Educação

Estudantes de Feira de Santana falam sobre o que acharam do tema da redação no Enem

A aplicação do Enem teve início hoje, com uma prova contendo a redação dissertativa-argumentativa e 90 questões objetivas.

21/11/2021 às 17h54, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Estudantes de Feira de Santana que participaram do primeiro do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) comentaram sobre o tema da prova de redação deste ano, que foi “Invisibilidade e Registro Civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil".

Para o estudante Antony de Oliveira Costa Oliveira, 18 anos, o tema estava fácil, e ele conseguiu dissertar bem, de acordo com o que entendia sobre o assunto.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

“Estou ansioso pela prova da próxima semana, mas minha preocupação era mais a redação. Fiz o Enem hoje para conseguir obter uma nota para um curso técnico, mas vou continuar estudando para passar na Polícia Militar”, comentou o jovem sobre os seus próximos passos na área do estudo.

Outro estudante que realizou a prova hoje, no Colégio Luiz Eduardo Magalhães, não quis se identificar à reportagem, mas avaliou que a prova teve questões diferentes e foi um pouco cansativa para ele.
De acordo com o participante, o espaço da sala de aula estava abafado, e piorou a sensação devido ao obrigatório da máscara, além de ter observado outros problemas estruturais na unidade de ensino.

Em relação ao tema da redação, ele considerou interessante e inovador. “Achei o tema bem interessante e atual porque muitas pessoas, infelizmente, ainda não têm o registro de nascimento e não sabem que é gratuito. Eu achei o tema inovador, requereu um pouco de reflexão e raciocínio, para que a gente conseguisse dissertar e argumentar de uma maneira inteligente, para chegar a uma conclusão com uma proposta de intervenção que seja útil à sociedade”, afirmou.

Segundo ele, se preparou durante o ano inteiro, e focou mais nas dificuldades em redação e em questões de matemática.

“Eu pretendo ingressar no curso de publicidade. A semana que vem vamos ter provas de matemática, física e química e isso vai requerer muito da nossa capacidade mental, porque vamos ter que fazer muito cálculo. Vamos precisar estar bem descansados e dispostos para fazer a prova”, concluiu.

A aplicação do Enem teve início hoje, com uma prova contendo a redação dissertativa-argumentativa e 90 questões objetivas: 45 delas dos componentes linguagens, códigos e suas tecnologias, e 45 de ciências humanas e suas tecnologias. No próximo domingo (28), terão vez as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias.

As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Para tanto, o candidato não pode tirar nota zero na redação. Os participantes do Enem podem ainda pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), e se candidatar a uma vaga em instituições de ensino superior portuguesas que têm convênio com o Inep.
 

 

Com informações do repórter Ed Santos e da Agência Brasil.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade