Acorda Cidade - Dilton Coutinho

05 de Dezembro de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Bahia

Todas as notícias
Publicado em 13/10/2021 11h20.

Saeb lança aplicativo para modernizar controle e gerenciamento de bens do Estado

Na prática, o Siap Mobile vai permitir usar dispositivos móveis para fazer a leitura dos códigos de barras existentes nas plaquetas de tombamento dos bens públicos.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Saeb lança aplicativo para modernizar controle e gerenciamento de bens do Estado
Foto: Morgana Sampaio/GOVBA

Acorda Cidade

A Secretaria da Administração (Saeb) vai lançar, nesta quinta-feira (14), o projeto Siap Mobile, um aplicativo desenvolvido em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb) para modernizar o controle e o gerenciamento dos bens permanentes do Estado. O novo software possibilitará usar um telefone celular ou um tablet para realizar o inventário anual de bens de encerramento de exercício (procedimento para controle e gestão do patrimônio público).

Na prática, o Siap Mobile vai permitir usar dispositivos móveis para fazer a leitura dos códigos de barras existentes nas plaquetas de tombamento dos bens públicos. O software possui vantagens que vai facilitar e agilizar a realização dos inventários, além de aprimorar o controle e a gestão do patrimônio do Estado.

“O aplicativo vai se somar a outras ferramentas digitais, que já implementamos no Estado, para modernizar a administração pública. O Siap Mobile vai trazer um ganho de eficiência na realização dos levantamentos e também no concernente ao controle”, explicou o secretário da Administração, Edelvino Góes.

A ferramenta pode ser utilizada de forma offline, caso seja necessário realizar inventários em locais onde não há acesso à internet. Outra opção é conectá-lo à internet da Rede Governo e transferir os arquivos automaticamente para o Sistema de Administração de Patrimônio na internet (Siap Web). O aplicativo também permite compartilhar os dados do inventário via e-mail, conectando um cabo USB, ou até mesmo por WhatsApp.

O Siap Mobile possui ainda outras características que concedem versatilidade rapidez e agilidade ao processo. O aplicativo permite a realização do inventário de forma concomitante, em mais de um local simultaneamente. O software possui também uma usabilidade intuitiva, com uma interface amigável e fácil de utilizar, além de ter integração com o Siap Web.

O aplicativo foi desenvolvido pela Prodeb, com acompanhamento da Superintendência da Gestão e Inovação, vinculada à Secretaria da Administração (Saeb). Já a homologação do software ficou por conta da Diretoria de Material (DM) e da Diretoria de Suporte à Logística (DSL), ambas ligadas à estrutura da Superintendência de Recursos Logísticos, também pertencente à Saeb

O inventário anual de encerramento de exercício é um procedimento administrativo que consiste no levantamento físico-financeiro de todos os bens do Estado. No inventário é verificada a existência física dos bens móveis encontrados nos órgãos públicos, conferindo-os com os registros constantes no Sistema de Administração de Patrimônio (Siap). O Siap foi instituído por legislação estadual (Lei 6.885/97) e os procedimentos de inventários são regulamentados por Instrução Normativa expedida pela Saeb.

O inventário é realizado uma vez por ano, nos órgãos públicos onde existem bens pertencentes ao Estado como móveis, equipamentos, máquinas e outros. Anteriormente, os inventários eram realizados com leitores ópticos, também denominados de coletores, que eram usados para fazer a leitura do código de barra das plaquetas de tombamento, que são afixadas nos bens públicos para identificação.

Para fazer o levantamento utilizando os leitores ópticos era necessário importar o arquivo do Siap, com a relação dos bens de cada setor, em seguida, efetuar a leitura dos códigos de barras das plaquetas dos bens. A conferência da numeração era feita pelo coletor, enquanto a verificação das características físicas e do estado de conservação realizada pelo servidor público.

Em alguns casos, sobretudo em unidades do interior do estado, em locais que não dispunham de leitores ópticos, o procedimento era feito manualmente, cotejando a numeração das plaquetas, com relatório impresso do Siap Web.

A partir de agora, a leitura dos códigos de barra poderá ser feita com qualquer aparelho celular ou tablet que possua sistema operacional Android. O aplicativo faz a leitura dos códigos de barras das plaquetas de tombamento e realiza a importação dos dados, de forma automática, para a realização de inventário, inclusive em modo offline.

Para o levantamento dos bens utilizando o Siap Mobile é necessário, inicialmente, importar o arquivo do Siap Web para um smartphone ou tablet. A câmera desses aparelhos fará a leitura do código de barras ou do QR Code, novidade trazida com o advento do novo aplicativo. O software também oferece a opção de digitar o código manualmente, quando a leitura digital não for possível, por algum eventual problema no código de barras ou como QR Code.

Após a conclusão do levantamento dos bens, os arquivos poderão ser enviados automaticamente para o Siap Web, por meio da Rede Governo. Caso não tenha acesso à internet no local, os dados do inventário podem ser copiados do dispositivo móvel para uma estação de trabalho, para serem importados para o Siap Web.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Homens caem em bueiro e bombeiros fazem buscas em Salvador
Salvador

Homens caem em bueiro e bombeiros fazem buscas em Salvador

Corpo é encontrado na praia do Rio Vermelho e suspeita é que seja de um dos desaparecidos.

Abastecimento de água será interrompido nesta segunda-feira (6)
Bahia

Abastecimento de água será interrompido nesta segunda-feira (6)

A previsão é que o serviço seja concluído no início da noite do mesmo dia (6), quando o fornecimento de ...

Parte de ponte para passagem de pedestres em terminal marítimo desaba na BA
Salvador

Parte de ponte para passagem de pedestres em terminal marítimo desaba na BA

Terminal está desativado, mas seguia sendo utilizado por ser o único local de acesso de embarcações que fa...

Vídeo

Buracos e lama causam transtornos a moradores e comerciantes da Rua Tupinambá Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta sexta-feira 03.12:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram