Uefs

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca começa hoje (18) na maior biblioteca de Feira de Santana

A Biblioteca Central Julieta Carteado da Universidade Estadual de Feira de Santana interliga outras sete bibliotecas setoriais e tem capacidade instalada para abrigar aproximadamente 100.000 títulos.

18/10/2021 às 17h18, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) tem a maior biblioteca da cidade que é também uma das maiores entre as universidades públicas estaduais. Com capacidade instalada para abrigar aproximadamente 100.000 títulos e mais de 350.000 exemplares de acervo básico, a Biblioteca Central Julieta Carteado da Uefs abriga nas suas prateleiras um mundo de história, informações e conhecimento que vão além do espaço físico. Seus serviços, totalmente informatizados, interligam através da internet a várias outras redes de comunicação e informação locais, nacionais e internacionais.

E tem mais: a Biblioteca Central Julieta Carteado é o órgão central do Sistema Integrado de Bibliotecas da Uefs (Sisbi), unidade que organiza e desenvolve as ações não apenas desta que é a biblioteca central, mas também de outras sete bibliotecas setoriais (veja abaixo) divulgando a produção científica, promovendo o acesso à informação, incentivando a leitura e a preservação da memória da cultura regional e brasileira. Ana Martha Machado, responsável pela gestão administrativa e pela gestão técnica das bibliotecas, explica que o Sisbi é fundamental para a formação e enriquecimento profissional e intelectual dos seus usuários, como também, agrega e dissemina conhecimento, desenvolve e incentiva o hábito da leitura e do desenvolvimento cultural e social.

E a partir de hoje, dia 18 de outubro, tem início a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2021 na Uefs, que nesta edição presta homenagem ao escritor e educador Paulo Freire. O evento vai abranger o cuidado na vida das pessoas através da leitura, com o tema "A biblioteca celebra o cuidado: Cuidar de si, cuidar do outro e cuidar da sociedade", discutindo o efeito da pandemia na qualidade da vida e a importância da empatia nas relações.

Durante a programação, com inicio às 9h da manhã, haverá lançamento de livros, contação de histórias, palestras e apresentações culturais e todo mundo esta convidado a participar do evento e conhecer mais o mundo através dos livros.

Para acompanhar o evento acesse o site do Sisbi: http://www.sisbi.uefs.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=118 ou entre no Instagram, https://www.instagram.com/tv/CUsJXHfAMQ9/?utm_medium=copy_link

E você já esta sabendo que a Biblioteca Central Julieta Carteado já retomou algumas das suas atividades presenciais? O protocolo de procedimentos para reabertura do Sisbi/Uefs possibilitou a retomada na BCJC, desde o dia 5 de outubro. Os serviços prestados são a emissão do nada consta e a devolução de materiais.

 

A diretora explica que foi elaborado e divulgado um cronograma com os dias e horários específicos, com rodízio de funcionários para que não haja aglomeração. De acordo com Ana Marta o retorno parcial destes serviços contempla o público de formandos que necessita devolver os materiais bibliográficos pendentes para expedição do diploma. A continuidade das demais etapas estabelecidas no protocolo de reabertura vai depender da queda do número de contágio pandêmico do Coronavírus no Estado.

Conheça também as Bibliotecas Setoriais que fazem parte Sistema Integrado de Bibliotecas da Uefs (Sisbi).

Biblioteca Setorial do Centro de Educação Básica

A Biblioteca do Centro de Educação Básica foi implantada em março de 1999. Seu acervo é constituído de obras de referência, revistas especializadas em ensino fundamental, literatura infanto-juvenil e livros básicos e seu público-alvo é oriundo do próprio centro e dos cursos de licenciaturas da Uefs.

Endereço: Campus Universitário da Uefs, Feira de Santana – BA.

E-mail: [email protected]

Telefone: (75) 3161-8235

Biblioteca Setorial do Observatório Astronômico Antares – BSOA

Localizada no Observatório Astronômico Antares da Uefs, na periferia da cidade, a Biblioteca Setorial do Observatório Astronômico Antares é especializada na área de astronomia e astrofísica. Implantada, em 1997, tem como finalidade dar suporte às atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas pelo Observatório e pelos cursos das áreas de Ciências Exatas e Tecnologia da Uefs. Seu acervo é constituído de livros, periódicos e obras de referência nas áreas de física, astrofísica, astronomia, computação e geoprocessamento.

Endereço: Jardim Cruzeiro – Feira de Santana – BA.

E-mail: [email protected]

Telefone: (75) 3624-1921

Biblioteca Setorial Pierre Klose

A Biblioteca Setorial Pierre Klose foi implantada 1995 e está localizada no Centro Universitário de Cultura e Arte – Cuca, no centro de Feira de Santana, e atende, prioritariamente, aos alunos e professores do ensino básico, engajados no Projeto Interação Ciência e Arte no Desenvolvimento das Potencialidades Regionais, operacionalizado pelo Cuca. A Biblioteca Setorial Pierre Klose desenvolve intensa programação artístico-cultural – palestras, hora do conto, do artista, da ciência, da poesia, o cineminha, peças teatrais, entre outros eventos.

Endereço: Rua Conselheiro Franco, Centro, Feira de Santana – Ba.

E-mail: [email protected]

Telefone: (75) 3221-9766 // 9744

Biblioteca Setorial Ernesto Simões Filho – BSES

Implantação: 13/05/2007

Funcionamento: Segunda a sexta-feira – 8h às 12h e 14h às 18h.

Endereço: Rua Conselheiro Franco, Centro, Feira de Santana – Ba.

E-mail: [email protected]

Telefone: (75) 3221-9766 // 9744

Biblioteca Setorial Monteiro Lobato

Biblioteca Setorial Monteiro Lobato foi incorporada, administrativamente, à Uefs, em 1998, através de convênio com o Lions Clube de Feira de Santana. Situada no centro da cidade, ela atende a uma clientela oriunda do ensino básico, dos programas extensionistas da universidade vinculados ao núcleo temático de leitura e da comunidade em geral.

Endereço: Praça da Matriz, Centro- Feira de Santana- Ba.

E-mail: [email protected]

Telefone: (75) 3221-0644

Biblioteca Setorial Monsenhor Renato Galvão – BSMG

Implantada em junho de 1978, a Biblioteca Setorial Museu Casa do Sertão está localizada no campus universitário sede, no Museu Casa do Sertão. Especializada em cultura regional e popular, tem seu acervo inicial organizado a partir de um pequeno número de livros sobre folclore, cultura popular e literatura de cordel.

Implantação: 30/06/1978

Endereço: Campus Universitário da Uefs, Feira de Santana-Ba.

E-mail: [email protected]

Telefone: (75) 3161- 8752

Biblioteca do Campus Avançado da Chapada- BSCD

É considerada a biblioteca de referência sobre a Chapada Diamantina para pesquisadores do Campus Avançados da Chapada e de outras instituições nacionais e internacionais;

A partir da reabertura da biblioteca o número de pesquisadores interessados tem aumentado, entretanto o público é muito distinto e, as prioridades locais estão concentradas na formação de público leitor para o prazer e o estudo, e na identificação de jovens talentos.

Assim a Biblioteca está realizando um mapeamento do perfil local e buscando seu (re) alinhamento para tender a este perfil, dentro dos objetivos expostos.

   

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade