Dica de livros

Nanismo é o tema da nova obra de literatura infantil inclusiva de Celina Bezerra

O pequeno grande Tião, o menino com nanismo integra a série Amigos Especiais da Editora InVerso

20/10/2021 às 19h53, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Viver diferente do padrão é para os grandes. Em uma sociedade que ainda precisa avançar muito nos quesitos inclusão e respeito à diversidade, quem nasce com nanismo ou alguma outra condição que compromete o crescimento tem que aprender desde cedo a se enxergar além dos olhares curiosos e chacotas. O pequeno Tião, protagonista do mais novo livro de literatura inclusiva de Celina Bezerra, aprendeu rápido a lição.

Foto: Ana Ribas

“Gosto de, através das minhas histórias, quebrar paradigmas e contribuir para que as pessoas olhem, não para as deficiências, mas sim para as potencialidades do outro”, explica a autora convidando para o lançamento da obra, que acontece no próximo dia 23 de outubro, às 11 horas, no canal do Youtube da Editora InVerso.

O pequeno grande Tião, o menino com nanismo integra a série Amigos Especiais da Editora InVerso e tem ilustrações assinadas por Kitty Yoshioka. A baixa estatura não comprometia a felicidade de Tião, que vivia em uma cidade do interior com sua família. As peraltices eram as mesmas de toda criança, com a vantagem de que ele podia se esconder nos lugares mais inusitados onde mais ninguém cabia.

Nada o impedia de fazer o que queria. Em casa, seus pais adaptaram sua cama, os móveis, a pia e até o vaso do banheiro. Todos adoravam o pequeno amigo de coração enorme. Ninguém o tratava diferente por conta da sua altura.

Tião não sabia o que era Bullying até que precisou se mudar com a família para uma outra cidade, onde foi recepcionado por olhares curiosos, gargalhadas e até piadas. “Por ter sido criado em uma comunidade que o aceitava, Tião conseguiu enfrentar a situação. Se não fosse seguro de si, poderia se fechar para o mundo como acontece com muita gente”, avalia a autora.

Formada em Letras e pós-graduada em Educação Inclusiva e em Educação da infância com Ludicidade, Celina tem se destacado na cena literária pela escrita necessária dedicada às temáticas da diversidade e inclusão.

Tião, Bruna, Sabrina, Charles… Personagens até bem pouco tempo invisíveis na literatura infantil, protagonizam histórias de inclusão que brotam do imaginário da escritora Celina Bezerra. O livro de estreia foi Bruna, uma amiga Down mais que especial, lançado em 2017. Dois anos depois, Sabrina, a menina albina ganhava os holofotes. Em 2021, Charles, a estrela autista chegava ao mercado.

“Tenho 12 temáticas listadas para escrever. Estou lançando a quarta. Ainda pretendo lançar livros com personagens que representem crianças com deficiência auditiva, visual, paralisia cerebral”, lista a autora que já está finalizando a próxima obra que abordará a alopecia areata, uma doença autoimune que também pode estar ligada à genética, que causa a queda total ou parcial de pelos e cabelos. “A personagem não tem sobrancelhas, pelos, cílios. Também não tem livros, ainda”, conclui Bezerra.

Sobre a autora:

Educadora e escritora, Celina Bezerra é carioca mas mora na Bahia há mais de duas décadas. A inclusão é sua marca no universo literário infantil. Bruna, uma amiga Down mais que especial, Sabrina, a menina albina e Charles, a estrela autista são livros já lançados pela série Amigos Especiais, da Editora InVerso. Palestrante e idealizadora do curso Cultura e Literatura Infantil em uma Perspectiva Inclusiva, Celina Bezerra destaca a importância da representatividade. “A criança deve aprender a conviver com a diversidade, desde muito pequena. Quando ela aprende que o mundo é diverso, ela compreende o valor do respeito e, ao crescer, não praticará Bullying. Entenderá que zombar de um amigo por suas características individuais específicas não é engraçado e pode causar sofrimento. Com essa compreensão, a criança crescerá com o valor da inclusão”.

Serviço:
O quê?
Livro “O pequeno grande Tião, o menino com nanismo”
Quem? Autora Celina Bezerra com ilustrações de Kitty Yoshioka
Quando? Lançamento dia 23 de outubro de 2021, sábado, às 11 horas
Onde? No Facebook (www.facebook.com/editorainverso) e Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCYt-xbPvUGyMS37MIB22omA) da Editora Inverso
Como? Evento gratuito
Quanto? Os livros podem ser adquiridos por R$ 42,00 no site da editora (www.editorainverso.com.br).

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Escritoras

Dia Internacional da Mulher

Mulheres na literatura: ranking revela os livros e escritoras mais buscados pelos brasileiros na internet

Lista, liderada pela norte-americana Jamie McGuire, de "Belo Desastre", conta com obra de Carolina Maria de Jesus no top 5...

08/03/2024 às 15h22

vivaldo lima artista plástico

Podcast

Conheça a trajetória do artista plástico e professor Vivaldo Lima

Reconhecido por sua habilidade com a pintura, Vivaldo foi chamado para restaurar a pintura do teto do salão de eventos...

04/03/2024 às 08h14

Museu Regional de Arte de Feira de Santana - foto Ney Silva acorda cidade

Cultura e Arte

Nova Exposição reabre os portões frontais do Museu Regional de Arte de Feira de Santana 

A conquista veio após a manifestação de mais de 300 artistas da terra, que reivindicavam a reabertura desde o ano...

03/03/2024 às 13h30

Coletido de Entidades Afros de Feira de Santana -

Negritude Feirense!

Entidades afros de Feira de Santana criam coletivo em busca de reconhecimento e sustentabilidade

A criação do coletivo, celebra o início de um novo momento na história da Cultura de Matriz Africana em Feira...

02/03/2024 às 09h45

Museu Regional de Arte de Feira de Santana - ft Ney Silva acorda cidade

Cultura

Após manifestação de artistas, portão principal do Museu Regional de Feira voltará a ser aberto a partir desde domingo (3)

Desde 2014 que os portões do MRA permaneceram fechados, após interrupção por conta de uma reforma, explicou José Arcanjo.

29/02/2024 às 16h29

lei paulo gustavo bahia

Cultura

Secult-BA inicia pagamento de projetos da Paulo Gustavo Bahia

São 337 premiados em três editais, que, juntos, somam um montante mais de R$ 10 milhões. Outros 919 projetos foram...

28/02/2024 às 07h03

image

Rádio acorda cidade