Feira de Santana

Filarmônica 25 de Março realiza novo projeto cultural e socioeducativo: o 25 Ensino Híbrido

O projeto 25 Ensino Hibrido tem o apoio financeiro da Prefeitura de Feira de Santana através da Secretaria de Cultura Esporte e Lazer via Pro-Cultura/Esporte e da Paraguassu Veículos.

26/11/2021 às 15h47, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Quase dois anos depois de restringir as atividades por causa da pandemia, a Sociedade Filarmônica 25 de Março está retomando aos poucos as aulas presenciais com os alunos da Escola de Música Estevam Moura, pertencente a esta tradicional entidade cultural de Feira de Santana.

A retomada está sendo feita através do 25 Ensino Híbrido, projeto iniciado neste mês, envolvendo 22 alunos da filarmônica, entre crianças, jovens e adolescentes, alguns deles em situação de vulnerabilidade social.

O projeto inclui aulas remotas e presenciais. As aulas remotas, de forma coletiva, estão sendo ministradas via internet, com todos os alunos em suas casas, recebendo instruções sobre o uso de seus respectivos instrumentos e sobre interpretação de partituras do acervo musical da filarmônica.

Desses alunos, 17 estão participando também de aulas individuais e presenciais, um a cada vez, no Centro Comunitário Ederval Fernandes Falcão, bairro Baraúnas. Todos já tomaram pelo menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Vídeo nas redes sociais

As aulas presenciais desses 17 alunos resultarão num vídeo a ser publicado até o final do ano nas redes sociais. Eles executarão o dobrado “Coronel Pedra”, de autoria do músico João Alves Souza, maestro da 25 de Março na década de 1930.

O vídeo já está sendo produzido com a gravação de cada aluno tocando seu respectivo instrumento isoladamente, para depois serem reunidos, por edição, como se todos executassem o dobrado ao mesmo tempo.

As aulas e a coordenação dos músicos estão a cargo de Antônio Neves, maestro da 25 de Março. Segundo ele, o projeto 25 Ensino Híbrido é mais uma iniciativa da entidade para evitar a evasão de alunos da Escola Estevam Moura, por causa da pandemia, e ao mesmo tempo atrair e formar novos músicos. “Queremos fortalecer cada vez mais a filarmônica, estreitando suas relações com a sociedade e contribuindo com a educação de nossos jovens”, diz o maestro.

Outros projetos culturais

O projeto 25 Ensino Hibrido tem o apoio financeiro da Prefeitura de Feira de Santana através da Secretaria de Cultura Esporte e Lazer via Pro-Cultura/Esporte e da Paraguassu Veículos.

No início deste ano, a 25 de Março realizou dois outros projetos com os mesmos objetivos culturais e socioeducativos, mas ambos exclusivamente de forma remota: o Banda Digital, com a gravação online de músicas do acervo da filarmônica; e o Conexão 25 em Banda Larga, com aulas masterclass e debates virtuais sobre as filarmônicas, reunindo músicos, dirigentes de bandas e professores de faculdades de música da Bahia e de outros estados da federação. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade