Acorda Cidade - Dilton Coutinho

19 de Outubro de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Dom Itamar Vian

Todas as notícias
Publicado em 11/10/2021 20h49.

Missão do Professor

O professor tem a sublime missão de ensinar, orientar, guiar e preparar homens e mulheres para o dia de amanhã.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Missão do Professor

Neste 15 de outubro, celebra-se o Dia do Professor. Ele tem a nobre missão de educar, ou seja, trazer para fora as potencialidades existentes no ser humano. Ser professor, não é simplesmente uma profissão, mas uma vocação, um compromisso de colocar-se a serviço dos outros, como mestre da vida de crianças, adolescentes, jovens e adultos.

O PROFESSOR sabe que sua missão não consiste, apenas, em transmitir conhecimentos mas, principalmente, ensinar ao aluno estudar e ajudá-lo a descobrir os caminhos da cidadania, justiça, solidariedade e de todos os valores humanos, sociais, éticos e espirituais, colaborando para a realização daqueles a quem está a serviço.

A MISSÃO do professor é formar pessoas cultas, maduras, responsáveis, capazes de enfrentar, com acerto, as situações novas, variadas e complexas do mundo atual. É formar cidadãos realizados, seguros de si e úteis à sociedade. O professor é o encarregado de transmitir a herança cultural, enriquecida pela experiência do presente, às novas gerações.

A ESCOLA é uma oficina onde se lapida a inteligência e se forja a personalidade e o caráter duma pessoa. É o laboratório onde se processa a constituição de um novo mundo, transmitindo aos alunos conhecimentos técnicos, atitudes sociais, valores de civilização, que constituem o patrimônio cultural duma pessoa. A escola e o professor  são fontes seguras da distribuição do saber.

PORTANDO, o professor tem a sublime missão de ensinar, orientar, guiar e preparar homens e mulheres para o dia de amanhã. Para cumprir bem essa missão, o professor deve ser exemplar, coerente, compreensivo, entusiasta, paciente, tolerante, estável emocionalmente, criativo, persistente, justo e confiar sempre em Deus. Diante dessa missão, compreende-se melhor, a sua dignidade e a gratidão que lhe devemos tributar, pois ele é o mestre de nossa vida.


QUEREMOS, por isso, parabenizar o professor responsável, verdadeiro educador. O professor que, com sua conduta, demonstra ser um profissional consciente da sua nobre missão de educar. Professor que, no ato de ensinar, aprende, no ato de aprender se aperfeiçoa, no ato de se aperfeiçoar, serve e no ato de servir, se assemelha a Jesus que disse: “Não vim para ser servido, mas para servir”. (Mc 10,45).

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Artigo

Pensando nas crianças

Por mais otimistas que sejamos, não dá para esconder a situação de milhões de crianças no Brasil.

Velhice não é doença
Artigo

Velhice não é doença

A velhice, em certo sentido, é a época privilegiada daquela sabedoria que, em geral, é fruto da experiênc...

Salvar vidas
Artigo

Salvar vidas

Leve sempre como companheira de viagem a virtude da prudência.

Vídeo

Princípio de incêndio atinge distribuidora de produtos automotivos na Rua Cristóvão Barreto Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta segunda-feira 18.10:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram