Acorda Cidade - Dilton Coutinho

23 de Outubro de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Educação

Todas as notícias
Publicado em 09/10/2021 11h19.

Secretaria da Educação lança sistema digital para certificação dos ensinos Fundamental e Médio

Para se inscrever, os candidatos à certificação devem acessar o endereço cpadigital.educacaobahia.com.br
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Secretaria da Educação lança sistema digital para certificação dos ensinos Fundamental e Médio
Foto: Divulgação

Acorda Cidade

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) lançou, nesta sexta-feira (8), em live no Canal Educação Bahia, do Youtube, a CPA Digital, o novo sistema de gestão e certificação da Comissão Permanente de Avaliação. A iniciativa permite que os interessados possam se inscrever e agendar os exames nas unidades certificadoras e, se aprovados, receberem o certificado de conclusão das etapas do Ensino Fundamental ou Médio. Para se inscrever, os candidatos à certificação devem acessar o endereço cpadigital.educacaobahia.com.br.

No novo sistema, os interessados não precisam se deslocar até uma unidade certificadora para levar documentação e fazer o agendamento. Também podem acompanhar a análise da documentação e o resultado das provas. Caso não seja bem sucedido, o candidato poderá repetir o processo quantas vezes precisar, de forma gratuita, até a obtenção do certificado. E para a preparação, são disponibilizados no mesmo endereço eletrônico os conteúdos de aprendizagem.

A superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manuelita Brito, falou sobre a modernização do processo de certificação da Educação Básica. “A nossa ideia foi aumentar a eficiência na certificação por meio da informatização dos processos. Isso proporciona que possamos ampliar o alcance para as pessoas que têm o perfil do público da CPA, no caso, mais de 15 anos para a certificação do Ensino Fundamental e mais de 18 anos para a certificação do Ensino Médio, garantindo uma política pública para o aumento da escolaridade”.

Para solicitar a realização do exame, o candidato deve acessar o CPA Digital e fazer seu cadastro para obter login e senha. Dentro do sistema deve preencher o questionário socioeconômico, dados pessoais, indicar o tipo de exame desejado e anexar os documentos. Após análise e validação (se a documentação estiver adequada), a SEC irá liberar o ambiente de agendamento.

No dia da aplicação dos exames, o candidato precisará se deslocar até a unidade certificadora escolhida para realizar os exames e depois poderá acompanhar e receber informações no sistema, inclusive o Certificado Digital, caso seja aprovado.

CPA

A Comissão Permanente de Avaliação são exames de certificação aplicados pela SEC que possibilitam a qualquer pessoa que não concluiu uma ou mais etapas da Educação Básica finalizar os seus estudos sem precisar se matricular em uma escola.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Abertas as inscrições para o simulado Pré-Enem
Educação

Abertas as inscrições para o simulado Pré-Enem

Foram disponibilizadas 120 vagas para estudantes de baixa renda

Enare inicia inscrições para residências médicas
Brasil

Enare inicia inscrições para residências médicas

Provas estão previstas para serem aplicadas em dezembro em todas as capitais.

Na pandemia, pais de estudantes melhoraram percepção sobre trabalho do docente
Brasil

Na pandemia, pais de estudantes melhoraram percepção sobre trabalho do docente

Para 89% dos entrevistados em pesquisa, professores possuem atuação desafiadora.

Vídeo

Comerciantes dizem que podem voltar à Sales Barbosa se não houver diálogo com o prefeito Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta sexta-feira 22.10:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram