Acorda Cidade - Dilton Coutinho

27 de Outubro de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Ciência e Tecnologia

Todas as notícias
Publicado em 10/10/2021 09h36.

Ferramenta que utiliza Inteligência Artificial busca otimizar processos de seleção e contratação de estagiários

De acordo com um dos criadores e Ceo da plataforma Ana Job, o projeto já conta com a adesão de 55 empresas no município, que utilizam a ferramenta para recrutamentos.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Ferramenta que utiliza Inteligência Artificial busca otimizar processos de seleção e contratação de estagiários
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Laiane Cruz

Uma ferramenta baseada em Inteligência Artificial para auxiliar empresas em processos seletivos está sendo utilizada em Feira de Santana e promete revolucionar a área de recursos humanos na cidade.

De acordo com um dos criadores e Ceo da plataforma Ana Job, Helder Xavier, 29 anos, o projeto já conta com a adesão de 55 empresas no município, que utilizam a ferramenta para recrutamentos.

“O projeto foi desenvolvido no Hackathon, numa maratona de programação desenvolvida pelo Sebrae e a Rede Educação Empreendedora, que é uma rede de universidades e faculdades aqui de Feira de Santana. Então nós ganhamos o prêmio de primeiro lugar no ano de 2019 e de lá pra cá a gente vem trabalhando nesse projeto, que atualmente recebe apoio financeiro da Fundação de Amparo a Pesquisas da Bahia e da Finep”, informou Helder Xavier.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

De acordo com ele, as empresas de RH carecem de investimentos na digitalização de processos e ainda se tem um modelo muito arcaico. “A empresa, quando abre uma vaga, recebe milhares de currículos dado ao índice de desemprego, então o RH sofre dificuldades em ter que triar esses currículos um a um, fazer tudo de forma manual. A Inteligência Artificial automatiza todo esse processo de triagem e já entrega os melhores candidatos, mais aderentes ao perfil, economizando cerca de 80 a 90% do tempo no processo de contratação”, esclareceu o Ceo da Ana Job.

Inovação

Helder Xavier revelou que os principais objetivos é trazer inovação e impacto social para a cidade. Através da plataforma de recrutamento, as pessoas interessadas em encontrar uma vaga de estágio poderão encontrar também cursos de capacitação e desenvolvimento de habilidades.

“Ela surgiu para gerar conexões para os jovens e dar a eles uma série de coisas que deveriam ter aprendido na escola. O jovem que está procurando um estágio hoje pode entrar na nossa plataforma e lá encontra informações sobre educação financeira, aprende a investir, a poupar, aprende sobre política, tem a oportunidade de aprender soft skills, que são habilidades comportamentais, e aí a gente dá a esses jovens o conhecimento e encaminha para as empresas parceiras, que desenvolvem programas de estágio junto à nossa plataforma. Outra coisa bacana é que quando esse jovem começa a estagiar, a gente o conecta com instituições financeiras para que possa realizar na prática o que aprendeu”, destacou.

Recursos financeiros

Ainda em desenvolvimento, a empresa tem encontrado algumas dificuldades para se manter no mercado de startup. Segundo Helder Xavier, o produto já está sendo comercializado, mas também oferece ferramentas de forma gratuita às empresas cadastradas.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“O maior obstáculo na criação da empresa foi a falta de recursos. Além do recurso inicial, a gente começou a receber esse ano uma verba de subvenção econômica. A nossa startup, no nosso formato, gera recursos e esses recursos são reinvestidos, então a falta deles trava um pouco o nosso crescimento. A gente vem trabalhando o desenvolvimento do produto ao longo dos últimos meses, mas a gente só começou a comercialização no primeiro semestre desse ano. Temos 55 empresas cadastradas e utilizando. Inclusive estamos fazendo todo o processo de recrutamento de graça, então as empresas que querem contratar um estagiário, acessam o nosso site www.anajob.com.br, fazem o cadastro e utilizam a nossa ferramenta de Inteligência Artificial de graça”, disse.

Já os interessados em encontrar uma vaga podem acessar o site, cadastrar seus dados, e a Inteligência Artificial fará o cruzamento dos dados, entre o que o candidato informou e o que a empresa está precisando.

 

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade 

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Instagram permitirá criar posts com dois autores e publicar pelo computador
Tecnologia

Instagram permitirá criar posts com dois autores e publicar pelo computador

Com a opção de fotos e vídeos em conjunto, o mesmo conteúdo será exibido em dois perfis e compartilhará ...

Ideias inovadoras para setores de serviços básicos serão premiadas em competição
Ciência e Tecnologia

Ideias inovadoras para setores de serviços básicos serão premiadas em competição

Podem participar Hackathon Start estudantes de graduação; inscrição vai até o dia 31/10

Ciência

Medicamento da AstraZeneca reduz mortes e casos graves de covid-19

Coquetel de drogas experimentais ainda está em fase de teste

Vídeo

Após manifestação, trânsito fica congestionado no centro de Feira de Santana Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta terça-feira 26.10:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram