Educação

UFRB tem 30 pesquisadores citados entre os mais influentes em ranking internacional

Os 30 pesquisadores e pesquisadoras da UFRB relacionados no AD Scientific Index 2021 somam um total de 27.743 citações ao longo de suas carreiras, sendo 15.453 nos últimos cinco anos.

13/10/2021 às 10h36, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) teve 30 pesquisadores citados entre os mais influentes segundo o ranking internacional AD Scientific Index 2021.

O AD Scientific Index é sistema que fornece avaliações de periódicos e universidades que, por meio da combinação de diferentes índices e bancos de dados, mede o desempenho de produção dos cientistas e o impacto de seus estudos nos respectivos campos de pesquisa. As informações compiladas para o ranking refletem tanto a performance dos últimos cinco anos quanto a de toda a carreira e compõem lista com os cientistas mais bem posicionados em 11 regiões diferentes do mundo: África, Ásia, Europa, América do Norte, América Latina, Oceania, Liga Árabe, EECA, Brics, Usab e Comesa. A edição 2021 do AD Scientific Index reune um total de 708.552 cientistas de 206 países, vinculados a 13.536 universidades e instituições de pesquisa.

Os 30 pesquisadores e pesquisadoras da UFRB relacionados no AD Scientific Index 2021 somam um total de 27.743 citações ao longo de suas carreiras, sendo 15.453 nos últimos cinco anos. Entre os pesquisadores da UFRB mencionados na lista, encontra-se o professor Carlos Alfredo Lopes de Carvalho, que figura na lista “10 mil cientistas top da América Latina” e 29 outros pesquisadores e pesquisadoras que aparecem entre os 30 mil mais citados do Brasil e entre os 42 mil mais citados da América Latina.

Para o reitor da UFRB, Fábio Josué, a presença da Federal do Recôncavo no AD Scientific Index 2021 é uma conquista importante que expressa a dedicação, a competência e o reconhecimento internacional dos pesquisadores e pesquisadoras e de nossa instituição. “Ficamos orgulhosos de ver a UFRB figurar na lista do AD Scientific Index 2021! Parabenizo os(as) 30 pesquisadores e pesquisadoras que aparecem no ranking. Que esta conquista sirva para motivá-los a ir adiante e inspirar, ainda mais, a nossa comunidade a avançar na produção da ciência e na divulgação dos conhecimentos produzidos em diferentes projetos!”.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação Inovação (PPGCI), Maurício Silva, a UFRB atravessa um momento muito especial no âmbito de sua produção científica, já que “as pesquisadoras e os pesquisadores citados estão distribuídos em diversas áreas de conhecimento, o que demonstra o alcance dos esforços que a comunidade científica vem imprimindo para a consolidação de nossa instituição. Viva a Ciência na UFRB!”.

Confira a lista dos pesquisadores e pesquisadoras da UFRB citados no AD Scientific Index 2021:

Carlos Alfredo Lopes de Carvalho – CCAAB

Rafaela Simão Abrahão Nóbrega – CCAAB

André Azevedo Neto – CCAAB

Júlio César Azevedo Nóbrega – CCAAB

José Torquato de Queiroz Tavares – CCAAB

Geni da Silva Sodré – CCAAB

Thiago Ferreira de Sousa – CFP

Adriana C.B. Suehiro – CCS

Sérgio Mattos – CAHL

Doris Firmino Rabelo – CCS

Teofilo Galvao Filho – CETENS

Vital Pedro da Silva Paz – CCAAB

Adriana Regina Bagaldo – CCAAB

Norma Suely Evangelista Barreto – CCAAB

Patricia Luz Ribeiro – CCAAB

Andrea Vita Reis Mendonça – CCAAB

Paula Hayasi Pinho – CCS

Rodrigo de Paula – CFP

Jorge Menezes – CFP

Paloma de Sousa Pinho – CCS

Thomas Gloaguen – CETEC

Sergio Schwarz da Rocha – CCAAB

Jaildo Santos Pereira – CETEC

Lucas Melo Vellame – CCAAB

Lidyanne Aona – CCAAB

José Fernandes Melo Filho – CCAAB

Jania Betania Alves da Silva – CETEC

Douglas Vitoreti – CFP

Tassio Vale – CETEC

Cleidson Guimarães – CETEC 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade