Bahia

Secretaria da Educação lança sistema digital para certificação dos ensinos Fundamental e Médio

Para se inscrever, os candidatos à certificação devem acessar o endereço cpadigital.educacaobahia.com.br

09/10/2021 às 11h19, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) lançou, nesta sexta-feira (8), em live no Canal Educação Bahia, do Youtube, a CPA Digital, o novo sistema de gestão e certificação da Comissão Permanente de Avaliação. A iniciativa permite que os interessados possam se inscrever e agendar os exames nas unidades certificadoras e, se aprovados, receberem o certificado de conclusão das etapas do Ensino Fundamental ou Médio. Para se inscrever, os candidatos à certificação devem acessar o endereço cpadigital.educacaobahia.com.br.

No novo sistema, os interessados não precisam se deslocar até uma unidade certificadora para levar documentação e fazer o agendamento. Também podem acompanhar a análise da documentação e o resultado das provas. Caso não seja bem sucedido, o candidato poderá repetir o processo quantas vezes precisar, de forma gratuita, até a obtenção do certificado. E para a preparação, são disponibilizados no mesmo endereço eletrônico os conteúdos de aprendizagem.

A superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manuelita Brito, falou sobre a modernização do processo de certificação da Educação Básica. “A nossa ideia foi aumentar a eficiência na certificação por meio da informatização dos processos. Isso proporciona que possamos ampliar o alcance para as pessoas que têm o perfil do público da CPA, no caso, mais de 15 anos para a certificação do Ensino Fundamental e mais de 18 anos para a certificação do Ensino Médio, garantindo uma política pública para o aumento da escolaridade”.

Para solicitar a realização do exame, o candidato deve acessar o CPA Digital e fazer seu cadastro para obter login e senha. Dentro do sistema deve preencher o questionário socioeconômico, dados pessoais, indicar o tipo de exame desejado e anexar os documentos. Após análise e validação (se a documentação estiver adequada), a SEC irá liberar o ambiente de agendamento.

No dia da aplicação dos exames, o candidato precisará se deslocar até a unidade certificadora escolhida para realizar os exames e depois poderá acompanhar e receber informações no sistema, inclusive o Certificado Digital, caso seja aprovado.

CPA

A Comissão Permanente de Avaliação são exames de certificação aplicados pela SEC que possibilitam a qualquer pessoa que não concluiu uma ou mais etapas da Educação Básica finalizar os seus estudos sem precisar se matricular em uma escola.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. aqui em alagoinhas, Ba fui a sec. Educ. do Estado; e nao consigo obter o certificado do enscino medio. no site ; nao se consegue. gostaria de saber de vcs. onde conseguir???

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade