Acorda Cidade - Dilton Coutinho

26 de Janeiro de 2022
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Polícia

Todas as notícias
Publicado em 27/10/2021 21h56.

Policiais civis da Bahia protestam e cobram reajuste salarial

Grupo se concentrou em frente à sede da Governadoria, em Salvador, e fizeram uma caminhada pela Avenida Paralela com destino à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Policiais civis da Bahia protestam e cobram reajuste salarial
Foto: Sindpoc

Acorda Cidade

Investigadores, escrivães e peritos técnicos da Polícia Civil da Bahia fizeram um protesto nesta quarta-feira (27), em Salvador. O grupo cobrou reajuste salarial para a categoria.

Eles se concentraram em frente à sede da governadoria, e por volta de 12h20 fizeram uma caminhada pela Avenida Paralela, e retornou à sede do órgão. A mobilização provocou congestionamento na via, que foi liberada no final da manhã.

Foto: Sindpoc

O sindicato que representa a classe informou que servidores dos três cargos têm exigência de nível superior para ingressar na corporação, mas recebem salário-base de R$ 1.047, que é pago a profissionais de nível médio. O sindicato detalha que os vencimentos são abaixo do salário mínimo.

De acordo com o diretor da entidade, Eustácio Lopes, o último reajuste ocorreu em 2014 e a Lei Orgânica que regulamenta o salário dos policiais foi revista em 2009, quando o governador Rui Costa era secretário da Casa Civil e negociou com os trabalhadores.

"Hoje a categoria se reúne aqui hoje para solicitar sensibilidade do governador para compreender e valorizar os trabalhadores da segurança pública. São sete anos sem reajuste. Queremos que ele regulamente o salário. Investigadores, escrivães e peritos técnicos têm a mesma exigência de nível superior do perito criminal, mas recebem salário de nível médio”, afirmou.

O Governo da Bahia informou, por meio de nota, que trabalha no planejamento da política de gastos para 2022, incluindo os investimentos em Recursos Humanos.

Ainda na nota, o governo explicou que em 2021, a administração estadual ainda permanece sob as regras da Lei Federal 173/2020, que estabeleceu o programa federativo de enfrentamento ao novo coronavírus e proíbe aumento de despesas com pessoal nos estados. No entanto, a administração estadual salientou que concedeu promoções e progressões de carreira na Polícia Civil, dentre dos parâmetros legais permitidos e de acordo com os limites impostos pela responsabilidade fiscal.

A reportagem entrou em contato com a Polícia Civil e com a Secretaria da Segurança Pública, e aguarda um posicionamento.

Fonte: G1

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Guarda Municipal frustra assalto em loja na Rua Desembargador Filinto Bastos
Feira de Santana

Guarda Municipal frustra assalto em loja na Rua Desembargador Filinto Bastos

Um comerciante da área presenciou o ato criminoso e se deslocou até a Seprev.

Homem morre após troca de tiros e dois são presos no bairro Asa Branca em Feira de Santana
Polícia

Homem morre após troca de tiros e dois são presos no bairro Asa Branca em Feira de Santana

O fato ocorreu após chamado do Centro Integrado de Comunicação – Cicom/190, sobre a presença de homens ar...

Sindicato diz que Conjunto Penal de Feira vive surto de Covid-19 e falta de policiais penais
Feira de Santana

Sindicato diz que Conjunto Penal de Feira vive surto de Covid-19 e falta de policiais penais

Caso o número de contaminados aumente, as visitas serão suspenas.

Vídeo

Proprietários de terrenos em Feira de Santana que permitirem descarte incorreto de lixo, serão multados Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta quarta-feira 26.01.22:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram