Pesquisador da Rede DSBR participa de evento nacional de gestão pública

Sediado na capital de Alagoas, evento reuniu mais de 200 gestores brasileiros em grupos de trabalho com foco no futuro da administração pública. Poty Lucena apresentou projetos produzidos pela rede de pesquisa na área de ciência de dados, governança e gestão pública.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Pesquisador da Rede DSBR participa de evento nacional de gestão pública
Foto: Consad 2021

Acorda Ciade

Temas como ciência de dados, ativos, parceria público-privadas, escolas de governo, transformação digital, compras públicas, concessões, comunicação pública e gestão de pessoas estiveram na pauta do Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad Express), evento que reuniu especialistas em gestão pública em Maceió (AL) que debateram e apresentaram as boas práticas na administração pública. O evento teve início no dia 30 de novembro com programação até 03 de dezembro e tem como principal objetivo discutir estratégias para a modernização da gestão pública.

O pesquisador e coordenador da Rede Data Science BR (DSBR), Poty Rodrigues de Lucena, marcou presença no evento com uma agenda que contemplou duas palestras e uma participação no Grupo de Trabalho de Ciência de Dados sobre o Planejamento das Ações para 2022. A primeira palestra com o tema Descomplicando a Gestão de Projetos em Ciência de Dados na Administração Pública, Poty Lucena falou sobre os desafios organizacionais e da gestão dos dados na administração pública e apresentou os ciclos do modelo de gestão MAnGve for Innovation Management (Mi9) experimentado na Rede DSBR, bem como os projetos desenvolvidos pela rede em parceria com o Ministério da Educação, como a Plataforma Universidade 360º - Observatório da Educação Superior, uma solução em Big Data Analytcs de transparência e governança da Rede Federal de Educação.

A Plataforma foi lançada em setembro de 2021 e tem como públicos de interesse: a sociedade, a comunidade acadêmica e escolar, órgãos de imprensa, órgãos de controle dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, o Ministério da Educação e as universidades, institutos federais, Cefet´s e o Colégio Pedro II. Na segunda quinzena de novembro, a Plataforma lançou uma nova seção com informações da execução orçamentária e de indicadores de gestão do Tribunal de Contas da União (TCU), atualizados diariamente.

A Rede DSBR é uma rede de pesquisa em ciência de dados liderada pela UFOB |em cooperação com pesquisadores da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Ministério da Educação.

A segunda palestra Big Data Analytcs: Transparência para Cidadania, governança para decisão abordou temas como a Lei de Acesso à Informação, política de dados, direitos dos usuários dos serviços públicos, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, a Rede Nacional de Governança Digital entre outros assuntos relacionados à promoção da cidadania pela transparência e à governança para tomada de decisões na administração pública.

O Consad Express fomenta a realização do 120º Fórum Nacional de Secretários de Estado da Administração Pública.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Empresas oferecem curso gratuito de tecnologia para pessoas acima dos 50 anos
Curso Gratuito

Empresas oferecem curso gratuito de tecnologia para pessoas acima dos 50 anos

Inscrições vão até o dia 5 de fevereiro; curso é 100% a distância.

Senacon notifica empresas sobre aumento de preços de testes de covid
Brasil

Senacon notifica empresas sobre aumento de preços de testes de covid

Órgãos de defesa do consumidor verificaram os preços em lojas

Prazo para regularização do Simples Nacional é ampliado para 31 de março
Brasil

Prazo para regularização do Simples Nacional é ampliado para 31 de março

Decisão foi tomada pelo Comitê Gestor do Simples, na sexta-feira (21), com participação do Sebrae. Prazo p...

Vídeo

Proprietários de terrenos em Feira de Santana que permitirem descarte incorreto de lixo, serão multados Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta quarta-feira 26.01.22:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram