Acorda Cidade - Dilton Coutinho

08 de Dezembro de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Feira de Santana

Todas as notícias
Publicado em 27/10/2021 06h00.

Trabalhadores rurais fecham garagem de ônibus e Feira de Santana amanhece parcialmente sem transporte público mais uma vez

Os ônibus da empresa Rosa não saíram das garagens para transportar os passageiros.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Trabalhadores rurais fecham garagem de ônibus e Feira de Santana amanhece parcialmente sem transporte público mais uma vez
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Andrea Trindade

Os ônibus da empresa Rosa não saíram da garagem na manhã desta quarta-feira (27). Por conta disso, a cidade de Feira de Santana está mais uma vez com o transporte público parcialmente suspenso. Trabalhadores rurais chegaram ao local na madrugada de hoje e impediram a saída dos veículos como forma de protesto, uma vez que a Rosa retirou os ônibus que circulavam em quatro linhas da zona rural.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Nós queremos o ônibus rodando nos povoados. Nós estamos sem transporte. É inviável só as vans rodarem nos distritos, não tem como porque existem idosos, pessoas com deficiência que dependem dos ônibus e pessoas que precisam do ônibus para ir ao trabalho. O transporte é um direito nosso. Nós chegamos aqui mais ou menos 1h da manhã, madrugamos aqui, a gente nem dormiu. Vamos ficar aqui e se não resolver vamos parar os outros ônibus. Não vai sair ninguém, vamos parar tudo. Tem aproximadamente 200 pessoas aqui”, afirmou a moradora conhecida como Sônia da Lagoa Grande, em entrevista ao Acorda Cidade.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

É a segunda vez nesta semana que os usuários do transporte coletivo urbano ficam sem ônibus. Na última segunda-feira o mesmo ocorreu com os ônibus da empresa São João, porém os motoristas e cobradores retornaram ao trabalho após pagamento dos salários atrasados.

As linhas 50 (São José/Praça do Tropeiro via Carro Quebrado), 52 (Candeia Grossa/Praça do Tropeiro), 123 (São José/Faz.Morro/Terminal Norte) e 124 (Santa Quitéria/Adelba/Terminal Norte), que tiveram o serviço suspensos pela Rosa, estão sendo atendidas, emergencialmente, pelas vans do Serviço de Transporte Alternativo Complementar (Stpac), mas os veículos não aceitam o cartão ViaFeira e não atendem a demanda de gratuitade. 

O que diz a prefeitura

A Prefeitura de Feira de Santana informou em nota que foi surpreendida com a manifestação e através da Procuradoria Geral (PGM), já adotou providências judiciais a fim de restabelecer a normalidade da operação de transporte público urbano e a garantia do interesse coletivo. Ainda segundo a nota, a manifestação tem caráter político.

"O ato de caráter político-partidário é organizado pelo manifestante Ubiratan Fonseca de Jesus. O mesmo foi nomeado para o cargo de agente parlamentar no gabinete do vereador Silvio Oliveira (Sílvio Dias), conforme o Diário Oficial do Poder Legislativo, publicado em 11 de junho de 2021. A manifestação compromete as 109 linhas de transporte do município.

São apenas quatro linhas rurais que, emergencialmente, estão sendo atendidas pelo STPAC (Sistema de Transporte Público Alternativo e Complementar).

A frota de ônibus da concessionária Rosa, bem como colaboradores (motoristas e cobradores) estão preparados para iniciarem a operação assim que os manifestantes desobstruam o local.

A Guarda Municipal foi acionada para manter a ordem e preservar a segurança de operadores do Sistema Integrado de Transporte (SIT).

O ato prejudica a população do município que utiliza o serviço essencial para se deslocar ao trabalho e locais de vacinação. Fiscais da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) orienta usuários, nos terminais de transbordo (Norte e Central), afetados com a falta do transporte público", diz o texto na nota.

Fotos: Paulo José/Acorda Cidade

 

Reportagem em andamento aguarde mais informações

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Aberta chamada pública para boxes no Shopping Cidade das Compras
Feira de Santana

Aberta chamada pública para boxes no Shopping Cidade das Compras

Estão sendo disponibilizados boxes que não foram ocupados até o último dia 30.

Taxistas preferem não trabalhar utilizando Bandeira 2; tarifa é considerada como 13º salário da categoria
Feira de Santana

Taxistas preferem não trabalhar utilizando Bandeira 2; tarifa é considerada como 13º salário da categoria

Segundo o taxita Dilson, em anos anteriores, os períodos de São João e Natal, sempre foram os melhores mese...

Programa de abastecimento começa com a construção de novo atacadão
Feira de Santana

Programa de abastecimento começa com a construção de novo atacadão

O prefeito avalia que a construção do novo centro vai possibilitar melhorias e necessárias modificações n...

Vídeo

Corpo de Bombeiros explica como agir em caso de anéis presos em dedos Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta terça-feira 07.12:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram