Acorda Cidade - Dilton Coutinho

23 de Outubro de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Educação

Todas as notícias
Publicado em 08/10/2021 14h26.

Enare 2021: editais com mais de 3,2 mil são publicados; inscrições iniciam em 20 de outubro

Vagas são para as áreas médicas, multiprofissionais e uniprofissionais.
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Enare 2021: editais com mais de 3,2 mil são publicados; inscrições iniciam em 20 de outubro
Foto: Divulgação

Agência Educa Mais Brasil

Foram divulgados na última quarta-feira (6) os editais normativos para a edição de 2021 do Exame Nacional de Residência (Enare), destinado aos estudantes da área de saúde. De acordo com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), nesta edição serão oferecidas mais de 3,2 mil vagas para residências médicas.

As áreas contempladas são: médica multiprofissional, que inclui enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, odontólogos, nutricionistas e profissionais de educação física; e uniprofissional, como enfermagem e física médica, em 81 instituições distribuídas em todo o país. As inscrições poderão ser realizadas de 20 de outubro a 8 de novembro e as provas ocorrerão em 12 de dezembro deste ano.

Criado em 2020 com o objetivo de otimizar a forma de selecionar os residentes para cada hospital, oferecendo benefícios para as instituições e para os próprios candidatos, o Enare foi pensado para modificar a forma de como as instituições escolhiam os seus residentes.

As universidades federais participantes da primeira edição tiveram menos vagas ociosas, eliminaram os custos e a carga burocrática da realização dos exames individuais e ampliaram a qualificação da seleção. Para os candidatos, o exame unificado apresentou vantagens como custo menor, data única para a realização das provas, aplicação em todas as capitais.

“Percebemos que havia a necessidade de realizar um exame que resolvesse alguns problemas das instituições, como a ociosidade em algumas vagas. Em relação aos candidatos, a necessidade de viajar o país inteiro para participar de vários certames onerava seus gastos pessoais. Com o Enare, nós oferecemos uma solução para esses e outros problemas”, destacou o diretor de Gestão de Pessoas da Rede Ebserh/MEC, Rodrigo Barbosa.

A seleção deste ano trará ainda como novidade a realização das provas em todas as capitais e em mais 23 cidades: Feria de Santana (BA), Ilhéus (BA), Imperatriz (MA), Uberlândia (MG), Caratinga (MG), Juiz de Fora (MG), Montes Claros (MG), Dourados (MS), Sinop (MT), Campina Grande (PB), Cascavel (PR), Guarapuava (PR), Londrina (PR), Nova Iguaçu (RJ), Passo Fundo (RS), Pelotas (RS) Bauru (SP), São Carlos (SP), São José do Rio Preto (SP), Campinas (SP), Araguaína (TO), Petrolina (PE) e Joinville (SC).

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Abertas as inscrições para o simulado Pré-Enem
Educação

Abertas as inscrições para o simulado Pré-Enem

Foram disponibilizadas 120 vagas para estudantes de baixa renda

Enare inicia inscrições para residências médicas
Brasil

Enare inicia inscrições para residências médicas

Provas estão previstas para serem aplicadas em dezembro em todas as capitais.

Na pandemia, pais de estudantes melhoraram percepção sobre trabalho do docente
Brasil

Na pandemia, pais de estudantes melhoraram percepção sobre trabalho do docente

Para 89% dos entrevistados em pesquisa, professores possuem atuação desafiadora.

Vídeo

Comerciantes dizem que podem voltar à Sales Barbosa se não houver diálogo com o prefeito Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta sexta-feira 22.10:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram