Feira de Santana

Mulher trans denuncia discursos de ódio na Câmara de Vereadores e pede respeito às diversidades

Ao Acorda Cidade, ela contou que discursos de ódio 'disparados' contra o grupo, faz com que pessoas tirem a própria vida, e destacou que na atual sociedade, o grupo não vive, e sim, sobrevive.

25/11/2021 às 10h53, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Os assuntos relacionados aos discursos de ódio contra o grupo LGBTQIA+ na Câmara Municipal de Feira de Santana, voltaram a ser discutidos na manhã desta quinta-feira (25).

Desta vez, quem utilizou a tribuna livre da Casa Legislativa, foi a transexual, Rafaela Costa, que pediu mais respeito ao grupo.

Ao Acorda Cidade, ela contou que discursos de ódio 'disparados' contra o grupo, faz com que pessoas tirem a própria vida, e destacou que na atual sociedade, o grupo não vive, e sim, sobrevive.

"Hoje estou aqui para falar sobre os discursos de ódio que vem ocorrendo aqui na Câmara Municipal, discursos de ódio que matam pessoas iguais a mim, fazem com que pessoas iguais a mim, se matem. É muito difícil a nossa vida, porque a gente não aponta o dedo para ninguém, a gente não maltrata ninguém, a gente não quer brigar, não quer criar confusão e vivemos a nossa vida cada dia mais, preocupados. Hoje eu tenho 54 anos de idade e sobrevivo, porque uma pessoa igual a mim, não vive, sobrevive, e me considero a mulher transexual mais velha que reside aqui na cidade de Feira de Santana e me considero a mãe de todos os travestis, de todos os trans, das lésbicas, gays, drags e de todas as letras LGBTQIA+ daqui da cidade", disse.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

De acordo com Rafaela, não era possível ouvir todos os discursos de ódio que são declarados na Câmara Municipal, e ficar 'calada'.

"Eu me considero como mãe de todos estes meus filhos e jamais poderia ouvir os discursos que estão sendo feitos aqui na Câmara Municipal e permanecer calada e não me manifestar. Estou pedindo para que respeitem os meus filhos, deixem todos em paz, porque existem outras coisas pendentes e necessárias em Feira de Santana para se preocuparem, do que estar aqui discutindo sobre a sexualidade alheia, a religião alheia, com a cor da pele. Disseram que o vereador Edvaldo Lima falou que somos 'veados', mas não somos, 'veados' são aqueles animais de quatro patas que correm no meio do mato, e nós somos seres humanos. Merecemos respeito, pois não somos a minoria como dizem. Somos hoje, considerados o maior exército organizado da Terra. Temos uma bandeira universal, que é o arco-íris, temos um hino universal que é a música I Will Survive, e nossas energias estão interligadas, atuando em todos os continentes", concluiu.

Ao final do discurso, o vereador Edvaldo Lima fez o uso do microfone e com as mãos dadas com Rafaela Costa, declarou que os cristãos, não sentem raiva das pessoas LGBTQIA+.

"Nós não temos raiva de vocês, nós representamos a palavra de Deus, e espero que vocês entendam que nós não temos raiva de vocês, oramos por vocês, a igreja ora por todos vocês", disse. (Por Gabriel Gonçalves com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade)

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade