Câmara Municipal

CPI da saúde ouve mais quatro testemunhas na Câmara; indícios de irregularidade foram registrados

Se há previsão de convocação do secretário de Saúde, o médico Marcelo Britto para depor na CPI, o vereador Ivamberg informou que primeiro, é necessário ouvir as empresas, para assim, convocar os dirigentes.

03/12/2021 às 14h56, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (3) na Câmara Municipal, mais uma oitiva que investiga possíveis irregularidades na saúde pública de Feira de Santana. Na oportunidade, quatro testemunhas foram ouvidas nesta sessão. São eles: um contador da empresa JG, uma assistente administrativa de coordenação das policlínicas e UPAs no município, a coordenadora geral das UPAs e policlínicas e o chefe do departamento de Recursos Humanos de Feira de Santana.

Presidente da CPI, o vereador Paulão do Caldeirão (PSC) não compareceu à Câmara por problemas de saúde. Substituto de Paulão e relator da CPI, o vereador Ivamberg Lima (PT) destacou, em entrevista ao Acorda Cidade, que tudo ocorreu dento da normalidade e que os materiais já colhidos em outras oitivas estão servindo de análise para tomar as devidas providências.

“Primeiro esclarecer que o vereador Paulão do Caldeirão não presidiu a sessão de hoje por problemas de saúde, mas está tudo bem, graças à Deus. Até agora, os trabalhos transcorreram dentro da normalidade. Acho que essa comissão obteve materiais interessantes para que a gente possa colocar no relatório e todas essas oitivas, que nós fizemos até hoje, renderam materiais que nós analisaremos e tomaremos as providências cabíveis para responsabilizar quem for de direito. Hoje está sendo um dia produtivo para essa comissão parlamentar de inquérito”, disse.

Questionado se já foi apurado algum indício de irregularidade, Ivamberg frisou que o bloqueio de pagamento de médicos e a contratação de médicos de uma empresa sem fins lucrativos são dois assuntos que podem provar falta de transparência na secretaria.

“Até aqui, na primeira oitiva, nós já detectamos duas coisas questionáveis. Primeiro a questão de bloqueio do pagamento dos médicos, solicitados segundo a diretora da Insaúde, pelo secretário municipal de saúde. Segundo, é a contratação de médicos por uma ‘quarteirização’, vamos dizer assim, já que a empresa é um OS sem fins lucrativos, a empresa terceirizou o serviço de médicos pagando impostos e isso é questionável. Hoje ouvimos algumas testemunhas, mas o que nos chamou atenção foi a afirmação de que para a contratação da coordenadora geral das Upas foi uma indicação do prefeito. O prefeito pediu que ela entregasse o currículo a sua secretária, mandou para empresa e a empresa então chamou. É de se questionar como é que está a transparência dessas contratações”.

Se há previsão de convocação do secretário de Saúde, o médico Marcelo Britto para depor na CPI, o vereador Ivamberg informou que primeiro, é necessário ouvir as empresas, para assim, convocar os dirigentes.

“No nosso plano de trabalho temos as linhas de investigação. A primeira linha de investigação é ouvir todas as empresas, não só da Secretaria de Saúde, mas de todas as secretarias que têm trabalho terceirizado. Na segunda linha, é ouvir os dirigentes, então, só na segunda linha nós chamaremos os dirigentes, e com certeza o secretário de saúde. Com certeza será convocado”, finalizou. (Por Maylla Nunes, com informações do repórter Paulo José)

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Deputado Estadual

Política

"Não há a menor possibilidade de apoiar A ou B", diz Pablo Roberto sobre possível candidatura a vice

Ele também destacou que se mantém confiante diante de pesquisas eleitorais registradas que apontam percentuais de aprovação.

24/04/2024 às 15h15

Fernando Haddad e Mário Negromonte Júnior

Política

Mário Negromonte Júnior se reúne com ministro Haddad para debater a regulamentação da reforma tributária

Haddad convidou o presidente da Comissão de Finanças e Tributação, o deputado federal Mário Negromonte Júnior para debater alguns pontos....

24/04/2024 às 14h12

Congresso Nacional_ Foto Jonas Pereira_ Agência Senado

Política

Com 300 páginas, projeto com regras da reforma tributária deve chegar ao Congresso nesta quarta

Secretário extraordinário da Fazenda para o tema, Bernard Appy não quis adiantar conteúdo.

24/04/2024 às 12h35

Sessão da Câmara é adiada em solidariedade à presidente Eremita Mota; sepultamento de irmão será às 16h

Feira de Santana

Sessão da Câmara é adiada em solidariedade à presidente Eremita Mota; sepultamento de irmão será às 16h

O caso será investigado e as circunstâncias que levaram ao crime, identificadas.

24/04/2024 às 09h10

Paço Municipal - Prefeitura de Feira de Santana

Feira de Santana

Ex-chefe de Divisão da Secel é nomeado como novo Superintende de Esportes da prefeitura Municipal

Vale lembrar que a criação da Superintendência Municipal de Esportes foi criada em março do último ano, com o objetivo...

24/04/2024 às 07h43

Paulo Azi

Política

Paulo Azi confirma que foi cotado por Lula para assumir Ministério das Comunicações: “Tomei um susto”

O parlamentar afirmou que estava de férias em Praia do Forte, no município de Mata de São João, quando recebeu...

23/04/2024 às 17h07

image

Rádio acorda cidade