Feira de Santana

Trabalhadores rurais fecham garagem de ônibus e Feira de Santana amanhece parcialmente sem transporte público mais uma vez

Os ônibus da empresa Rosa não saíram das garagens para transportar os passageiros.

27/10/2021 às 06h00, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

Os ônibus da empresa Rosa não saíram da garagem na manhã desta quarta-feira (27). Por conta disso, a cidade de Feira de Santana está mais uma vez com o transporte público parcialmente suspenso. Trabalhadores rurais chegaram ao local na madrugada de hoje e impediram a saída dos veículos como forma de protesto, uma vez que a Rosa retirou os ônibus que circulavam em quatro linhas da zona rural.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Nós queremos o ônibus rodando nos povoados. Nós estamos sem transporte. É inviável só as vans rodarem nos distritos, não tem como porque existem idosos, pessoas com deficiência que dependem dos ônibus e pessoas que precisam do ônibus para ir ao trabalho. O transporte é um direito nosso. Nós chegamos aqui mais ou menos 1h da manhã, madrugamos aqui, a gente nem dormiu. Vamos ficar aqui e se não resolver vamos parar os outros ônibus. Não vai sair ninguém, vamos parar tudo. Tem aproximadamente 200 pessoas aqui”, afirmou a moradora conhecida como Sônia da Lagoa Grande, em entrevista ao Acorda Cidade.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

É a segunda vez nesta semana que os usuários do transporte coletivo urbano ficam sem ônibus. Na última segunda-feira o mesmo ocorreu com os ônibus da empresa São João, porém os motoristas e cobradores retornaram ao trabalho após pagamento dos salários atrasados.

As linhas 50 (São José/Praça do Tropeiro via Carro Quebrado), 52 (Candeia Grossa/Praça do Tropeiro), 123 (São José/Faz.Morro/Terminal Norte) e 124 (Santa Quitéria/Adelba/Terminal Norte), que tiveram o serviço suspensos pela Rosa, estão sendo atendidas, emergencialmente, pelas vans do Serviço de Transporte Alternativo Complementar (Stpac), mas os veículos não aceitam o cartão ViaFeira e não atendem a demanda de gratuitade. 

O que diz a prefeitura

A Prefeitura de Feira de Santana informou em nota que foi surpreendida com a manifestação e através da Procuradoria Geral (PGM), já adotou providências judiciais a fim de restabelecer a normalidade da operação de transporte público urbano e a garantia do interesse coletivo. Ainda segundo a nota, a manifestação tem caráter político.

"O ato de caráter político-partidário é organizado pelo manifestante Ubiratan Fonseca de Jesus. O mesmo foi nomeado para o cargo de agente parlamentar no gabinete do vereador Silvio Oliveira (Sílvio Dias), conforme o Diário Oficial do Poder Legislativo, publicado em 11 de junho de 2021. A manifestação compromete as 109 linhas de transporte do município.

São apenas quatro linhas rurais que, emergencialmente, estão sendo atendidas pelo STPAC (Sistema de Transporte Público Alternativo e Complementar).

A frota de ônibus da concessionária Rosa, bem como colaboradores (motoristas e cobradores) estão preparados para iniciarem a operação assim que os manifestantes desobstruam o local.

A Guarda Municipal foi acionada para manter a ordem e preservar a segurança de operadores do Sistema Integrado de Transporte (SIT).

O ato prejudica a população do município que utiliza o serviço essencial para se deslocar ao trabalho e locais de vacinação. Fiscais da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) orienta usuários, nos terminais de transbordo (Norte e Central), afetados com a falta do transporte público", diz o texto na nota.

Fotos: Paulo José/Acorda Cidade

 

Reportagem em andamento aguarde mais informações

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade