Feira de Santana

Comerciários realizam manifestação para reivindicar feriado do São João em outra data

Antônio Cedraz, presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio afirmou que categoria está muito insatisfeita e que é preciso que o prefeito ouça a voz dos comerciários.

14/10/2021 às 08h36, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto


Comerciários de Feira de Santana realizaram uma manifestação na manhã desta quinta-feira (14) em frente a prefeitura para reivindicar o feriado de São João para a categoria. O prefeito Colbert Martins transferiu o feriado do São João para a próxima segunda-feira (18), dia do Comerciário e com isto, a classe perde o feriado de São João, data em que trabalhou normalmente.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Miriam Gonçalves que trabalha no comércio há 12 anos disse que o objetivo da manifestação é reivindicar os direitos e não perder o feriado do dia 24 de junho.

Ela sugeriu que o prefeito dê aos comerciários uma nova data e assim eles tenham o feriado do Dia do Comerciário, na segunda-feira (18) conforme foi acordado na convenção coletiva e também o feriado do São João.

“Queremos uma nova data e a gente não vai aceitar perder um feriado porque trabalhamos. Os empresários aplicaram um golpe, não informaram ao prefeito que o dia 18 é o nosso dia. Houve malícia e nós gostaríamos que o prefeito nos ouvisse e que faça alguma coisa pela classe”, comentou.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Antônio Cedraz, presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio afirmou que categoria está muito insatisfeita e que é preciso que o prefeito ouça a voz dos comerciários. Para ele, o prefeito ouviu apenas o lado empresarial e a deve rever essa decisão.

“Estamos gritando pela perda de um feriado que lutamos para conseguir através da convenção coletiva.

Queremos qualquer outra data para que a gente não perca. Precisamos negociar, discutir propostas. Procuramos o Sindicato Patronal e ele se mostrou sensível à nossa manifestação”, relatou.

O sindicalista sugeriu que uma sugestão é que o feriado do São João para os comerciários seja transferido para o dia 1º de novembro.

 Marco Silva, diretor do sindicato patronal contou ao Acorda Cidade que hoje a noite haverá uma reunião com os Sindicato dos Empregados do Comércio para analisar a reivindicação dos comerciários.

Ele frisou que na reunião para decidir o feriado do São João no dia 18 de novembro, o Sindicato Patronal e o prefeito avaliaram que que a data seria boa para todos, uma fez que todas as classes poderiam usufruir da data, pois só funcionarão as atividades essenciais.

Ele ressaltou que ainda haverá os feriados do dia 2 e 15 de novembro e que o que mais houve durante a pandemia foi interrupção da atividade comercial. Na opinião dele, o comércio está em um período de recuperação, é preciso ter muito cuidado e não colocar os empregos em risco.

“A gente está avaliado com calma, mas não entendemos como prejudicial, mas como positivo. A classe patronal já cedeu muito mais do que a classe laboral e a gente sabe muito bem que a atividade comercial, empresarial tenta se recuperar”, afirmou.

Sobre a possibilidade de transferência do feriado do São João para os comerciários para o dia 1º novembro, Marco pontuou que ainda não pode fazer essa confirmação. A reunião deve chegar a um consenso.
 

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.

 

Leia também:

Feriado de São João próxima segunda-feira (18) está mantido, diz prefeito
 


 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade