Acorda Cidade - Dilton Coutinho

16 de Outubro de 2021
Facebook Twitter WhatsApp
WhatsApp 75 98297 4004
Rádio Acorda Cidade

Coronavírus (COVID-19) - Feira de Santana

Variedades

Todas as notícias
Publicado em 08/10/2021 10h13.

Especialista alerta para importância de cuidar da criança interior

Segundo a psicóloga Bianca Reis, 'a criança interior é aquela que vive dentro de todos nós. Ela não é apenas uma criança literal, aquela que fomos na infância, mas também nosso potencial coletivo e arquetípico.'
Mudar o tamanho da letra: Aumentar letra Diminuir letra
Especialista alerta para importância de cuidar da criança interior
Foto: Divulgação | Psicóloga Bianca Reis

Acorda Cidade

Uma criança nada mais é, que um ser humano em desenvolvimento, é um indivíduo que ainda está na infância e tem poucos anos de vida. No seu sentido mais amplo, a infância abarca todas as idades da criança: desde que é um recém-nascido até à pré-adolescência, passando pela fase de bebê e de infância média.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), entende-se como criança todo indivíduo que tem até 18 anos, no popular acreditamos que cada ser humano traz dentro de si, uma criança, entretanto este é também um conceito psicológico.

Segundo a psicóloga Bianca Reis, “a criança interior é aquela que vive dentro de todos nós. Ela não é apenas uma criança literal, aquela que fomos na infância, mas também nosso potencial coletivo e arquetípico.”
 
No Brasil há um tempo, as crianças passaram a ser sujeitos de direitos, garantido esses direitos não só no ECA, como em outros documentos a exemplo da nossa Constituição Federal e na carta dos Direitos Humanos. Todos esses instrumentos deixam claro que é dever da sociedade, do Estado e da família, proteger e garantir os direitos das crianças, mas, por vezes, esses direitos são negligenciados. Em se tratando da família em especial, é preciso entender que adultos que não curaram suas feridas interiores, tem muitas dificuldades na educação e na garantia de direitos dos seus filhos.
 
A psicóloga Bianca alerta que, “com uma criança interior ferida não trabalhada, acabamos por criar subpersonalidades e por vezes, se não cuidarmos das nossas próprias feridas sangramos nos outros.”

No mundo atual, é muito comum ouvirmos relatos de adultos culpando a criança por tudo, mas, esquecendo que essas crianças fazem parte de um sistema. Diversas formas de abandono (psicológico e físico), negligência e violência e não podem ser culpadas pelas ausências, falta de habilidade e desenvolvimento pessoal dos adultos.

Um dos caminhos para garantir os direitos das crianças e torná-las sadias e felizes, é a família buscar o autoconhecimento, reconhecer seus próprios gatilhos e traumas, e buscar tratá-los, curando sua criança interior, para a partir daí, não atuarem na inconsciência e não educarem os filhos no escuro. Com isso, vinculos saudáveis poderão ser estabelecidos gerando bons frutos para ambos: filhos e responsáveis.
   

Comentários

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Acorda Cidade.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Acorda Cidade pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.



Mais Notícias

Dia Internacional do Idoso: aos 83 anos, aposentada produz doces para continuar na ativa
Empreendedorismo feminino

Dia Internacional do Idoso: aos 83 anos, aposentada produz doces para continuar na ativa

Para Lina Orrico, 'aposentadoria não é nenhum motivo pra ninguém ficar dentro de casa'.

Rosas do deserto ganham popularidade nos lares brasileiros
Primavera

Rosas do deserto ganham popularidade nos lares brasileiros

Primavera é ótimo momento para cultivar plantas que necessitam de iluminação direta.

Comportamento

Dia do Sexo: especialistas explicam como o sexo pode beneficiar a saúde do corpo e da mente

Coração e cérebro são alguns dos órgãos estimulados antes, durante e após a relação sexual

Vídeo

Após revitalização, Parque Erivaldo Cerqueira deverá ser reaberto para até 200 pessoas, diz prefeito Veja mais Vídeos ›

Ouça Agora

Programa desta sexta-feira 15.10:
Mais áudios ›

Facebook

Instagram