Acorda Cidade - Dilton Coutinho

29 de Novembro de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Feira de Santana

Todas as notícias
Publicado em 16/10/2021 06h28.

Prefeitura fecha o cerco contra o transporte clandestino

Objetivo da força-tarefa é coibir a prática ilegal em Feira
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Prefeitura fecha o cerco contra o transporte clandestino
Foto: Secom/PMFS

Acorda Cidade

O transporte irregular de passageiros, em Feira de Santana, está sendo combatido pela Prefeitura Municipal. No final da tarde de sexta-feira (15), uma força-tarefa percorreu os principais pontos de embarque e desembarque de usuários do transporte público urbano, situados no Centro da cidade.

Equipes da Guarda Municipal, Secretaria de Transportes e Trânsito (SMTT) e da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) fiscalizaram os veículos que paravam irregularmente na avenida Senhor dos Passos (pontos da Marisa, do Nordestino e da Carmac) e na Visconde do Rio Branco, próximo à Câmara Municipal.

Os veículos identificados praticando o transporte clandestino de passageiros e cometendo infrações foram autuados por agentes de Trânsito, seguindo as medidas administrativas previstas no CTB (Código de Transito Brasileiro).

A ação, segundo o secretário Saulo Figueiredo [SMTT], visa "manter a ordem e o direito do cidadão ter acesso ao serviço com a anuência do Governo Municipal. O nosso sistema de transporte proporciona segurança ao usuário, uma vez que são fiscalizados e vistoriados regularmente".

A maior parte dos veículos flagrados pela força-tarefa pertencem à Cootafalg (Cooperativa de Transportes Alternativos de Passageiros do Alto do Peru, Fazenda Grande do Retiro, São Caetano, Pirajá e Castelo Branco) que atua com vans e micro-ônibus, na sede e na zona rural. Entretanto, uma decisão do Tribunal de Justiça da Bahia, em 2019, vem proibindo a gestão municipal apreender vans e micro-ônibus com irregularidades.

Insegurança

Nos chamados "ligeirinhos", a insegurança dos passageiros é notável. Com capacidade acima do permitido, eles viajam praticamente amontoados, sendo impossível o uso do cinto de proteção.

São veículos que geralmente não têm documentação regular, estão com o licenciamento e IPVA atrasados, com registros de multas, não passam por vistorias e, sobretudo, não oferecem segurança ao passageiro - pneus carecas, faróis e lanternas quebrados, entre outros itens danificados.

Infração Gravíssima

Em 2019, o Governo Federal sancionou a Lei 13.855 que agravou a punição para quem pratica o transporte clandestino, alterando o CTB (Lei 9.503, de 1997). A nova lei classifica como infração gravíssima, com multa (multiplicada por cinco, no caso do escolar) e perda de sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), além da remoção do veículo como medida administrativa.

Secom/Feira

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Rua São Domingos fica repleta de lixo após final da Libertadores
Feira de Santana

Rua São Domingos fica repleta de lixo após final da Libertadores

A limpeza começou a ser feita hoje.

Veículo bate em poste e parte da Avenida João Durval fica sem energia elétrica
Feira de Santana

Veículo bate em poste e parte da Avenida João Durval fica sem energia elétrica

No chão há estilhaços de acessórios do veículo.

Canal de esgoto no bairro Jardim Acácia transborda e água invade residências
Feira de Santana

Canal de esgoto no bairro Jardim Acácia transborda e água invade residências

Em período de forte chuva, o canal transborda e toda água invade as residências.

Vídeo

Persistência: vendedor de água mineral passa em concurso da PM Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta sexta-feira 26.11:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram