Artigo

Missão do Professor

O professor tem a sublime missão de ensinar, orientar, guiar e preparar homens e mulheres para o dia de amanhã.

11/10/2021 às 20h49, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Neste 15 de outubro, celebra-se o Dia do Professor. Ele tem a nobre missão de educar, ou seja, trazer para fora as potencialidades existentes no ser humano. Ser professor, não é simplesmente uma profissão, mas uma vocação, um compromisso de colocar-se a serviço dos outros, como mestre da vida de crianças, adolescentes, jovens e adultos.

O PROFESSOR sabe que sua missão não consiste, apenas, em transmitir conhecimentos mas, principalmente, ensinar ao aluno estudar e ajudá-lo a descobrir os caminhos da cidadania, justiça, solidariedade e de todos os valores humanos, sociais, éticos e espirituais, colaborando para a realização daqueles a quem está a serviço.

A MISSÃO do professor é formar pessoas cultas, maduras, responsáveis, capazes de enfrentar, com acerto, as situações novas, variadas e complexas do mundo atual. É formar cidadãos realizados, seguros de si e úteis à sociedade. O professor é o encarregado de transmitir a herança cultural, enriquecida pela experiência do presente, às novas gerações.

A ESCOLA é uma oficina onde se lapida a inteligência e se forja a personalidade e o caráter duma pessoa. É o laboratório onde se processa a constituição de um novo mundo, transmitindo aos alunos conhecimentos técnicos, atitudes sociais, valores de civilização, que constituem o patrimônio cultural duma pessoa. A escola e o professor  são fontes seguras da distribuição do saber.

PORTANDO, o professor tem a sublime missão de ensinar, orientar, guiar e preparar homens e mulheres para o dia de amanhã. Para cumprir bem essa missão, o professor deve ser exemplar, coerente, compreensivo, entusiasta, paciente, tolerante, estável emocionalmente, criativo, persistente, justo e confiar sempre em Deus. Diante dessa missão, compreende-se melhor, a sua dignidade e a gratidão que lhe devemos tributar, pois ele é o mestre de nossa vida.


QUEREMOS, por isso, parabenizar o professor responsável, verdadeiro educador. O professor que, com sua conduta, demonstra ser um profissional consciente da sua nobre missão de educar. Professor que, no ato de ensinar, aprende, no ato de aprender se aperfeiçoa, no ato de se aperfeiçoar, serve e no ato de servir, se assemelha a Jesus que disse: “Não vim para ser servido, mas para servir”. (Mc 10,45).

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade