Feira de Santana

Feira Natalina do Sindicato dos Trabalhadores Rurais é retomada

O evento está acontecendo na Fazenda Santa Inês, localizada na BR-116 Norte, distrito de Tiquaruçu.

03/12/2021 às 09h20, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

Suspensa por conta da pandemia, a Feira Natalina realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana, está sendo retomada nesta sexta-feira (3) e segue até o próximo domingo (5).

O evento está acontecendo na Fazenda Santa Inês, localizada na BR-116 Norte, distrito de Tiquaruçu.

Em entrevista ao Acorda Cidade, a presidente do sindicato, Conceição Borges, destacou que dentro de oito anos de realização, a Feira Natalina foi suspensa uma única vez, no ano passado, por conta da pandemia.

Para ela, este é um momento de confraternização, mas também aproveitar o momento, sobretudo para fomentar a agricultura familiar.

"Esse é o momento da gente fazer várias discussões, é o momento da gente comercializar, inclusive até brincamos que aqui, será o 13º das pessoas que comercializam, já que infelizmente temos um grande número de pessoas passando fome na zona rural. Recentemente, tivemos uma perda na safra, mas que estas chuvas que estão caindo, possam nos dar esperança, até porque nos trazem alegria", destacou.

Embora este final de semana seja um momento de confraternizar, Conceição Borges alertou para o possível fim da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP), instrumento que é utilizado para identificar e qualificar as Unidades Familiares de Produção Agrária.

Segundo a presidente, com o encerramento deste programa, muitos agricultores, poderão perder benefícios.

"Nós temos esse programa da Declaração de Aptidão que garante o agricultor, o acesso à todos os benefícios da política pública da agricultura familiar. Estamos muito temerosos com o fim desse programa, sabemos que muita gente poderá perder os seus direitos, e infelizmente trará um impacto na vida de muitas pessoas", explicou.

Na Feira Natalina que acontece até o próximo domingo (5), terá exposições de artesanato, além de muitas produções da agricultura familiar.

 

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade