Acorda Cidade - Dilton Coutinho

23 de Outubro de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Educação

Todas as notícias
Publicado em 08/10/2021 14h29.

Pesquisador da UFRB está entre os melhores cientistas da América Latina

Para o Reitor da UFRB, Fábio Josué, esta conquista merece ser celebrada e difundida.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Pesquisador da UFRB está entre os melhores cientistas da América Latina
Foto: Divulgação

Acorda Cidade

O professor e pesquisador da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Carlos Alfredo Lopes de Carvalho, integra a lista exclusiva de cientistas mais produtivos e influentes reconhecidos pela organização independente AD Scientific, em publicação digital anunciada recentemente.

Figurar na lista “10 mil cientistas top da América Latina” do AD Scientific Index 2021 contribui para elevar o prestígio nacional e internacional da instituição em que o pesquisador está vinculado.

Carlos Alfredo é professor do quadro permanente dos Programas de Pós-Graduação em Ciência Animal (Mestrado) e em Ciências Agrárias (Mestrado e Doutorado) e Líder do Grupo de Pesquisa Insecta, Campus Cruz das Almas.

Foto: Divulgação

Ao saber de seu nome no ranking, Carlos Alfredo se disse “surpreso positivamente e feliz pelo resultado”. Para ele, “é sempre bom ter a oportunidade de divulgar o trabalho que a gente faz aqui na Universidade e no Recôncavo”. O pesquisador enfatizou que é importante “lembrar sempre que a gente nunca anda sozinho: tem muita gente envolvida, parceiros, que fazem parte de um grupo” e que “o sucesso de um representa o sucesso do grupo”. O pesquisador é reconhecido por suas pesquisas nos campos: abelhas, polinização, produtos da colônia, apicultura e meliponicultura.

Para o Reitor da UFRB, Fábio Josué, esta conquista merece ser celebrada e difundida: “Ficamos orgulhosos de ver a nossa instituição, a UFRB, figurar na lista do AD Scientific Index 2021! Parabenizo o professor Carlos Alfredo e seu grupo por esta importante conquista, que expressa reconhecimento mundial pela qualidade do trabalho realizado”.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), Maurício Silva, considera a citação do professor Carlos Alfredo no ranking como "muito merecida, pois já conhecemos de muito tempo sua dedicação como docente e pesquisador e o alcance nacional e internacional que seus trabalhos atingem".

Para Maurício Silva, "além do orgulho para toda a comunidade, a citação adiciona, como consequência, a oportunidade para que a UFRB conste entre as instituições científicas relacionadas, contribuindo, dentre outros, com nosso processo de internacionalização".

Ao contrário de outros sistemas que fornecem avaliações de periódicos e universidades, o AD Scientific Index mede, por meio da combinação de diferentes índices e bancos de dados, o desempenho de produção dos cientistas e o impacto de seus estudos nos respectivos campos de pesquisa. As informações compiladas para o ranking refletem tanto a performance dos últimos cinco anos quanto a de toda a carreira e compõem lista com os cientistas mais bem posicionados em 11 regiões diferentes do mundo: África, Ásia, Europa, América do Norte, América Latina, Oceania, Liga Árabe, EECA, BRICS, USAN e COMESA.

O AD Scientific Index 2021 fornece, ainda, classificações de instituições com base nas características científicas dos cientistas afiliados. Neste ranking, com a pontuação de Carlos Alfredo, a UFRB empata na 312ª. entre as instituições de ensino superior da América Latina (A UFRB ocupa a 448ª posição, pois as instituições localizadas entre posições 312 e 453, um cientista na lista, estão relacionadas por ordem alfabética dos nomes das Instituições). O ranking da América Latina abrange 443 instituições.

Trinta e um pesquisadores da UFRB têm suas pesquisas indexadas ao sistema que aborda as áreas de Agricultura e Silvicultura, Artes, Design e Arquitetura, Negócios e Gestão, Economia e Econometria, Educação, Engenharia e Tecnologia, História, Filosofia, Teologia, Direito e Estudos Jurídicos, Medicina e Ciências da Saúde, Ciências Naturais, Ciências Sociais e Outras.

Outros reconhecimentos

Em maio de 2021, o grupo de pesquisa Insecta, liderado pelo professor Carlos Alfredo, e o Laboratório de Probióticos (LAPRO) da UFRB trabalharam integrados e foram reconhecidos com 3º lugar na categoria Ideação, Desenvolvimento e Validação e com “Menção Honrosa” no Ciclo 2 do Desafio All 4 Food envolvendo Startups e Grupos de Pesquisa, do Programa All 4 Food”.

All 4 Food, programa multidisciplinar ativo, colaborativo e de governança policêntrica no ecossistema de inovação na área de alimentos e bebidas, congrega pesquisadores e alunos das maiores universidades e centros de pesquisa do país.

AD Scientific Index

O AD Scientific Index combina indicadores como os do h-index, que considera número de citações recebidas pelas publicações, e do i10, que contabiliza os artigos com 10 ou mais citações, tomando como fonte, nesses dois casos, o Google Acadêmico, plataforma amplamente utilizada para pesquisa de literatura acadêmica.

O ranking “AD Scientific Index 2021” (Índice Científico Alper-Doger) é um sistema de classificação que apresenta e analisa a produtividade total e dos últimos cinco anos dos pesquisadores, baseados no desempenho científico e no valor agregado da produtividade científica e no número de citações no Google Acadêmico. Por meio dessa classificação acadêmica, os cientistas e as instituições de ensino podem monitorar, ao longo do tempo, a evolução desse desempenho em todos os campos e assuntos de interesse científico.

Política da UFRB para a pesquisa internacional

Segundo o pró-reitor Maurício Silva, desde 2020 a UFRB vem destinando um auxílio financeiro para os programas de pós-graduação para empenho em atividades estratégicas, como a publicação de trabalhos científicos de alcance internacional. Além disso, “estamos finalizando trâmites internos para contribuir de forma mais focalizada com revisões e traduções de trabalhos científicos", explicou o pró-reitor.

Maurício Silva salientou, ainda, a importância de que as pesquisas tenham condições adequadas de execução, assim, a partir de um redirecionamento de investimentos, a UFRB “triplicou sua cota institucional de bolsas de iniciação científica, propiciando a contemplação de todos os projetos classificados, muitos com mais de uma bolsa”. Segundo Maurício, a partir da soma entre os esforços institucionais com o empenho de nossa comunidade, teremos outras pesquisadoras e pesquisadores compondo este importante ranking.

Lista dos premiados na América Latina.

Perfil do pesquisador Carlos Alfredo.

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Abertas as inscrições para o simulado Pré-Enem
Educação

Abertas as inscrições para o simulado Pré-Enem

Foram disponibilizadas 120 vagas para estudantes de baixa renda

Enare inicia inscrições para residências médicas
Brasil

Enare inicia inscrições para residências médicas

Provas estão previstas para serem aplicadas em dezembro em todas as capitais.

Na pandemia, pais de estudantes melhoraram percepção sobre trabalho do docente
Brasil

Na pandemia, pais de estudantes melhoraram percepção sobre trabalho do docente

Para 89% dos entrevistados em pesquisa, professores possuem atuação desafiadora.

Vídeo

Comerciantes dizem que podem voltar à Sales Barbosa se não houver diálogo com o prefeito Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta sexta-feira 22.10:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram