Acorda Cidade - Dilton Coutinho

05 de Dezembro de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Feira de Santana

Todas as notícias
Publicado em 15/10/2021 13h52.

Sem mudanças: Dia do Comerciário permanece na segunda-feira, 18 de outubro

A classe patronal não aceitou a proposta do Sindicato dos Comerciários de mudar a data para o dia 23 de outubro.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Sem mudanças: Dia do Comerciário permanece na segunda-feira, 18 de outubro
Foto: Paulo José/Acorda Cidade | Rua Sales Barbosa, centro comercial de Feira de Santana

Andrea Trindade

O Dia do Comerciário será comemorado em Feira de Santana, na próxima segunda-feira (18), no mesmo dia do feriado de São João, que foi adiado por conta da pandemia de covid-19. O sindicato que representa os trabalhadores do comércio (Secofs) sugeriu mudar a data para o dia 23 de outubro, uma vez que a classe patronal, por meio do Sindicato do Comércio (Sincofs), deixou claro que não poderia ser em outra segunda-feira, por ser um dia de grande movimento no comércio. No entanto, a sugestão não foi aceita.

Ao Acorda Cidade, o diretor do Sincofs, Marco Silva, informou que a decisão já foi tomada, e que agora os dois sindicatos irão negociar outras pautas, referentes à convenção coletiva.

“O presidente José Carlos já decidiu que o feriado do Dia do Comerciário está mantido, será na próxima segunda-feira, 18 de outubro. Vamos sentar depois para negociar outras pautas. A proposta dos comerciários de transferir o Dia do Comerciário para o dia 23 de outubro, um sábado, não foi aceita. Infelizmente, a classe patronal não pode aceitar por conta da quantidade de feriados que já existem nos meses de outubro e novembro. Depois a gente vai conversar para ver se é possível compor esta data do feriado do comerciário para outro dia", declarou.

O presidente do sindicato dos comerciários, Antônio Cedraz, informou durante o programa Jornal das Duas, na Rádio Sociedade News FM,  que a classe patronal levou vantagem e que os comerciários perderam um feriado. Ele disse também que a categoria ficará mais atenta a estas questões durante as negociações da convenção coletiva. Vale lembrar que representantes das duas classes se reuniram na noite de ontem para dialogar sobre a sugestão da nova data, mas o encontro encerrou sem definição.

“Quero esclarecer que não fomos à reunião de ontem pedir mais um feriado, nós estávamos querendo recuperar o nosso feriado do São João, que nós perdemos (os comerciários trabalharam no dia 24 de junho). Como não conseguimos mexer no feriado do São João porque o prefeito não abriu mão de mudar mais, então, tentamos mudar o nosso feriado do dia 18 para o dia 23, que ficou de dar a resposta hoje. Infelizmente o senhor presidente do sindicato patronal nos informou que não há possibilidade, e que a maioria decidiu por permanecer no dia 18. Está sendo óbvio que eles estão levando vantagem em um feriado que nós perdemos. Como é que coloca dois feriados em um dia só? O prefeito alega que não sabia que o dia 18 era o Dia do Comerciário, e nesta polêmica toda quem saiu perdendo foram os comerciários. A luta continua e a próxima convenção coletiva está vindo aí para negociarmos e vamos ficar mais ativos e prestar mais atenção nestas situações”, concluiu.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Com prazo encerrado, prefeitura viola boxes do Shopping Popular e convocará novos permissionários
Feira de Santana

Com prazo encerrado, prefeitura viola boxes do Shopping Popular e convocará novos permissionários

Ao Acorda Cidade, o vice-prefeito Fernando de Fabinho explicou que um novo edital deve ser publicado nesta seg...

Campanha Papai Noel dos Correios é iniciada; adoção das cartinhas segue até dia 17
Feira de Santana

Campanha Papai Noel dos Correios é iniciada; adoção das cartinhas segue até dia 17

Por conta da pandemia, desde o ano passado, a procura foi muito baixa, segundo a coordenadora da campanha.

Cras Itinerante chega ao bairro Viveiros nesta terça-feira (7)
Feira de Santana

Cras Itinerante chega ao bairro Viveiros nesta terça-feira (7)

Serão disponibilizados serviços socioassistenciais.

Vídeo

Buracos e lama causam transtornos a moradores e comerciantes da Rua Tupinambá Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta sexta-feira 03.12:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram