Acorda Cidade - Dilton Coutinho

19 de Janeiro de 2022
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Agenda Cultural

Todas as notícias
Publicado em 25/11/2021 15h42.

Programação do VI Novembro Negro do Candeal II retorna neste sábado (27)

De acordo com Francisca Fonseca, integrante do Grupo das Marias da Comunidade Quilombola do Candeal II, a avaliação dos dois primeiros dias do evento, no último fim de semana, foi muito positiva.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Programação do VI Novembro Negro do Candeal II retorna neste sábado (27)
Foto: Divulgação

Acorda Cidade

O VI Novembro Negro do Candeal II: Roda de Versos, Cultura e Resistência, realizado no último final de semana, nos dias 20 e 21, atraiu um público de aproximadamente 500 pessoas durante todo o dia do evento.

Segundo os organizadores, o ponto mais alto da programação foi a exibição do Documentário Roda de Versos na Boca da Noite.

Foto: Divulgação

De acordo com Francisca Fonseca, integrante do Grupo das Marias da Comunidade Quilombola do Candeal II, a avaliação dos dois primeiros dias do evento foi muito positiva.

“No sábado pela manhã, tivemos uma oficina sobre o uso de novas tecnologias. À tarde tivemos a terceira Feira das Marias, que foi muito boa. Tivemos circulação de uma média de 500 pessoas por dia. Durante a exibição do documentário foi uma média de 250 pessoas assistindo, na praça da Capela da Associação. Conseguimos garantir um certo distanciamento e acolhemos as pessoas da comunidade que vieram apreciar o evento”, afirmou Francisca Fonseca.

Ela destacou ainda a importância de um evento como este para a valorização do povo e da cultura da comunidade do Candeal.

Foto: Divulgação

“Para nós foi um momento que inspirou muita gente, um momento de realização, de celebrar a memória e a ancestralidade do povo preto. Houve o encontro geracional dos mais jovens com os idosos. E durante o domingo tivemos várias atividades culturais, com danças, poesias, grupos, e a feira.”

A programação será retomada, então no dia 27, com a roda de diálogo sobre o papel das instituições locais no combate ao racismo estrutural. “Vamos ter a participação de Fábio Santana, da Sepromi, o pastor Jorge Nery, da Faculdade Católica de Feira de Santana, o diácono Imbraim Muinde, que é um queniano que está fazendo um trabalho na Igreja Católica em Feira, a diretora da escola local e o líder comunitário de Candeal II, Roberto Ferreira”, contou.

No dia 28, ocorrerá um mostra de cultura e arte, com o que é produzido no quilombo, desde produção de alimentos a produção artística, que se encerra às 15h30.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Sesc Games acontece neste domingo (23)
Feira de Santana

Sesc Games acontece neste domingo (23)

Evento promove diversão e solidariedade

Parque temático da Turma da Mônica é a atração de férias no Boulevard Shopping
Lazer

Parque temático da Turma da Mônica é a atração de férias no Boulevard Shopping

A atração é destinada à crianças a partir de 02 anos.

Salvador: Bike Sem Barreiras promove inclusão neste sábado (15)
Bahia

Salvador: Bike Sem Barreiras promove inclusão neste sábado (15)

Projeto busca proporcionar acessibilidade a pessoas com deficiência por meio do esporte

Vídeo

Com sonho de ser jogador de futebol, feirense de 9 anos usa a criatividade para treinar em casa Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta terça-feira 18.01.22:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram