Saúde

Ainda não há previsão para início da dose de reforço para o público acima de 18 anos em Feira de Santana

É preciso ter a publicação de uma Nota Técnica, autorizando este procedimento em todo o território nacional.

23/11/2021 às 06h40, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

Na última terça-feira (16), o Ministério da Saúde anunciou a redução do intervalo da dose de reforço da vacina contra a Covid-19. O intervalo passou de seis para cinco meses após o esquema vacinal completo. Além desta decisão, foi anunciada também, que qualquer pessoa acima de 18 anos, está liberada para tomar a terceira dose.

Notícia atualizada: Dose de reforço para maiores de 18 anos será aplicada na UniFTC nesta quarta (24); veja outros públicos

Em Feira de Santana, ainda não há previsão para início da aplicação da dose de reforço para este público. Em entrevista ao Acorda Cidade, o secretário de Saúde, Marcelo Britto, explicou que é preciso ter a publicação através de uma Nota Técnica, autorizando este procedimento em todo o território nacional.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

"Nesse momento em que nós estamos conversando agora, a regra é de seis meses, mas o Ministro da Saúde já anunciou que vai reduzir para cinco, mas não houve a publicação desta Nota Técnica, porque só a partir daí, se torna oficial esta nova regra. Assim como nenhum município está autorizado enquanto não houver a publicação, para realizar a terceira dose. Até então, este é um pronunciamento do Ministro, desejando essa vontade, mas é preciso transformar essa vontade em ação, a partir da publicação da Nota Técnica. Após isso, será também anunciado qual será a média de vacinas que chegarão nos municípios, se será apenas uma vez por semana, duas vezes, conforme já estamos fazendo aqui com as outras doses", disse.


Com relação a primeira e segunda dose, o secretário Marcelo Britto, destacou que o município se comporta muito bem no processo de vacinação, superando o que era esperado.

"Nossa meta era atingir 420 mil pessoas vacinadas, e já estamos ultrapassando aí cerca de 460 mil. Já conseguimos também uma boa parte da segunda dose, estamos avançando, temos uma quantidade em torno de 7 a 10 mil pessoas que estão com atraso, mas dentro de um universo de 300 mil, esse número é relativamente pequeno. Nós acreditamos que estas pessoas que ainda não tomaram, estão dentro do prazo de intervalo entre a primeira e segunda dose, e a dose de reforço já está autorizada para os maiores de 60 anos, trabalhadores da área da saúde, e ficamos neste aguardo da Nota Técnica para saber como será a dose de reforço para todos acima dos 18 anos de idade, se vai liberar direto, ou por escala, como 59, 58, 57 e assim por diante", concluiu.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade